Depois que a GM foi desfigurada ao perder várias marcas recentemente e a Toyota apanhou pela falta de preocupação com segurança de seus carros, o posto de maior montadora do mundo está em aberto. Se antes a empresa americana sobrava com seus imensos e ineficientes tentáculos e a indústria japonesa se destacava pela estratégia de longo prazo e a qualidade de seus produtos agora não há mais uma receita certa para chegar ao lugar mais alto do pódio.
Se bem que hoje muita montadora teme essa posição pela exposição que ela traz. Mas não a Volkswagen. Os alemães já disseram que querem ser os maiorais em 2018 e para isso resolveram contrariar a maré e se instalar de vez nos Estados Unidos, o mercado mais saturado do mundo. Abriu uma fábrica no Tennessee para o Passat “cowboy” (maior e menos sofisticado que o europeu) e mudou a receita da fábrica mexicana para produzir os novos Jetta e Beetle.
Outro ponto forte da VW é ser líder na China embora essa posição seja, digamos, provisória. Quem duvida que o governo chinês cedo ou tarde não vai assumir a parceria? Por outro lado, dizem os especialistas que a Volks pode enfrentar resistência de sindicatos na Alemanha por transferir sua produção para locais mais lucrativos.
A Toyota conseguiu terminar 2010 como maior do mundo, mas certamente seus executivos trocariam essa posição por apagar da mente das pessoas o vexame com os recalls seguidos dos últimos anos. Lentamente, a marca tenta expandir sua presença em países onde não dáva tanta bola como o Brasil e a China, mas não dá para duvidar da eficiência e perseverança deles.
A GM é a aposta mais certa para terminar 2011 na frente novamente. Além da recuperação nos EUA, a montadora é forte na China (2ª) e na América do Sul, outra região que cresce acima da média. Gostando ou não, os novos produtos que ela lançará nos mercados daqui ajudarão a expandir sua presença. O grande mistério da empresa é a Cadillac, uma marca que deveria assumir o papel de premium, mas que não tem a força e a capacidade técnica das rivais alemãs Mercedes, BMW e Audi.
Embora esteja mais saudável que a média, a Ford perdeu espaço nessa disputa depois que repassou várias marcas premium que possuía. Seus produtos são modernos e seguem hoje um padrão global semelhante ao implantado pela Toyota no passado. Bem instalada na Europa, a Ford peca na América do Sul e na China, onde é coadjuvante.
Os coreanos da Hyundai-Kia foram os que mais avançaram nos últimos anos. Saltaram de 10º para 5º entre os grupos mundiais – isso considerando Renault e Nissan juntas. São extremamente agressivos e têm hoje produtos muitos desejados. Mas têm problemas, o mais grave deles é a falta de capacidade produtiva. Centralizada na Coreia do Sul, a produção não dá conta da demanda. Já tem unidades na Europa e nos Estados Unidos, mas que só abastecem esses mercados em parte. No Brasil, a fábrica de Piracicaba é um dos passos mais adiantados para crescer em volume.
A matéria do jornal Automotive News na qual me baseei nesse texto não cita a Renault-Nissan. Na verdade, não só ela como outras publicações costumam tratar as duas marcas separadas, apesar de trabalharem juntas e terem estratégias bem próximas. Somadas, as duas teriam o 4º lugar mundial, quase no encalço da Volks. Talvez o maior mérito da dupla é a tecnologia de carros elétricos, num estágio mais avançado que das rivais. O problema chama-se Renault. A marca não tem quase expressão mundo afora. Vive de projetos da Dacia e da Samsung fora da Europa. Cabe à Nissan o maior trabalho de globalização e o Brasil é um dos mercados eleitos para sua expansão, como ficou claro nas últimas ações da marca aqui.
Meu palpite para daqui uns quatro anos? Acho que dá Hyundai-Kia com a Volkswagen em 2º.
Antes que alguém diga que possívelmente sou um daqueles que defende e idolatra determnada fábrica, afirmo que não sou. Mas tenho observado já de algum tempo, que a Volkswagem será a primeira no futuro. Ela está se preparando já tempos.
Eu acho que a VW fica em primeiro, a GM em segundo, e a hyundai-kia em terceiro…
A ford realmente, apesar de fazer otimos carros e estar ligada no que acontece, é muito fraca aqui na america do sul, falta aspiração pra crescer, e na china tbm. Era uma otima candidata, mas parece que eles mesmo nao querem isso..
A renault-nissan acho muiiito dificil de chegar nas 3 primeiras posicoes..
a Toyota, é uma incognita, tem otimos carros, mas esta passando muitas dificuldades…
No geral, eu acho que pra ser numero 1 do mundo tem que ter: ou design arrasador e arriscar muito como a hyundai-kia fazem, ou ter design conservador demais, como vw, toyota e gm fazem. Esse ponto acho que é muito importante e mostra onde cada marca quer chegar.
Ferdinand Piëch fará de tudo para que a Volks se torne o maior conglomerado automotivo do mundo até 2018. Piëch vem tomando sábias decisões no mundo automotivo, a Volks conseguiu criar um design que é bem visto na Europa e nos EUA, mesmo que no Brasil seja criticado por grande parte é um design consistente que está começando agora (vejam o exemplo da Audi, o design de seus carros entraram na linha certa agora que estão mais amadurecidos). Piëch também não negará dinheiro para compra de outras marcas (dizem que a Volks tem 20 bilhões em reserva para novas aquisições). Piëch é visionário, olhe o exemplo do XL1 que ele quer que entre em produção em 2013. A Volks tem tudo para se tornar a maior do mundo em menos de 6 anos, mas não será nada fácil, e um simples tropeço pode jogar tudo pelos ares. Sorte da Hyundai/Kia se isso acontecer.
