A Bosch está comemorando os 10 anos do início da produção do sistema de freios ABS no território brasileiro. O sistema é utilizado em automóveis e motocicletas e consegue impedir o travamento das rodas durante frenagens mais bruscas; e pelo menos neste caso equipa automóveis e motocicletas. Nesta uma década, a marca já produziu mais de seis milhões de unidades do dispositivo no País.
O sistema de freios ABS, que inclusive é obrigatório em todos os automóveis zero quilômetro comercializados no mercado nacional; consegue diminuir até 37% o risco de acidentes fatais, de acordo com um estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS). Com ele, o motorista consegue ter total controle do volante e poder desviar de obstáculos numa frenagem.
Outro item de segurança produzido pela Bosch por aqui é o controle eletrônico de estabilidade (ESP); que sai da linha de produção nacional desde 2015. A tecnologia aumenta a segurança nas estradas, sobretudo em pisos escorregadios; já que consegue manter o veículo seguro ao fazer uma curva em alta velocidade ou desvio de emergência.
Com o ESP, 80% dos acidentes causados por derrapagens podem ser evitados. As Nações Unidas consideram a tecnologia uma das maneiras mais eficientes de reagir contra o crescente número de mortes nas estradas. Por isso, cada vez mais países estão exigindo que os automóveis novos saiam da fábrica com o sistema como equipamento padrão.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Vale lembrar que, além dos automóveis, as motocicletas também oferecerão em breve o sistema de freios ABS de série (atualmente boa parte dos modelos já contam com o dispositivo). O recurso será obrigatório em todas as motos oferecidas por aqui a partir de 2019. A regra vai valer somente para modelos com mais de 300 cc. Os exemplares com menos de 300 cc poderão ter ABS ou CBS (sistema de freios combinados).
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.