A Chevrolet levou o Cobalt 1.8 automático para a Reatech 2012, feira voltada para reabilitação, inclusão e acessibilidade, que acontece em São Paulo. E a surpresa foi saber que o motor 1.8 8V Econo.Flex retrabalhado pela montadora tem potência modesta. Segundo a ficha ao lado do veículo, o sedã possui apenas 108 cv com etanol e 106 cv com gasolina. É praticamente o mesmo que o motor 1.4 Econo.Flex consegue em certos modelos.
A vantagem do motor está mesmo é no torque, de 17,1 kgfm com etanol e 16,4 kgfm com gasolina, quase 5 quilos a mais que o motor 1.4 que equipa o Cobalt manual. Ou seja, a nova versão deve melhorar retomadas caso a transmissão de seis marchas – a mesma do Cruze – esteja bem adaptada ao motor.
O Cobalt 1.8, disponível apenas na versão LTZ, tem algumas diferenças visuais em relação ao 1.4 como máscaras negras nos faróis e lanternas e também um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas. As rodas são exclusivas e o interior tem um acabamento mais esmerado. Além do câmbio, o motorista conta com controles satélites no volante, que é semelhante ao do Cruze.
Segundo um funcionário do estande da GM no evento, o Cobalt 1.8 será lançado em junho apenas. O preço informado por ele – entre R$ 35 mil e R$ 39 mil – é exclusivo para pessoas portadoras de deficiência. O folheto ao lado do veículo informa como itens de série “Ar condicionado com controle eletrônico de recirculação, Direção hidráulica, trio elétrico, chave canivete, airbags frontais, freios com ABS e EBD, piloto automático, rádio com Bluetooth, computador de bordo e rodas aro 15 – a cor é bege “Desert”.
Se for o motor 1.8 8v Easytronic, já é estranho, pois esse motor rende 112/114cv e 17,7 kgmf na Meriva. Será que retrabalharam o Ecotec, que no Cruze é 16v (e rende 140/144cv e 17,8/18,9 kgmf), para atuar com 8v, e nisso "conseguiram" uma perda tão grande de potência? Trabalhar com números tão baixos só se justificaria se atingissem ótimos números de consumo.
RIDÍCULO!! As ditas "4 Grandes" insistem em nos vender a preços absurdos, velharias. Porque não nacionalizar o 1.6 16v e usá-lo no Cobalt?
1.8 "Fracotec"?!! Kakkk
O torque faz muita diferênça, mas até quando vão ficar requentando os motores???
Os do cruze, "Ecotec", nada mais são que os família I dos corsa, meriva, stillo etc com cabeçote de 16 valvulas com aberturas variáveis. Os do cobalt, são os família I com 08 válvulas… E nada de novidades de "VERDADE"!
Essa potência, não seria, pela limitação de potência, para carros para deficientes.
Acredito, que a versão comun, tenha mais potência.
Carro horroroso!!!Motor vagabundo!!!Preço absurdo…..A GM e as outras grandes não nos respeitam mesmo!!Também…o Brasileiro otário paga!!!
Além da questão citada pelo João Paulo acima (alguém confirma…?) também é preciso resslatar que motores com potência específica abaixo da média tendem a ter taxa de compressão baixa (melhor para uso apenas com gasolina) e curva de torque mais plana, com torque abundante desde baixa rotação – um problema crônico no potente EngodoFrex 1.4…
Além da questão citada pelo João Paulo acima (alguém confirma…?) também é preciso resslatar que motores com potência específica abaixo da média tendem a ter taxa de compressão baixa (melhor para uso apenas com gasolina) e curva de torque mais plana, com torque abundante desde baixa rotação – um problema crônico no potente EngodoFrex 1.4…
Se pudererm, divulguem mais dados.
Estava esperando chegar com o novo motor, mas 106 cv? só pode ser erro de impressão….nem quem tem necessidades especiais!
Informação estranha. Muito fraco esse 1.8
Por mais polêmico que seja esse motor, quando penso no Cobalt, nada me vem à cabeça a não ser a pergunta: Como puderam lançar um carro com a FRENTE TÃO FEIA?
também acho q 1.8 de apenas 108 cavalos. Torcemos que isso que você pense seja verdade João Paulo Rodrigues. Acho esse carro bonito para família, e meu pai está afim de um desses. mais se for só 108 cavalos ñ vo dexa ele compra!
pois é Robert, ainda vai ter muito idiota se deslumbrando com essa coisa ridicula e com esse motor re-re-requentado, pois p/ que serve aquela fabrica em joiville se os motores serão os monzatech de 1980 e o 1.4 fraquinho?!! G4 serve apenas p/ fabricar lixo,cobrar caro e ter tecnolgia que não se encontra nem no GABÃO!! vergonha!
