A história é velha, mas continua sem solução. Há dez anos o fisco brasileiro tenta cobrar uma dívida de R$ 1,7 bilhão da Asia Motors do Brasil, montadora coreana que prometeu instalar uma fábrica no país, mas quebrou antes de assentar o primeiro tijolo da obra. Não sem antes ter embolsado o valor em isenções fiscais para vendas de veículos importados.
Pois a Asia Motors foi encampada pela Kia na Coreia do Sul que, por sua vez, foi comprada pela Hyundai. E agora, que essa última está prestes a lançar oficialmente a sua fábrica no Brasil, na cidade de Piracicaba, SP, o governo tenta transferir a dívida para ela pela lógica que a aponta como responsável pela Asia Motors.
Até então, a Kia Motors era alvo dessa cobrança, mas como não tem sede no Brasil (o grupo Gandini tem a representação apenas) não havia como exigir isso pelas vias judiciais. Uma longa matéria publicada no jornal Valor nesta sexta aponta que o fisco agora quer responsabilizar a Hyundai aproveitando que esta já possui CNPJ no Brasil e precisará assumir a marca após a conclusão da fábrica.
O dilema, segundo o Valor, é que há duas saídas possíveis. Se perdoar a dívida, o governo pode sair desmoralizado, já se cobrá-la pela justiça, pode transformar a fábrica de Piracicaba em garantia de pagamento do valor. Quem ficará feliz é a concorrência local que ganhará tempo antes da chegada do HB, o hatch compacto da Hyundai que promete fazer estragos em Gol, Palio, Uno, Celta e cia.
" Quem ficará feliz é a concorrência local que ganhará tempo antes da chegada do HB, o hatch compacto da Hyundai que promete fazer estragos em Gol, Palio, Uno, Celta e cia."
Matou a charada, meu caro Ricardo… Ou vc acha que não tem o dedo podre da máfia, ops, montadoras brasileiras (modo de dizer) nisso? É lobby puro isso aí.
Soma-se a isso o enorme interesse das montadoras concorrentes da Hyundai/Kia na injeção de dinheiro nas campanhas políticas (e agora exigir empenho do Executivo e Legislativo para pressionar a cobrança desse valor), além do interesse por parte dessas mesmas montadoras em propinar o judiciário para seguir adiante essa execução judicial.
Nessa história, o perdão da dívida é utopia, porém uma composição amigável para pagamento em longa data com a produção a mais provável. Senão, somente fechando as portas, ou o grupo Hyundai apresentando algum documento contratual, esclarecendo que o passivo (dívida) da Asia Motors, ficou sob a responsabilidade dos antigos proprietários da marca, com garantia da dívida através de outros bens do grupo vendedor (Ex-Asia M.).
Nessa situação morosa, que levará anos, eu queria somente os honorários advocatícios do valor da execução.
Será que daria para comprar uma new Tucson ix35? Heheheh!!!
Aí, a história fica estranha, pois quando foi para iniciar a construção da fábrica, nada se falou sobre a dívida, e agora, fica a impressão de que foi armada uma arapuca. Não acho que se deva deixar passar a história, mas como a Hyundai já cogitava se instalar aqui faz tempo, é no mínimo curioso AGORA cobrarem a dívida. E quem perde mesmo é o consumidor.
A Hyundai comprou a Asia Motors, ficou com os ativos e PASSIVOS… Ela deve , tem que pagar como todo mundo… A melhor saída um acordo…
E aquelas pessoas que perguntam "como posso enviar o meu curriculm para trabalhar na nova fábrica da Hyundai" , vão fazer que? Que triste
A divida tem que ser paga mesmo… nada de caloteiros…
O fisco e a legislação brasileiras são mesmo "tapadas".
O espírito da lei é para gerar empregos produtivos no Brasil, construção de fábricas, mas a interpretação da lei pela receita incentiva exatamente o contrário:
– Em primeiro lugar, se foi a Kia que assumiu a Asia Motors, então deveriam entrar na justiça para proibir a importação de carros da Kia enquanto não construissem da dita fábrica ou pagassem a multa. Não importa se está representada por uma outra empresa brasileira.
Em segundo lugar, a Hyundai está construindo uma fábrica, aliás muito maior, cuja não construção foi exatamente a razão da multa.
Ou seja, ignorar a lei pode, continuar importando da mesma marca pode, mas tentar cumprir o prometido, mesmo que tardiamente, não pode.
Vai ser "burrocrata" e ter visão retrógrada assim no inferno!
É um péssimo exemplo para as marcas que só importam, pois podem conseguir incentivos e depois só mudam de representante no Brasil que está tudo bem, podem continuar a exportar para cá.
Além disso vai incentivar a Hyundai a parar a construção da fábrica. É isso que a receita quer?
Não é à toa que nossos carros custam 3 vezes mais que nos EUA, pois além dos impostos altíssimos, as empresas tem de lidar com a incerteza jurídica e as arapucas do fisco, que não tiveram competência para punir quem deve.
Considerando que a Hyundai está construindo uma fábrica muito maior do que a Asia tinha prometido, é obvio que deveriam fazer um acordo e achar uma forma de perdoar a multa.
Precisamos de muito mais competição no mercado, e a Hyundai pode ajudar muito nisso.
A pergunta que ninguém está fazendo é: por que o governo liberou todos os incentivos fiscais antes de assentarem o primeiro tijolo? Aí tem coisa. Porque, para o cidadão, o governo não paga nem precatório.
Se o Brasil quer "aparentar" que é um país sério com povo "honesto" tem que cobrar a dívida e ponto.
Chega de teoria da conspiranção e vamos TRABALHAR!
A dívida tem que ser cobrada! A outra empresa levou o dinheiro e foi embora! Isso não pode acontecer! Parabéns pela matéria e ao site!
Quem desejar encaminhar seu curriculum para a nova fabrica da Hyundai Piracicaba pode enviar para o email [email protected] eu enviei o meu, no mais boa sorte a todos. Atenção, enviem em portuguem e em inglês. Pretendem dar emprego para pessoas de até 45 anos, pelo que eu li. God bless us!
lEMBREM BEM A HISTÓRIA DA FABRICA DA FORD NA BAHIA. ACM LIBEROU GERAL. QUEM QUIZER DINHEIRO DA FORD, LÁ, QUE RESSUCITE O FINADO.
TEM ELEIÇÃO ANO QUE VEM. AHISTÓRIA DEPOIS DISSO, ACREDITO QUE TODOS JÁ SABEM ONDE VAI SER E PARA ONDE VAI. PISSSSSSSSSSSSSSA.
Hyndai aqui em Piracicaba e de Deus, todos os problemas serão resolvidos e esta empresa sera abençoada em nome de Deus