Esse é o tipo de notícia que faz os donos do velho Niva se descabelarem. Desde 2008 a Lada ensaia seu retorno ao Brasil. A primeira tentativa foi do Grupo CAOA, que chegou até a homologar alguns modelos, mas depois acabou desistindo de trazê-los. Mas ainda há uma esperança aos “camaradas” que tanto sonham em ter novamente um Niva 4×4 zero km ou então algumas peças de reposição. Segundo o website Inside Line, a AvtoVAZ, grupo que detém os direitos da marca russa, quer expandir seus negócios para todos os continentes no mundo e o mercado brasileiro é um dos principais pontos onde a empresa pretende atuar.
Segundo a fonte, a Lada deve voltar ao Brasil em até dois anos e os carros poderão ser montados no Uruguai, onde a empresa russa pretende erguer uma nova linha de montagem de kits CKD. O Niva deverá ser o primeiro a desembarcar seguido dos novos modelos da linha Kalina, que por sinal fazem bastante sucesso no leste europeu. Os preços para os dois carros deverá ficar em torno dos R$ 30.000, o que os colocaria diante de uma imensa concorrência com modelos nacionais e chineses.
A Lada, ao menos no Brasil, ficou famosa na época da abertura das importações no país, em 1990. Os carros tinham preços competitivos, mas logo começaram a apresentar problemas por conta da má tropicalização. O principal inimigo dos russos era a gasolina brasileira, que contém álcool. Por conta disso, problemas no carburador eram comuns. Já o Niva é conhecido por suas capacidades off-road mas os modelos vendidos no Brasil estão sofrendo com a falta de peças novas, o que virou motivo de piadas.
Falando em piada sobre Lada, ai vai uma: Por que dois donos de Lada se reconhecem imediatamente quando se encontram? Resposta: Eles já se encontraram de manhã na oficina. Essa é a mais famosa delas. Nesse link existem mais algumas.
Cara, sinceramente, não sei quanto esses carros evoluíram, mas se o Niva voltar pro Brasil a 30 mil, sou um sério candidato a comprar um. Sempre quis um jipão pra enfiar na lama de final de semana, eu queria mesmo um Troller, mas não dá pra pagar 80, 90 mil num carro só pra diversão.
Sinto vontade de ter um carrinho desse .De preferencia com um motor mais potente, direçao hidraulica e algo mais . . .
Xô, satanás! NO COMMUNISM!
Eles acertaram um JoinVenture com a GM (Vão usar o motor do Monza, Astra, Vectra ) kkkkk…
Ou vão fazer em parceria (CKD) e utilizar a base do FrAGILE, com motor de monza…kkk
não pude me conter… rs
Um excelente jipe para trilha. Já tive um e tenho muita saudade. É o tipo de veículo que nada promete e tudo cumpre. Espartano, barato e cumpridor do seu dever perante o barro.
Por 30mil, não tenho a menor dúvido de que compro na hora um. A 2 anos atrás, até tentei importar um da França, mas sem sucesso.
Se vier com Ar condicionado, DH já tá excelente. O motor a etanol, eu mesmo dou um jeito de fazer ele beber dessa fonte e ainda compro peças do Fiat 147 e algumas da Kombi e outras da D20, que servem nele.
Coloco um Snorkel, um galão externo, um bagageiro e volto para casa no final da tarde com lama até no meio dos dentes e fundo do ouvido, mas estou dentro desse 4×4.
Falou tudo Comanche. Mas ja faz tempo que vejo essa promessa e . . . nada . Pelo jeito vai valer aquele ditado , cão que LADA nao volta !!!
@Comanche
só agora que vão trazer???
Depois de anos me enrolando, vendi meu carro e comprei um Wrangler pra fazer trilha, mas como o carro é caro, tem que ser tb meu carro de dia-a-dia. Se tivesse a oferta de um Niva, teria mantido meu Audi pra usar no asfalto.
Seria bom a lada voltar e mostrar para os brasileiros que jipe não é um hatch ou minivan com suspensão alta e um monte de plasticos
Parece que é um carro que desperta paixões na galera 4×4,se custar até 40 mil vai vender muito,conheço várias pessoas que comprariam na hora.
Piada contada na minha época de jovem:Qual a diferença entre um lada e a aids,é que a aids vc consegue passar para frente.
Por uns 30 e poucos + ar condicionado –> EU QUERO!!!
Dá para encarar aquelas estradas na praia ou serra que não vou por medo de detonar meu carro normal, ou mesmo andar em minha cidade em dias de chuva. Curto este tipo de carro, mas o Troller e o Wrangler são caríssimos. Tenho medo que eles resolvam abusar no preço. A Lada também tem outros veículos bem melhores que os antigos Laika e Samara. Fico devendo o nome deles. Por falar em marcas que não estão no nosso País, se marcas chinesas de qualidade duvidosa estão entrando em nosso mercado, e nossos nacionais deixam a desejar, por que não a Lada? E a Proton, a Skoda, a Lancia, Tata, Seat, Saab, e tantas outras.
@Marcelo
pois é, tb tenho esse medo. Só falta o Niva ficar mega caro assim como o Suzuki Jimny, o mais barato (ou seria menos caro) off-road que temos por aqui….
@Ricardo RJ
Lembro de outra!!!
Qual a aceleração máxima de um Lada?
9,8 m/s2!!!
está aí uma marca que não evoluiu nada nos últimos 20 anos… Até os chineses hoje estão centenas de anos a frente em design, qualidade, modernidade… Não sei como conseguiram vender seus modelos defasados no Brasil visto que em 2014 crash-tests, air-bags e freios com ABS serão obrigatório para vender um carro no país. Não vejo como equipar um Niva com estes equipamentos e o mesmo ser aprovado em um crash-test.
A Lada parou no tempo. Nunca foi uma marca confiável, agora é defasada e ruim. Vejam que o grupo AutoVaz tem uma parceria para fabricar o Chevrolet Niva (lançado em 1998), um modelo horroroso com cara de SUV de Corsa B (de 1993).
Uh! Uh! essa é a melhor notícia do ano! Sou fã do NIVA. Tenho um ano 94 e certamente comprarei um zero. Uh Uh!!!!!!
"Se vier compro um Zero pois neste segmento no Brasil não temos nada nesta faixa de preço …pois tem neguinho que acha que Ecosport é off road e Palio Locker tem tração 4×4 !!!!!KKKKKKKK
Niva zero a R$30.000,00? Quero dois, um vermelho e um branco.
Com certeza também comprarei um…