Essa notícia pode virar uma senhora bomba. A jornalista Sonia Racy revela hoje em seu blog que o acordo de isenção de tarifas de importação para veículos entre Brasil e México pode ser interrompido. A razão seria o fato de o real estar tão valorizado que os veículos mexicanos ficaram baratos e os brasileiros, muito caros. Resultado: uma avalanche de modelos vindos de lá e quase nada saindo daqui.
Como agora até compacto está vindo do México – March e Versa – a balança deve ter ficado bem mais desfavorável. Se ocorrer mesmo um rompimento, será trágico para algumas marcas, sem falar no setor automobilístico mexicano. Modelos como o Fusion, CR-V, Sentra, Tiida, Jetta, 500, Journey, Captiva além dos já citados Nissan acima passariam a pagar 35% de importação, como outros modelos de países sem acordo. Sabe-se lá se não passariam também a recolher os 30 pontos percentuais a mais estabelecidos pelo governo já que deixariam de fazer parte do pacote de benefícios decretado pelo governo brasileiro.
Como a medida atinge a “turma da Anfavea” certamente teremos pressão da parte dela e como ela já mostrou que manda lá em Brasília, difícil ver um cenário desse ocorrer. Mas só de pensar já dá calafrios.
A Lucro Fácil S/A vai entrar em ação, com certeza.
Quando o governo aumento o IPI era praticamente um presente pro México, tanto que várias novas fábricas foram anunciadas lá, tava achando estranho mesmo.. Mas ainda acho que isso é só pra fazer uma pressão e conseguirem um acordo.
Eu entendo a importancia de uma medida dessas para proteger o nosso mercado, mas o que adianta só fazer isso e não melhorar as estradas por exemplo, entre outras medidas, pra diminuir o custo de produção interno…
Claro q nossos governantes soh pensam nos impostos e claro nos bolsos deles!!!
Agora estao orgulhosos do governo desse pais de merda? Sem direito ao brasileiro meio para comprar nada, cada dia tudo mais caro e de pior qualidade.
Demorou!
Esse lance de aumento para importados e Argentinos, Mexicanos e Chilenos serem considerado nacionais está errado! Se eu fosse CEO de uma multinacional, não pensaria duas vezes… Abriria um fábrica num desses países!
Mais barato de fabricar, menos impostos e com venda a preço de ouro no Brasil!!! Alémdo fato de poder abastecer o mercado Norte Americano com produtos semelhantes a custos de logística "Bem inferiores"!
Se 3/4 das importações vem do Mexico e Mercosul, não faria sentido barrar apenas os coreanos e chineses que são minoria, pra manter ou até ampliar (por conta dos compactos da Nissan citados) a importaçao dos Mexicanos. Pelo menos essa palhaçada faz sentido. Mas que é uma grande merda isso é.
Não consigo compreender a cabeça dos nossos governantes.
Essa desvalorização das nossas exportações em relação às importações com os carros mexicanos era quase que inevitável, senão lógica, em face da medida incompetente que o Mantega, Dilma, Pimentel e equipe econômica em geral fez com o Brasil ao aumentar o IPI dos importados e manter a isenção com os carros do mercosul e México.
Vamos ser sensatos, o México e perto dos EUA, tem mão de obra barata como nós temos, mas não tem a carga tributária pesada e moralmente criminosa que impera aqui. A Argentina tem mão de obra barata, menores impostos, estradas melhores que as nossas e população com nível educacional um pouco melhor.É mais perto dos países andinos e também faz divisa com Brasil, com quem também tem, como o México, contrato de isençâo de impostos. É lógico que as empresas vão procurar instalar suas fábricas nesses países e manter uma produção barata aqui só para continuar com a categoria de montadora nacional.
No que o governo estava pensando?…
Será que ele não tinha outra alternativa?…
Tinha que fechar mais o mercado que estava se abrindo desde a década de 90 e estava melhorando em qualidade e preço graças principalmente à concorrência.
SErá que não se poderia investir na produção nacional com isenção de impostos para quem produzisse aqui, investir em estradas, que aliás verba para isso tem que é o IPVA, melhorar e cobrar mais em qualidade de produção e segurança dos nossos carros ao invés de aumentar impostos para depois se dar isenção como se fez.
Na verdade foi uma medida truculenta e sem estudo prévio. E principalmente imposta pelo Executivo, passando por cima de contratos previamente estabelecidos e atropelando os outros Poderes da União. Que viram calados sem fazer nada.
