O BlogAuto esteve nas comemorações de um ano da Fábrica da Nissan, em Resende, no Rio de Janeiro, e aproveitou para conversar com o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, que falou sobre o primeiro ano da fábrica, além de outros assuntos como o acordo Brasil/México e a participação da marca nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
François Dossa assumiu o cargo de presidente da Nissan do Brasil em primeiro de janeiro de 2013. O executivo faz parte da Nissan desde 2012, quando, à época, ocupava o cargo de Diretor Geral de Administração e Finanças.
Antes de se juntar à Nissan em 2012, François Dossa foi CEO do banco Société Générale, responsável pelas operações no Brasil e na América Latina. Foi também diretor de Finanças de Exportação do banco BNP, em Paris, na França, assim como gerente comercial da CGEE Alstom do Brasil, em São Paulo.
Dossa assumiu o comando da empresa no momento em que a Nissan do Brasil mantém a fase de crescimento no País e trabalha para aumentar sua participação de mercado para 5% de market share até 2016, manter o foco na qualidade dos produtos e ser a 1ª fabricante japonesa no país. Além de inaugurar a nova fábrica da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
Francês de nascimento e brasileiro por opção, já que é naturalizado, François Dossa é formado em Economia pela École des Hautes Études Commerciales de Paris, na França. Foi condecorado com a Grande Medalha da Inconfidência (2009), detém o título de Cidadão Carioca concedido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2010) e a condecoração honorífica francesa Légion d’Honneur (2011).
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Se o March tivesse câmbio automático, com controle de rampa e de estabilidade, já teríamos o segundo em casa.
ESTOU ESTUDANDO E A PALAVRA É ESTA MESMA ESTUDANDO,QUAL COMPACTO COMPRAR.A VERBA DESTINADA SÃO DE 40 MIL REAIS,E O QUE EU PROCURO É TORQUE,POIS RESIDO EM LOCAL DE MUITA SUBIDA.
Adquiri um carro versa e não estou com problema e não consigo resolver será que senhora Presidente da Nissan me ajudaria .muito obrigada.
Boa tarde,,
Sou Marcos Antonio Vechiato CPF 02618318-27.
Em 2014 comprei um Frontier ATTACK 4×4 manual e em outubro de 2015 começou uma serie de problemas repetitivos com falhas de sensores e perdas de potencia isso inúmeras vezes e após feito este reparo o veiculo começou a superaquecer e sumir a água do radiador uma vez esta água foi para o motor e tres vezes depois a água some e o veiculo superaquece e causa parada do veiculo.
Vejam comprei um veiculo zero quilometro para não ter problemas e mesmo assim venho tendo tanta dor de cabeça como se eu tivesse um carro velho.
O veiculo esta em garantia ainda mas perdi toda a confiança nele , acredito que isso seja um problema pontual com este veiculo e não com toda a linha.
Gostaria que a Nissan resolvesse o meu problema não apenas somente fazendo os reparos quando ocorre as panes mas me devolver o dinheiro do veiculo aplicando o preço de tabela e ou me dar um outro veiculo pegando o meu em troca , entendam é difícil para um consumidor ter que ficar com um veiculo que perdeu a confiança e o pior não posso nem ao menos vende-lo com tantos problemas que vem ocorrendo,ja abri SAC varias vezes , entrei na justiça contra a Nisan e nada de solucionar o problema , vejam quero resolver isso na paz com voces odeio briga na justiça e sei que a Nissan com a competência dela pode fazer mais por mim ,
Obrigado
Bom dia Srs. François Dossa e Marco Dossa
Sou aposentado e trabalhei mais de 40 anos em industrias farmacêuticas e alimentos na área de qualidade e venho me expressar pela frustação com a compra do veículo Nissan Frontier “zero Km” na concessionária Carrera – Av. Bandeirantes – SP; Abaixo descrevo a carta que enviei ao PROCON relatando a minha insatisfação e solicitando ressarcimento por outro veículo.
