A moda do momento entre os carros de luxo são os faróis com leds auxiliares. A Citroën não poderia ficar de fora, tanto que acaba de introduzir a tecnologia das lâmpadas de longa durabilidade na linha 2012 do elegante C5 em sua segunda geração. A novidade acaba de ser lançada na Europa e não deve demorar a chegar ao Brasil, já que a configuração anterior foi substituída pela série atualizada. A divisão nacional da marca dos chevrons, porém, ainda não tem previsão de quando o modelo desembarca por aqui.
Além dos leds, a Citroën também aplicou mais detalhes cromados na cabine e alterou o desenho das rodas aro 17″ que vem no C5. O consumidor europeu ainda pode optar pelo carro impulsionado pelo novo motor 2.2 HDI (turbodiesel) de 110 cv ou 150 cv. Segundo a Citroën, o bloco recém-introduzido (desenvolvido em parceria com a BMW) pode registrar médias de consumo de até 21 km/l. No Brasil, o C5 nas versões sedã e Tourer (perua) é oferecido somente com o motor 2.0 de 143 associado ao câmbio automático sequencial de 4 marchas, configuração ainda disponível na linha 2012.
Lindo carro, mas precisaria de um preço mais agressivo no Brasil para se tornar mais competitivo.
Ricardo, já existem faróis principais de leds, alguns modelos elétricos e utilitários tem, e as forças armadas americanas usam.
Acho o C5 um belíssimo carro, assim como o C4 Picasso – design sensacional. Uma pena a Citroën não equipar seus veículos com motores (merecidamente) melhores. Câmbio de 4 marchas? Desse jeito parece carro de brinquedo…
@John
Na Europa a Citroen disponibiliza outras opções de motorização, inclusive algumas interessantíssimas a Diesel. Porém se tornam inviáveis pelas estúpidas legislações brasileiras, que taxam tamanho e não eficiência de motor.
O motor V6 tá fazendo muita falta
Como dizem lá em Portugal: é um carro com olheiras luminosas. Moda passageira, será que chega no Brasil (carros nacionais)? Vai ficar esquisito um Vectra com "olheiras luminosas"… aqui a moda á farol de um canhão só (tosco, pobre, ilumina mal)…
@Eduardo Cl
Faz mesmo. O 2.0 é brilhante, mas esse câmbio (se for o mesmo utilizado em toda a família, o famigerado "Porsche System") é dor de cabeça certa!
Quanto às lâmpadas LEDs em alguns países membros da UE, é obrigatório o que eles chamam DRL (Daylight Running Lights) que são luzes que ficam acesas todo o tempo para facilitar a identificação do veículo. Como os LEDs têm alto brilho, alta eficiência energética e vida útil ampla, os fabricantes estão cada vez mais adotando este recurso e lançando mão de soluções estéticas bastante atraentes.
farol de LED vai virar carne de vaca assim como aquela faixinha cromada na tampa do porta-malas. No começo era coisa de Mercedes ou equivalente, mas hj até Logan e Prisma possuem….
Todo mundo acha bonito pq é novidade, mas depois a graça acaba.
@Rodrigo
Essas DRL não precisam ser de LED, o Lincon Town Car tem esse equipamento como opcional e apenas o farol baixo fica aceso quando o carro esta ligado
@Eduardo Cl
Como informei, não é obrigatório, mas como a durabilidade de um LED é cerca de 1000x maior que uma lâmpada comum, justifica a aplicação.
@Rodrigo
Os diodos tem muitas vantagens. Em termos de iluminação, são superiores as lâmpadas halógenas, mas não tão potentes quanto as de xenônio. Em termos de durabilidade são superiores inclusive aos HID, pois continuam funcionando mesmo depois de levar bala – motivo de serem usadas nos veículos das forças armadas americanas.
@Rodrigo
Eu já sabia disso, mas por que todos os carros não vem com DRL's ? É um item relativamente barato que aumentaria a segurança nas ruas e estradas
@Eduardo Cl
Bom, não sou especialista no assunto, portanto recorri ao Sto. Google:
http://en.wikipedia.org/wiki/Daytime_running_lamp
Pelo que entendi o DRL é mais antigo do que pensava, embora não fosse obrigado desde o princípio. Atualmente é permitido em toda Europa e América do Norte, sendo obrigatório somente nos países Escandinavos, Russia e Canadá. Acredito que em pouco tempo, com a adoção da tecnologia LED isso se amplie ainda mais, por ser um fator de segurança e estético também, aliado ao fato de que o LED vem se tornando cada vez mais popular no meio automotivo, reduzindo seu custo.
Uma coisa é fato: andar com luzes dianteiras ligadas contribui significativamente para a visualização do veículo por outro que venha em sentido contrário. Tanto é que viaturas de polícia, militares, ambulâncias, bombeiros, etc. são orientados a sempre andar com os faróis acesos durante o dia, podem reparar…
Já existe à venda aqui no Brasil o DRL em LED da Philips, embora não seja tão barato, mas pra quem quiser instalar em um carro que não o possua originalmente tem esta opção…
<blockquote cite="#commentbody-31727">
Rodrigo :
@Eduardo Cl
Bom, não sou especialista no assunto, portanto recorri ao Sto. Google:
http://en.wikipedia.org/wiki/Daytime_running_lamp
Uma coisa é fato: andar com luzes dianteiras ligadas contribui significativamente para a visualização do veículo por outro que venha em sentido contrário.
Existe um outro motivo – aumentar a visibilidade para os pedestres, que podem enxergar os veículos à maior distância.
V6 e 2.4,esse C5 é de mais é porraço mais o preço afasta os consumidores do carro pra que que vc vai pagar 115,120 mil num carro 2.0 se vc pode pegar um 2.4 ou V6 por um preço menor como no Sonata,Azera,fusion etcssss.