Num tempo em que o mercado automobilístico nos oferece vários populsores 1.6 com potências bemn superiores a essa,a GMB para economizar uns trocados lança essa tranqueira com um 1.8 requentado menos potente que o velho 18 power train fornecido para a Fiat.b
O amigo João Paulo Rodrigues trouxe de fato uma informação importante. Há alguma limitação de potência para veículos adaptados à portadores de deficiência? Outra coisa, o torque melhorou muito, e para dentro da cidade isso é muito mais importante do que potência. Por exemplo, o torque dele é quase igual ao do Cruze, com um potência menor pode garantir números de consumo menores ao Cobalt sem que haja uma perda grande de desempenho. Pensemos nisso!
Eu penso num 1.0, de três cilindros (!) sem vibrações comuns aos tricilíndricos, alcançando de 100 a 120cv e mais de 20km/l e velocidades iguais ou superiores a 190km/h…
Quando penso em vantagens motrizes, não me vem à cabeça a receita do "quarteto fantástico" (vw, fiat, gm e ford) e agregados, de ficarem requentando, requentando, requentando blocos velhos e ultrapassados, me vem à cabeça a vanguarda!
Se essa receita fosse boa, não haveria desenvolvimento tecnológico, não investiriam bilhões por ano nele, para ofertarem "aos colonizadores" ano a ano, melhores produtos!
Imaginem um Audi A3 2012 com o VHT da vw nacional 1.6 de 101 cv! Ou um Insignia com o "monzatec"! Inconcebível, não?!
Mas para os do hemisfério sul, essa receita de "restodiontem" funciona…, por quê? Porque aceitamos e compramos! Elas nos fazem o favor de ofertar produtos, vulgos "novos", com plataformas de 1980, 1990 etc e motores igualmente "tecnológicamente desenvolvidos a partir de plaquetinhas cromadas com nominhos invocados"! Flexpower, Econotec, Ecotec, Piriripororotec etc…
Enquanto o mercado estiver concentrado nas mãos de quatro, cinco montadoras/grupos, sofreremos com esse Oligopólio!!!
Vide Chile com uma penca de marcas, onde várias dividem as mesmas fatias equivalentes às do quarteto fantástico!
Eu acho que será uma excelente opção. Esse motor não é tão fraco quanto dizem. Já tive dois Corsas 1.8 (um com 104cv e outro com 114cv) e afirmo que é muito forte. Na estrada já deixei para trás alguns dos carros ditos potentes com 140cv. Acho que o maior problema deste carro será o consumo. Pois é um motor um tanto beberrão. Mas sabendo tocar consegue-se boas médias de consumo. Hoje tenho também um Clio 1.6 16v, que tem "apenas" 110cv, que levo muitos "carrões" por aí… Um outro carro que tenho é um Civic CRX 1.6 16v com 160cv. Mas se não girar o motor o carro não anda. O povo precisa se desgarrar do tal QUANTOS CAVALOS TEM!!! O motor 1.8 (corsatec) da GM não é um motor girador, ele gosta mesmo é de despejar torque em baixas rotações.
Cada uma que eu leio…deixar para tras carros com 30 cavalos a mais…acorda véi…outra coisa…se torque é tão importante assim…imagina um Dodge 5.2 com 42 de torque…potencia liquida por volta de 140 cv….seria o carro mais rapido do Brasil até hoje…e olha que seria mais leve que muitos carros de hoje…concordo que estes motores requentados são uma vergonha técnológica…se for para usar museu q pelo menos seja um belo V8….
Ao lançar um carro com motor 1.8 de 108 cv a GM deve estar visando apenas o mercado de táxis. Se o Cobalt veio para substituir o Astra, no mínimo deveria ser lançado com o motor 1.8 Econoflex do Cruze. Desta forma, a melhor opção é comprar um Grand Siena com o excelente motor 1.6.
concordo com o pedro, ja tive o corsasedan 1.4 premium. que anda muito.esse motor pelo que li vai ser mais economico,e estao pensando(gm), na nova legislaçao do nivel de poluiçao.outra coisa este carro nao vei subtituindo o astra nao, e sim o corsa sedan,o carro que vai ficar no meio do cobalt e do cruzer e o sonic , com a versao sedan e hathc , e o preço tambem.motor 1.6 16v.
LINDOO DEMAIS, SERÁ MEU PROXIMO CARRO, MAS VOU COMPRAR 1.4.
comprei um 1.8 automatico e estou muito feliz , não vejo a horaque ele chegue , luiz