A Chery inaugurou nesta terça-feira (19) a pedra fundamental da sua primeira fábrica fora da China (já que as outras 12 unidades fabris fora do país asiático operam em regime de CKD). A planta em Jacareí (SP) será instalada em um terreno de 1 milhão m² e a promessa é entregar seu primeiro exemplar brasileiro em setembro de 2013. A previsão inicial é de 50 a 60 mil veículos anuais. Já a partir de 2014 a capacidade deverá saltar para cerca de 160 mil unidades.
Inicialmente, o plano é produzir dois automóveis, sendo um hatch e outro sedã, limitando-se a quatro modelos. De acordo com Luis Curi, CEO da Chery do Brasil, os carros ainda têm sua plataforma em desenvolvimento. Um deles será baseado no Fulwin, ou A13, porém, os dois nomes estão descartados para o modelo brasileiro.
Um desses quatro automóveis se posicionará entre QQ e Face, enquanto o outro terá faixa de preço acima do Face. Mas pelo o que se sabe, apesar dos modelos serem fabricados no Brasil, a Chery não irá “depenar” os veículos, ou seja, continuará com o baixo preço e a lista de equipamentos, por enquanto.
O investimento total da fábrica brasileira da Chery será de US$ 400 milhões (cerca de 630 milhões de reais), vindo da matriz da marca e do Banco de Desenvolvimento Chinês. Além da fábrica, um centro tecnológico também está nos planos da marca.
São previstos 1.200 novos empregos inicialmente e mais 4.000 quando a planta da Chery no Brasil entrar em funcionamento. Em outubro, a empresa lançará o S18, que se posicionará acima do QQ e será o primeiro automóvel chinês no Brasil a ter a tecnologia bicombustível.
Eles tem que começar a melhorar é a montagem da parte interna dos seus modelos.
No mais, é uma boa notícia pelo menos gera empregos e renda. Já sobre os preços, eu esperarei para ver daqui alguns anos se os chineses já com fábricas no Brasil manterão seus preços competitivos ou se igualarão-se aos demais.
Ue, segundo a anfavea importar não é melhor que produzir? Pq tanta fabrica no Brasil?? Engana que eu gosto…
trabalho num bairro industrial de Curitiba. O que o pessoal aqui em volta está fazendo é importar tudo da China (já com a embalagem em português) e colando um adesivo em cima com o nome da empresa brasileira e, em alguns casos, até um "made in brazil". Não duvido nem um pingo que essa fábrica da Cherry utilize esse mesmo "super CKD" com todas as peças chinesas (excluindo uma bugiganga ou outra, como pneus, baterias e vidros).
Se analisarmos o tempo que os japoneses demoram para aperfeiçoar seus carros, demoraram muito mais que os chineses e coreanos, eles estão evoluindo muito mais rápido do que os japoneses evoluíram, entao bem vindo chery.
com eles aqui, as mondadoras internas vao ter que reduzir seus preços.
Rafa: tomara mesmo, os preços estão ridículos e chega-se ao cúmulo de encontrarmos revistas escrevendo em seus guias de "melhor compra 2011" que um City é a melhor escolha e que finalmente ele encontrou o preço correto pois está sendo comercializado na versão básica LX por R$ 56 mil (e ainda sem ABS)em vez dos R$ 57 da tabela.
Pois é…
De muito pouco adianta uma fábrica no Brasil se os preços não caírem. Também quero só ver se daqui há alguns anos os chineses vão estar custando os olhos da cara, como os coreanos…
QUE VENHAM OS CHINLINGS!
Em breve: carros chineses no padrão brasileiro, ou seja: mal construídos, pelados e cheios de opcionais e caros. Sei lá, acho que existe uma "mandinga" aqui no Brasil, todas as fábricas de automóveis que se instalam aqui fazem cada porquice e cada palhaçada com o consumidor. That's the brazilian way!
O fato é que com essa "pedra fundamental" a chery já terá uma redução nos impostos de importação, o que poderia gerar preços ainda mais agressivos dos carros que importam hoje, porém acredito é que vão manter os preços e aproveitar desse abatimento em impostos para aumentar a margem. Um fato antigo, sobre aproveitar essa redução foi feito pela Asia Motors, que também teve uma "pedra fundamental" mas nunca chegou a inaugurar uma fábrica e produzir por aqui… ou seja, nesse caso o governo ficou com o "prejuizo" da redução dos impostos, que é concedida para quem tem fabrica no país.
Taí:
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/chery-qq…
Mais um que esteve tendo uma conversa ao pé douvido com o
Sr. Belini, não é mesmo sr. Curi ??
É…consumidor brasileiro sofre…e pelo andar da carruagem vai continuar sofrendo por um bom tempo !