A General Motors criou um clima de expectativa para anunciar hoje que o Volt será capaz de rodar 97,7 km com apenas um litro de combustível. O cálculo é confuso e um tanto marqueteiro. O símbolo, por exemplo, é essa imagem de fundo verde com o número 230 seguido da sigla MPG.
Explicamos: são 230 milhas por galão, o equivalente a 97,7 km/l. Mas o Volt não é elétrico? Pois é, mas para carregar suas baterias em movimento existirá um motor flex. Quanto menos ele for usado, mais o carro renderá.
Daí a GM chegou ao seguinte cálculo: de acordo com uma metodologia do governo americano, os motoristas do país não rodam mais que 40 milhas por dia (64 km). Ou seja, não precisarão acionar o motor flex em seus trajetos. Contas feitas, eis o número mágico…
Piada de mau gosto – é o que o Volt demonstrou ser até agora.
A GM usou-se da matemágica para chegar nesse número cabalístico de 230 MPG.
Faremos a conta em milhas por galão e depois converteremos para km/l, onde 1 milha tem 1,6 Km e 1 galão = 3,78 litros
O veículo possui uma bateria capaz de movimentá-lo com o motor de combustão desligado por até 40 milhas (64 Km) desde que 100% carregada, desde que em baixas velocidades e com faróis e a/c desligados.
Segundo pesquisas 78% dos motoristas conduzem menos de 40 milhas por o dia;
Carreguemos as baterias até 100% – em uma noite a carga é feita sem problemas em uma tomada comum;
Iniciamos o ciclo urbano até que o motor a combustão ligue e inicie o ciclo de recarga em baixa rotação. As primeiras 40 milhas são rodadas sem consumo de gasolina, apenas gasta-se a carga de bateria. A partir daí o motor liga na função de auto manutenção da carga e passa a manter as baterias por mais 11 milhas com um consumo de 50 milhas por galão (21 km/l). Como rodaremos apenas 11 milhas, gastaremos 0,22 galões.
Se considerarmos que rodamos as 51 milhas usando apenas a gasolina para as 11 milhas onde o motor foi ligado em baixa rotação, teremos 50 milhas gastando 0,22 galões, ou seja cerca de 230 milhas por galão, ou 97 Km/l.
Se considerarmos que não rodaremos mais de 51 milhas antes de carregar por toda a noite as baterias e considerando que temos uma geração própria de eletricidade a custo zero em nossa casa, o consumo é realmente impressionante.
Se rodarmos mais de 51 milhas, ligarmos o A/C ou em velocidades rodoviárias, o motor terá que operar em rotação normal. Isso gera um consumo na cidade de 11.04 milhas por galão e estrada é 10.26 milhas/galão. Ou seja, pouco mais de 4,0 Km/l de gasolina.
Como 2+2 = 5, Simples não é?
Antes que me xinguem, chamando de inventor etc etc etc, como fizeram em outro site, todos os dados, cosumo, kms e contas foram tirados do próprio site do volt da GM!
bom, esta façanha pode ser sim realizada, como mostra as contas feitas acima.. mas tem que lembrar que A ENERGIA DA SUA CASA também será gasta sempre que recarregar o carro. (claro que é mais barato que gasolina, mas ainda assim, é um custo).