Sem dúvida, é uma pena e revela como o Brasil virou terra de ninguém no setor automobilístico. Além de produzir carros ultrapassados e caros, vemos os importados chegando aqui a preços competitivos mesmo pagando absurdos em matéria de impostos. Agora essa situação fez mais uma vítima, a Chamonix, pequena fábrica de réplicas de Porsche que precisou suspender suas atividades.
Considerada a melhor réplica dos clássicos Porsche 356 e 550, a empresa foi obrigada a parar por causa dos altos custos e da concorrência de modelos compacto premium, segundo disse seu presidente, Newton Masteguin, em comunicado divulgado recentemente.
Masteguin explicou que a produção do Chamonix acaba ficando muito cara por causa dos impostos e da matéria-prima já que não conta com a facilidade obtida pelas grandes montadoras. Além disso, o câmbio valorizado tornou seu produto fora da realidade para o público que aprecia seu trabalho, ou seja, os clientes de outros países.
E mais uma iniciativa nacional vai por água abaixo no 4º maior mercado de automóveis do mundo…
É uma pena mesmo. Já dirigi um e é uma experiência muito bacana, de guiar um carro novo mas a moda antiga. O preço era extratosférico! Mas a culpa principal é realmente o câmbio, pois mais de 70% dos Chamonix eram exportados.
Por que os brasileiros não gostam dos nosso carros genuinamente nacionais, como o Gurgel e as réplicas da Chamonix ? As duas empresas faziam ótimos carros que não eram comprados porque o povão falava que era ruim e preferi comprar um carro alemão ou americano, ta acontecendo a mesma coisa com os filmes nacionais, ja vi muita gente falar que não gosta de filme nacional e ta assistindo Greys Anatomy no lugar das nossas novelas e series.
Nos temos que valorizar os produtos nacionais e parar de ser enganados pelas grandes empresas que só pensam no lucro
o maior mercado da Chamonix era o de exportação para os Estados Unidos. Com a crise lá, os compradores devem ter sumido, visto que no Brasil nunca vendeu muito mesmo…
O Chamonix é legal, mas ver novela e andar de Gurgel ninguém merece… Falando sério agora, todas as industrias automobilisticas do mundo são ou já foram ajudadas pelos governos de seus países. No Brasil infelizmente política só é sinônimo de robalheira e parternalismo eleitoral.
O Chamonix é legal, mas ver novela e andar de Gurgel ninguém merece… Falando sério agora, todas as industrias automobilisticas do mundo são ou já foram ajudadas pelos governos de seus países. No Brasil infelizmente política só é sinônimo de robalheira e paternalismo eleitoral.
Paternalismo, correção.
Concorrência de compactos premium… no Japão? Nos Eua? A Chamonix está parando por vender pouco, não aqui, mas lá fora. Não conheço a gestão da Chamonix, eles precisavam inovar e se adaptar ao mercado – principalmente uma empresa exportadora, é importante para o país.
O vergonhoso nessa história toda é que viramos uma potência… de bananas. Não temos veículos de qualidade sendo produzidos aqui, só refugo de quinto mundo – que custam preços extratosféricos – no 4o maior mercado de automóveis!
Até quando?
Até quando?
quando pararmos de exigir tão pouco das montadoras e parar de comprar esse refugos.
A crise americana decretou o fim da Chamonix,mas com um governo como o que temos,as empresas automobilísticas genuinamente nacionais,persistem sobrevivendo de teimosas ou por amor ao ideal.É lamentavel!
Se eu tivesse 90 mil eu compraria um Chaminix S90 vermelho igual ao da foto e usaria ele no dia a dia, parece ser bem mais interessasnte que passear num Azera ou Fusion.
Achei esse video do program Limite do ESPN Brasil falando sobre os Chamonix, se alguem se interessar, assiste aí:
http://espnbrasil.terra.com.br/limite/video/69153…
@Eduardo Cl
Qual porcentagem da produção de filmes nacionais não tem o dedo da Globo, seus atores e atrizes (a maioria deles, péssimos por sinal), palavrões, nudez e sexo (sem propósito) ? Uns 5 % ?
Nesse caso, o melhor é partir para um filme ou uma série americana ou européia mesmo, desde que boa, óbvio ou ler um livro.
Eu me equivoquei na parte em que eu falei dos filmes, series e novelas, é tudo feito pela GM televisiva. Mas quanto aos carros, nos tinhamos belos foras de serie com o Puma, Bianco, Miura, Hofsteter, Santa Matilde e o Lobini (que foi elogiado no exterior). Se alguem tivesse a iniciativa de criar uma montadora nacional, com certeza nossos carros subiriam de nivel, aqui nos temos ótimos designers (Irmão do Décio) e vários engenheiros com boas idéias que so precisam de iniciativa ou dinheiro para realizar os seus projetos. Se nos tivesemos uma montadora naciona, os seus carros seriam melhor que os chineses, sem duvida
Alguem se lembra desse post do Blogauto
http://www.blogauto.com.br/esta-na-hora-de-o-bras…