A Bosch está oferecendo em Berlim, na Alemanha, um novo serviço de compartilhamento de scooters elétricos. A novidade está sendo disponibilizada pela Coup, subsidiária da empresa alemã, com direito a uma frota de duzentos scooters conectados e elétricos produzidos pela Gogoro, marca líder em scooters, que poderão ser localizados, reservados e usados a qualquer momento pelos clientes e, depois que chegarem ao destino, poderão deixar a motocicleta em pontos determinados.
“A Coup quer ajudar a superar o desafio da mobilidade urbana”, ressalta Heyn. Especialmente a geração mais jovem que demanda por mobilidade e flexibilidade, possuir um carro não é visto mais como necessário. “Os requisitos e as demandas da mobilidade elétrica estão em transição e a Bosch quer moldar essas mudanças com suas próprias soluções e serviços”, completa o executivo.
De acordo com o divulgado, estão sendo desenvolvidas novas soluções conectadas para gerenciamento de vagas de estacionamento, gestão de frota baseada na nuvem e assistentes de mobilidade em aplicativos que suportam o uso multimodal de diferentes tipos de transporte.
Os scooters elétricos eScooter da Coup estão disponíveis, pelo menos de início, em bairros de Berlim como Mittle, Prenzlauer Berg, Friedrichshain e Kreuzberg. Os modelos têm velocidade máxima de 45 km/h e autonomia de cerca de 100 km podem ser pilotados por qualquer pessoa com mais de 21 anos, com licença para dirigir carro ou moto.
O preço é baseado em uma taxa fixa que cobra de 3 euros por 30 minutos ou 20 euros para o dia inteiro. O serviço é acessado via um aplicativo de acompanhamento, cuja interface intuitiva facilita localizar, agendar e pagar por um scooter. Até mesmo a abertura do compartimento do capacete é controlada pelo smartphone, o qual está conectado no eScooter via Bluetooth.