É o que deu a entender José Luiz Gandini ao jornal Brasil Econômico. Segundo o representante da Kia no país, a solução do impasse em relação à dívida da Asia Motors já fez o assunto fábrica no Brasil voltar à pauta da matriz na Coreia.
Para quem não se lembra, a Asia Motors, que importava utilitários na década de 90, havia fechado um acordo com o governo para ter benefícios fiscais com a promessa de construir uma fábrica no país. A moral da história é que a Asia deixou de recolher um absurdo de dinheiro em impostos nesse tempo e anos depois pediu concordata na Coreia. O problema é que a Kia assumiu a Asia por lá e a tal dívida caiu no colo deles. A receita quis cobrar da Kia, da Hyundai e de quem mais pudesse, mas a Justiça teria resolvido a pendenga ao não relacionar a Asia Motors com seus novos donos.
Livre para investir no Brasil, a Kia agora corre para definir uma estratégia de nacionalização de seus produtos. Segundo ela, nosso mercado já é o 3º da marca no mundo. No ano passado, foram vendidos cerca de 78 mil carros, recorde histórico, mas que não será repetido este ano – com o IPI, a Kia imagina uma queda de 15% nas vendas.
Enquanto a fábrica não vem, a montadora negocia descontos com a matriz para não repassar todo o IPI para o preço final de seus modelos.
Kia precisa melhorar seus estoques!!! Nao ha carros de pronta entrega nas lojas|!!!
Belo carro, isto é sinal que esta vendendo bem!
Agora q o ipi já tomou conta das veias da kia…já era!
não sei se será muita vantagem para nós, mas, novidades sempre fazem o mercado crescer, então, vale a pena!
É agora com o IPI acabou a festa da galera. Ou instala fábrica aqui ou vai sangrar nas vendas.
Maravilha! Com isso espero que os preços caiam e a concorrência abra os olhos.
Kia, cade o Rio?
Na minha modesta opinião, a Kia tem um dos melhores designs da indústria automobilística mundial. Todos produtos (que passaram pelas mãos do Peter Schreyer) são muito belos e parecem mais bem concebidos que os da irmã Hyundai que tem umas linhas enjoativas em seu desenho. Os carros também tem qualidade, hoje tenho um KIA e depois de ter experimentado muitas marcas posso assegurar que são muito bem projetados e acabados. Então se contretizar esta notícia de uma fábrica por aqui, o consumidor pode sair ganhando, caso os preços fiquem no mesmo patamar das chamadas (só chamadas) montadoras nacionais.
Faltou acrescentar que são carros "acostumados" com mercados mundiais, ou seja, possuem engenharia moderna e segurança (ótimas notas nos EuroNCap e LatinNcap).
Realmente a qualidade dos carros da Kia já tiveram nota máxima (5 estrelas) no EuroNCap, com Sorento, Soul, Rio, Sportage e Venga.
O Picanto, compacto, tirou 4 estrelas, mas um anotá ótima para um compacto. http://www.euroncap.com/results/kia.aspx