ACHO NÃO TENHO CERTEZA QUE A NÚMERO 01 SERÁ A GM .
Quem fica em primeiro eu não sei. Porém, sei que nós consumidores brasileiros ficamos sempre em último plano, pois nossos carros são absurdamente caros. Até quando?
olha com certeza um dos destaques é a Hyundai.
Em 2011 deva dar GM tranquilo. A médio prazo deve dar a VW ou Hyundai, pois o foco da GM agora não é mais volume, e sim lucro.
A VW e a hyundai tem boas condições de liderar o mercado,nessa ordem.A GM não parece ter condições para isso.
VW será a primeira, pois investe pesado na CHINA e EUA e há uma diversidade no portfolio, vide VW/AUDI/SEAT/LAMBORGUINI/BENTLEY/SKODA/BRASIL.
Ouso colocar Brasil em separado, pois os carros feitos aqui não são feitos em outro lugar, não tem nenhuma relação com os demais VW, (GOL/FOX/KOMBI/AMAROK), portanto deveriam ostentar marca própria como a SEAT e Skoda.
A HYUNDAI tem volume alto de poucos carros, para ser a primeira precisa diversificar, e parece que esta aprendendo isso.
A GM dificilmente volta p/ topo – os próprios americanos não engolem mais a "propaganda" – fora os concessionários ainda da velha-guarda, picaretas como sempre, embolsando os créditos governamentais do Volt, e outras trapaças – a GM vai ter muito trabalho nos próximos anos. Em minha opinião, volks e toy se alternam no topo, enquanto as coreanas continuam tentando, ainda por vários anos, chegar perto. A Ford deve estar se arrependendo amargamente de ter desfeito da Volvo.
Excelente discussão!Adorei.
Apostaria minhas fichas na VW. Ela é importante em mercados maduros (domina a Europa) e em emergentes (muita presença na China, Brasil, México e leste europeu). Faltava fôlego nos EUA e já está atrás disso. Além disso, ela tem uma carteira de marcas que abrange todos os bolsos em todas as partes do mundo e todas vão muito bem (Lambo, Audi, Bentley…)
Só completaria o texto com o seguinte: acho que a liderança, vice-liderança e etc serão aquelas posições disputadas nas unidades. A GM realizou uma boa reestruturação e tem braços importantes no mundo inteiro: boas vendas no Brasil, China, EUA, Europa… Então não dá pra menosprezar e ela ainda vai ter fôlego para permanecer na dianteiro por algum tempo. A Toyota é que duvido que volte a condição de anos atrás, pois seu diferencial era a qualidade e mesmo ela continuando a oferecer produtos assim, o fato é que carro novo não quebra mais (ok, exagerei, mas são cada vez mais raros os carros novos considerados frágeis hoje em dia).
DUVIDO os coreanos assumirem a liderança (elas tem força para chegar a um 3o lugar) pois o mundo não gosta de produto oriental. Compramos produtos orientais por custo-benefício, mas desejamos sedans alemães, esportivos italianos, roupas francesas, rológios suiços, aparelhos de som hi-fi dinamarqueses, MP3 players "designed in California". Acho que precisa de muita geração pro mundo mudar dessa forma. Alguém aqui imagina um austríaco comprando um Kia ou um cawboy americano comprando Hyundai??? O primeiro mundo é conservador. No Brasil eu tenho certeza que se bem feito, os coreanos podem ser lideres de mercado em muito menos tempo do que se imagina…
O blogauto tocou no ponto certo referente a capacidade produtiva da Hyundai e Kia, se corrigido este fator com investimentos, acredito que este grupo domina pela sua agressividade.
Do contrário, eu fico com a Toyota, Gm, H e Kia e Vw na sequência. Se a Vw comprar a Opel, troca-se posição com a Gm.
A nº 1 será a Tata quando lançar o Nano aqui no Brasil
Na verdade eu torço apenas que as marcas estrageiras que exploram nosso mercado, vendam produtos bons, modernos e com preços justo, já que não temos nenhum fabricante nacional, fico apenas torcendo p/ isso.
Cadillac não tem capacidade técnica? Aff… apenas a empresa tem orçamento limitado e atua num mercado que eu chamo de "sonho" enquanto as alemãs produzem carros muito bons, mas mais sóbrios que os da Cadillac. Agora que a Cadillac está fazendo como a BMW, Audi e MB, com linhas mais abrangentes e não só para as famílias americanas conservadoras (carros grandes, muito clássicos e sem estilo esportivo), a empresa está vendendo cada vez mais. Só que nesse quesito, a Chrysler entrou na frente com a parceria com a MB.
O motor da linha esportiva para sedans e coupés da Cadillac é muito elogiado na Europa.
Cristiano, em qua ano vc escreveu esse comentário? Não pode ter sido pensado em 2011…
Já no Brasil, o importante ao meu ver, não é quem vai estar na ponta, mas quais serão capazes de dividir os 71% do mercado que estão restritos nas mãos das 4 montadoras.
Não existe uma fatia tão grande "71%" de mercado em qualquer país nas mãos de somente 4 empresas.
Quanto o bolo for dividido em maiores fatias, o mercado brasileiro será outro, independentemente de qual empresa seja a primeira.
1-volkswagen
2-hyundai
3-gm
4-renault
Na minha opniao o futuro vai ser dá hyundai e kia
Elas estao investindo pessado. So esperando pra ver.
a gm ja vendeu bem mais que a 2° por isso vai ser a numero 1
1 – General Motors Corporation
2 – A GENTALIA…
se a GM fosse pessima nao teria sido a maior do mundo por 77 anos consecutivos!!!