O tempo em que somente os sedãs de luxo de origem alemã são os únicos que podem oferecer qualidade e serem os melhores da categoria está passando vagarosamente. A Kia, por exemplo, agora entra no segmento para provar esse feito. A marca de origem sul-coreana revelou nesta semana as primeiras imagens do novo K9, sua aposta para (pelo menos tentar) bater os três-volumes alemães no mundo inteiro.
Como está claro nas imagens que ilustram essa matéria, o Peter Schreyer mais uma vez mostrou seu profissionalismo com o papel e a caneta. O designer responsável pelo desenho dos últimos lançamentos da Kia também traçou o visual do K9. A grade de tigre e os faróis com aparência agressiva são o cartão de visita do novo sedã asiático. A parte frontal do carro ainda é marcada pelo capô acentuado e pela tomada de ar inferior, que abriga um facho em LEDs nas extremidades.
Na lateral, nada de muito extravagancia. Como aqui o assunto é “carro de patrão”, Schreyer não abusou muito das linhas laterais do Kia K9 e aplicou um desenho mais clássico no modelo, como as janelas com pontas arredondadas. Os retrovisores adotaram repetidores de seta em formato de “C”, método parecido com os dos carros da Mercedes-Benz. Já na traseira, o destaque vai para as lanternas volumosas (também em LEDs), que são cortadas por um grosso friso cromado, que lembra alguns carros da BMW.
O interior, por sua vez, não foi revelado. A gama de motorização não teve nenhum detalhe revelado pela Kia, mas é certo que o K9 usará os blocos que equipam o Hyundai Genesis, modelo que compartilha a plataforma com o Kia. O primo também sul-coreano vem equipado com um motor 3.8 V6 que desenvolve 338 cv de potência máxima, e tem transmissão automática de seis velocidades. Além dele, há outros propulsores mais potentes, V8 com transmissão automática de oito marchas: o 4.6 litros de 390 cv e o recém-chegado 5.0 de 441 cv e torque máximo de 52 kgfm.
Todos os detalhes deverão ser revelados apenas no Salão do Automóvel de Genebra, aonde o Kia K9 fará sua estreia mundial.
Muito bonito o carro, com muitos acessório e provavelmente um preço bem mais acessíveis que seus rivais.
Estou boquiaberto! A Kia vai competir com a BMW e Audi, a Hyundai (Genesis) vai competir com a Mercedes-Benz.
Essa frente tem um quê de BMW.
Se atingirão os Alemães eu não sei… Mas que os Lexus estão na mira dele, não tenho dúvidas!!!
Há anos atrás, um dos executivos da Toyota disse não temer os Americanos ou Japoneses e sim os Coreanos!!! Isso mostra que os Japoneses, mesmo de olhos mais fechados, enchergam longe!