Após quase 17 anos sem nenhuma reformulação profunda, finalmente a nova geração da Blazer foi lançada. A Chevrolet apresentou nesta quarta-feira (21) a versão de produção da Trailblazer, mostrada como conceito em Dubai. Com a nova Blazer, a marca norte-americana terá uma turma completa para enfrentar os utilitários da Toyota (leia-se Hilux e SW4). E assim como acontece na picape S10 (Colorado em alguns países), a nova Trailblazer tem visual atual, interior bem desenhado e motorização de ponta.
Desenhada pelo estúdio de design da marca no Brasil, sediado em São Caetano do Sul (SP), a nova Chevrolet Trailblazer fará sua primeira parição mundial ao público no Salão de Bancoc, na Tailândia, a partir da próxima segunda-feira, 26. No mercado tailandês, as vendas do novo utilitário-esportivo terão início em junho. Meses depois o automóvel fará sua estreia nos demais países do mundo, que inclui o Brasil.
Do conceito, praticamente todos os traços foram mantidos. A dianteira é praticamente igual ao da picape S10, com destaque para a ampla grade dividida pela gravatinha dourada da Chevrolet e com acabamento em cromado. Os faróis tem duplo canhão de luz e opção de iluminação halógena. Diferente do conceito há faróis de neblina tradicionais no lugar do filete de LEDs diurnos. Na lateral, a Trailblazer exibe vincos marcantes nas extremidades da terceira janela, que segue o desenho do vidro traseiro.
Visto de traseira, o principal destaque é as lanternas, de formato retangular, com iluminação em LEDs. Por dentro, o SUV repete o desenho moderno da nova picape, com destaque para o painel de instrumentos do tipo “dual cockpit”, que foi inspirado no do Camaro. O console central também é igual ao da S10, com comandos dispostos em elementos circulares. No modelo das fotos, o acabamento era uma mescla de preto com bege.
A nova Chevroelt Trailblazer também se sobressai pelo conjunto mecânico. O modelo estreia a nova linha de motores Duramax, com dois propulsores de 2.5 e 2.8 litros de cilindrada, ambos com quatro cilindros em linha. O primeiro rende 150 cv de potência e um torque de 35,7 kgfm. O segundo, mais forte e que será reservado para a versão LTZ (a LT também será oferecida), utiliza turbo de geometria variável e rende 180 cv e pesados 47,9 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades.
Dados de desempenho não foram revelados pela GM. O utilitário será oferecido em configuração para sete passageiros, sendo que as duas últimas fileiras de banco podem ser rebatidas, permitindo uma acomodação de objetos de maior porte no porta-malas.
A GM ressalta a robusta estrutura em longarina do modelo, que o deixa com desempenho e conforto semelhante à de carros de passeio, graças também, por exemplo, da suspensão traseira com braços múltiplos. Entre os equipamentos de segurança, a nova Trailblazer traz freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, assistente de saída em ladeiras, dentre vários outros.