Indaiatuba, 08 de julho de 2017
Excelentíssimo Sr. Diretor do PROCOM – Indaiatuba
Venho por meio desta pronunciar-me sobre a minha insatisfação com a empresa NISSAN do Brasil como também com sua Concessionária Chail Distribuidora de Veículos Ltda (Concessionária NISSAN- CARRERA), localizada à Av. Bandeirantes, 1585 – Vila Olímpia – São Paulo – SP relativo a aquisição do veiculo “ZERO KM” – “FRONTIER SV ATTACK 4×4 AT” código 94DVDUD40GJ379173 – RENVAN 205548 – ano 2016/modelo 2016 – PLACA GFA 3855 – Nota fiscal 15169 – série 10 datado de 11/05/2017 o qual foi me entregue em 29/05/2017 pela concessionária citada acima.
DESCRIÇÃO DOS FATOS QUE GERARAM A MINHA INSATISFAÇÃO:
O veículo foi entregue pela concessionária na data de 29/05/2017, onde o mesmo foi me apresentado dentro da sala de showroom na data e horário previamente agendado.
Foram passadas todas as informações para utilização do veículo, bem como manuais e garantias relacionadas a um veículo “Zero KM”. Durante a apresentação da utilização do veículo comentei ao encarregado desta apresentação que a maioria das informações eu já sabia pois parte do pagamento de compra deste veículo foi dado um veículo modelo idêntico a este somente que de ano de fabricação 2008, o qual era de transmissão manual e a única diferença deste era a transmissão automática.
O primeiro fato que me chamou a atenção foi a apresentação do funcionamento do 4×4 deste novo veículo que em relação ao anterior quando ligado apresentou-se com uma luz indicadora “4WD” acessa no painel, o qual quando questionado que o veículo que anterior que eu tinha não aparecia esta luz indicadora no painel, o encarregado da apresentação me informou que agora era assim.
Quando cheguei a minha residência em Indaiatuba (sitio localizado em zona rural) o veículo se apresentava com poeira por toda a carroceria devido ter um trecho de aproximadamente 3 KM de terra. Como já era 19:00 horas guardei o veículo diretamente na garagem.
No dia seguinte para checar e apreciar com detalhes o veículo resolvi lavar o mesmo e notei os seguintes fatos:
1. Toda a lataria do veículo apresentava sinais circulares de politriz, demonstrando que o veículo “Zero KM” havia sido polido pela concessionária antes da entrega. Sinais estes que refletem com a luz do sol não sendo normal para um veículo novo.
2. Na tampa traseira da caçamba também noite um pequeno amassamento (tipo oval) o qual indica sinal de um batida.
3. A lanterna traseira do lado esquerdo apresentava-se com infiltração de água.
Todos estes pequenos fatos acima me deixaram um frustrado com o veiculo novo, porém por não ser relevante na utilização do veículo, anotei os fatos e iria reclamar quando da revisão de rotina na concessionária.
Nos dias subsequentes de utilização do veículo notei na primeira vez que fiz utilização do 4×4, pois tem uma subida bem próxima a minha residência (top) de aproximamente 100 mts que é íngreme e escorregadia quando úmida ou chovendo, onde sempre utilizei a tração 4×4 com o veículo anterior para não patinar as rodas, e com este veículo novo notei que este tinha mais dificuldade para subir. Como se trata de um veículo automático imaginei que poderia ser transmissão automática que eu deveria entender melhor como utilizar a tração 4×4.
Nas outras tentativas em dias diferentes utilizei diferentes posições da transmissão automática e nenhuma melhoria foi notada. O que verifiquei foi que como informado durante a apresentação do 4×4 na concessionária, a luz indicadora “4WD” se ascendia a quando eu desligava o botão do 4×4 a mesma não se apagava. Como o percurso é pequeno desta subida até a entrada do meu sítio e garagem (200 mts) e revendo o manual de instrução entendi que poderia ser por não ter percurso em linha reta suficiente neste percurso para o desacoplamento do 4×4. Notei também que sempre após um período posterior ter estacionado o veículo na garagem após o acionamento do botão 4×4 e quando da colocação em funcionamento novamente a luz indicadora “4WD” não mais se apresentava acessa.
Para tirar dúvidas sobre o motivo de não apagar a luz do painel “4WD” quando acionado o botão 4×4 fiz testes em um percurso reto de asfalto, onde notei que uma vez acionado o botão 4×4 a luz não se apagava nem mesmo dirigindo em linha reta por um longo percurso (500mts) e somente conseguia que a mesma se apagasse quando desligava o veículo posicionava a alavanca de mudança de transmissão de marchas no ponto P (Parking) e retirava a chave do contato. Assim ao colocar o veículo em funcionamento novamente a luz não se apresentava mais acessa.