Estamos em dias difíceis e para piorar não temos um Governo preparado tecnicamente para enfrentá-los e com uma oposição cega, surda, muda e manca pois não sabe ser oposição.
NOssa mídia apoia essa putaria por converniÊncia e assim o País se prepara para mais um paredão do BBB, carnaval, futebol, fogueira dos milagres na tv e coisa e tal…
Viva o Brasil.
Adeus Golf G7, serão mais 10 anos de Golf G4.
Acho que eles nao romperão este acordo não.
Comanche, bate na madeira 3 000 vezes!!!!!!
O Governo dos Petralhas, agora tentarão fazer acordo comercial com Cuba, irão importar os carros cubanos, já que a gilma foi até Cuba para tratar diretamente do assunto.
Quem tem os seguros carros de ferro maciço cubanos, não precisam de airbags dos carros mexicanos, e cuba precisa muito mais da mão de obra empregada do que o México.
Já estou até pensando em abrir uma concessionária de carros Cubanos fabricados em 1957 a 1962.
Só não darei garantia.
@Fernando Meier,
Rssss, quanto a bater na madeira. Mas se pensarmos com a lógica, mesmo que acreditando ser mais uma pressão dos petralhas ao governo mexicano para inverter o atual quadro, já que o Brasil está em déficit com eles desde 2008, pois a partir dessa data mais importamos do que exportamos ao México, se analisarmos friamente, é irreal tratar o México como irmão e privilegiar um país que não aceita o visto de viagem do brasileiro sem análise criteriosa, mas o aceita se no passaporte tiver o visto americano. Ou seja, basta o Eua aceitar que o México aceita, se o Eua recusar o México recusa e se não houver pedido de concessão ao visto americano os pedidos ao México são bastante burocráticos, isto tudo num país que tem tantos extermínios e depois do Iraque/Afganistão é o 3º país do planeta considerado mais perigoso para a imprensa mundial.
Eu que sou contra qualquer tributação excessiva, penso que o acordo só está atraindo industrias automotivas, pela logística para os Eua e pela isenção ao Brasil, o que é lamentável.
Precisaria organizar o Imposto de Importação e também o IPI, não cobrar as absurdas taxas do II e do IPI, mas também não dar benesses ao México.
O governo está perdido, e um governo perdido pode restringir de um dia para o outro o acordo com o México, mesmo acreditando ser blefe, mas se for verdade, tenha a certeza que o GOLF JÁ ERA.
Enquanto isso, no país do Futebol, o presidente interino da CBF José Maria Marin, ex Vice Governador de SPaulo, ex Governador por curto período, Vereador de SPaulo, Ex Presidente da FPF…dá um vergonhoso exemplo.
A nossa sociedade precisa mudar, afinal ele e muitos outros saíram dela, já que marte não produz políticos. Ou seja, independente de ser político, ele veio da mesma sociedade em que vivemos, uma sociedade com muita podridão.
Se a sociedade brasileira não mudar, não teremos políticos, engenheiros, advogados, médicos, professores, dentistas, flanelinhas, marceneiros, operários, sindicalistas, ongeiros…honestos, pois são todos filhos desta mesma sociedade podre.
Ou a sociedade muda, ou estará tudo dominado.
Vídeo
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/j…
Acabou de ser divulgado uma materia na Exame, que sera cancelado realmente o acordo entre Brasil e mexico. rsrsrsrs agora sim agora sim agora não rsrsrs
concordo com Voce comanche
so daqui 10 anos para começarmos a evoluir. rsrsrs
e agora o q nos consumidores brasileiros vamos comprar??? Kombi, classic etc???
Vamos todos andar de carroças 1.0 peladonas, já que esta é a única opção de carro que vai nos restar.
Até vejo a propaganda…Celta modelo 2038, com novos retrovisores e novo adesivo na porta traseira.
Se preparem para mais edições incríveis do Golf 4 e da Kombi.
Dá vergonha de ser brasileiro – já não basta prédio desabando e bueiro explodindo, agora teremos os piores e mais caros carros do mundo por vários anos pela frente.
Aqui só tem lixo e porcarias, com marcas européias em veículos de segunda.
Enquanto lá fora ESP é obrigatório até mesmo para veículos de passeio, aqui a Toyota com muita CARA-DE-PAU coloca ESP somente na Hilux top, e os outros fabricantes são igualmente picaretas.
Estamos morando em uma ilha de imoralidade.
Salve-se quem puder!
Gente, calma. Vai continuar tudos como antes. Esses caras vão fazer apenas ajustes. Mexe e remexe fica igual.