Você certamente se depara com um veículo de tonalidade branca toda vez que sai na rua. E não é para menos: o branco se posicionou como a cor número 1 entre os consumidores no mercado mundial. De acordo com dados divulgados pela Axalta Coating Systems, líder global em fornecimento de revestimentos líquidos e em pó; tal tonalidade superou o preto com 16% e o cinza e o prata empatados com 11% como a cor de preferência de carros do mundo em 2017.
Ainda de acordo com relatório da empresa, houve uma tendência por cores peroladas e brilhantes para carros de luxo. Tons de branco perolado registraram um crescimento de 4% no ano anterior. O branco é a cor preferida em continentes como Ásia (52%) e também na Rússia, com 32% dos carros vendidos. Já na América do Sul, o cinza passou a se posicionar como a cor preferida dos consumidores, passando de 8% para 11%.
“Com seu apelo moderno, o branco continua a ser o mais vendido do mundo”; disse Nancy Lockhart, Gerente Global de Cores da Axalta. “Brancos perolados ganharam 4% em popularidade este ano; já que essa cor é usada em todos os segmentos de veículos e é amplamente utilizado no Japão. No geral, cores vivas e brilhantes continuam a ganhar força e vemos cinza claro e tons de azul claros a médios atraindo mais atenção do mercado”.
Além disso, na África, o cinza cresceu e chegou a 11 por cento. Na Europa, esta tonalidade também é a mais pedida, com 20% das vendas. Na América do Norte, o azul ganhou popularidade, em especial em carros compactos e esportivos; com crescimento de 6% em relação a 2016 e chegando a 16 por cento no total.
“Cores de veículos evoluem com o passar tempo”, afirma Elke Dirks, Designer de Cores para OEM da Axalta para Europa; Oriente Médio e África. “Recentemente, o azul vem se destacando em tons que variam de cintilantes fortes a metálicos claros; e o cinza está aparecendo como a próxima cor neutra”, completa.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.