Outro fato notado foi que tanto no veículo novo, como no antigo existe um caractere em forma de “chassis” no painel onde as 2 rodas traseiras sempre ficam preenchidas de preto e as dianteiras que são inclinadas ficam sem preenchimento. Quando acionava o botão de 4×4 no veículo antigo as rodas dianteiras ficam preenchidas de preto igual as rodas traseiras fato este que me informava que o veículo estava com o sistema 4×4 acionado e funcionando, já neste veículo novo quando acionava o botão 4×4, além de ascender a luz indicadora “4WD” as rodas dianteiras deste chassis começava a piscar e o chassis desaparecia totalmente.
Com todos estes testes feitos em vários dias diferentes conclui que realmente o sistema de transmissão 4×4 do veículo não estava funcionando, então resolvi acionar uma concession´ria em Campinas, cidade que tem uma concessionária Nissan mais próxima de minha residência, para avaliar se minha conclusão estava correta. Contatei a concessionária Nissan Darurj – Av, Jose de Souza Campos, 2256, onde foi agendada a inspeção do veículo pelo motivo de não acionamento do 4×4 para o dia 29/06/2017 (30 DIAS APÓS A ENTREGA DO VEÍCULO PELA CONSCESSIONÁRIA NISSAN CARRERA).
O atendente da concessionária Nissan Darurj foi o Sr. Leandro, onde efetuei comentários destes fatos acima (insatisfação com pintura, amassamento, infiltração de água na lanterna e não estar conseguindo utilizar o 4×4), o mesmo fez as devidas anotações na ordem de serviço e comentou que somente poderia analisar o porque do não funcionamento do 4×4, que foi constatado por ele nesta inspeção e verificar a infiltração na lanterna. Quanto aos problemas na lataria isto não era da alçada da Nissan Darurj e eu teria que efetuar reclamação junto a Nissan Carrera.
O Sr. Leandro informou que o veículo teria que ficar na concessionaria para testes e identificação do problema, mas não poderia me informar prazo, pois este tipo de defeito era a primeira vez que ele e os mecânicos desta concessionaria estavam recebendo e que talvez fosse necessária assessoria dos engenheiros da fábrica da Nissan par identificar e solucionar o problema.
Nesta mesma data e hora contatei a concessionária Nissan Carrera e informei a vendedora do veículo Sta. Helena da Silva de todos os fatos que estavam ocorrendo com o veículo em manutenção na concessionária Darurj (Kilometragem de 1.269 km), sendo que a mesma me informou que iria solicitar a área pós-venda a fazer contato imediato comigo. Fui contatado pelo Sr. Carlinhos o qual solicitei a possibilidade de ter um carro reserva enquanto o meu veículo estivesse em manutenção, sendo que por ambas concessionárias foi negado tal possibilidade e que isto somente pode ocorrer se o veículo tivesse sido trazido guinchado.
No dia 04/07/2017 tive o contato da concessionaria Nissan Darurj informando que após todos os testes, inclusive com a presença de 2 engenheiros da fábrica da Nissan haviam identificado o(s) problema(s) que motivaram o não funcionamento do sistema 4×4, como segue:
1. Identificado que o motor o motor de acoplamento da caixa de transferência estava instalado invertido impedindo o acionamento mecânico do sistema 4×4, fato este que provavelmente demonstra que este motor foi retirado e colocado inadvertidamente invertido.
2. Presença de 2 reles do sistema 4×4 incompatíveis com o veículo o qual alteravam a originalidade do veículo. Fato este que faz com que os serviços de manutenção e substituição das peças não sejam cobertas pela garantia da Nissan do Brasil.
Em fato ao relatado acima foi me enviado um orçamento para de manutenção e substituição das peças no valor de R$ 3.385,80.
Efetuei contato com a área pós-venda da Nissan Carrera e o Gerente da área Sr. Sergio Gomes me retornou nesta mesma data (04/07/2017) e me informou que iria investigar o motivo da substituição das peças, pois todos os carros da Nissan possuem um histórico, desde que sai da fábrica, passam pela concessionária, entrega ao cliente e durante a vida útil do mesmo, de todos os serviços realizados no mesmo com as devidas justificativas e que iriam solucionar o problema da forma mais adequada possível, com toda atenção da concessionária, sem que eu me preocupasse com os custos sobre o ocorrido.
Nesta mesma data efetuei um contato com o SAC da NISSAN do Brasil e relatei o ocorrido no qual foi gerado um protocolo de número 488333, sendo que estes também iriam investigar junto a fábrica e a concessionária justificativas e o motivo pela qual o veículo “Zero KM” se apresentava com peças não originais.
Quanto a falta de identificação do problema de mau funcionamento do 4×4 antes da entrega do veículo foi me dito pelo Sr. Sergio Gomes como também pelo SAC da NISSAN que este tipo de problema somente poderia estar sendo detectado quando da utilização do veículo em condições de uso. Fato este que discordo totalmente, pois agora está claro para mim que sou leigo, pois a presença de um indicador no painel do veículo de cor AMARELA como ocorre com a luz indicadora “4WD” indica ALERTA/ATENÇÃO/MAU FUNCIONAMENTO, pois caso fosse de indicação de funcionamento de qualquer outro sistema do veículo esta seria em cores verde ou azul normalmente.
No dia 07/07/2017 fui contatado pelo Sr. Sergio Gomes o qual me informou que gostaria de minha autorização para a retirada do veículo da concessionaria Darurj/Campinas e leva-lo para a concessionário NISSAN Carrera/ São Paulo com a finalidade de efetuar todos os reparos relatados, tanto quanto ao sistema 4×4 como os demais relacionados a pintura e lanterna gratuitamente e posterior devolução em minha residência.
Quando questionei sobre a investigação das causas da substituição das peças e inversão do motor de acoplamento da caixa transmissão foi me relatado que não havia nenhum histórico nas lojas da concessionária Nissan Carrera sobre a aquisição de reles e sobre a manutenção neste veículo.
Mediante a este fato enviei e-mail ao Sr Sergio Gomes da concessionaria Nissan Carrera relacionado a autorização de transferência do veículo e demonstrando a minha insatisfação com o ocorrido pelo fato de não haver causas e informações que justifiquem a manutenção e substituição por peças não originais, bem como na inspeção do veículo para entrega não ter sido detectado o problema visualmente indicado no painel do veículo pela presença de LUZ AMARELA (ALERTA/MAU FUNCIONAMENTO) do “4WD”, integrando a minha insatisfação de continuar com o veículo o qual deixa de ser de minha confiança, desejando que eu seja ressarcido por outro veiculo desde que não sejam apresentadas justificativas plausíveis e comprobatórias quanto aos motivos que levaram a manutenção no motor de acoplamento e na substituição dos reles não originais, bem como garantias que nenhuma outra peça do veículo tenha sido substituídas no veículo, a menos que devidas justificativas de defeito tenham sido apuradas e registradas, daquelas que originaram na montagem do veículo.
O que pretendo:
RESSARCIMENTO DOS VALOR PAGO PELO VEÍCULO OU SUBSTITUIÇÃO DO VEÍCULO.
Favor encontrar em anexo os seguintes documentos:
– Proposta de veículo novo no 3130007617/0
– Contrato de compra e venda de veículo automotor referente a proposta no 3130007617/0
– Nota fiscal – DANFE no 15169
– Ordem de serviço Concessionária Nissan Darurj no 0039544 – 29/06/2017
– Orçamento de Manutenção concessionária Nissan Darurj no 0066483 – 05/07/2017
– e-mail Nissan Darurj do Sr. Leandro rocha informando a falta de cobertura de garantia por se tratar de peças não incompatíveis com o veículo – 05/07/2017
– e- mail Nissan Darurj do Sr. Leandro informando sobre que o motor de acoplamento da caixa de transferência estava invertido – 05/07/2017.
– e-mail enviado por mim ao Sr. Sergio Gomes – Gerente da área pós-venda da Nissan Carrera, sobre a autorização da remoção do veículo e mostrando a insatisfação de continuar com o veículo e solicitando ressarcimento por outro veículo – 07/07/2017.
Atenciosamente
Cesar Alberto Benatti
CPF 552.668.438-53
Espero que sua avaliação de meus comentários atenda minha solicitação e preserve a qualidade deste empresa.