A BMW inaugurou recentemente a sua primeira fábrica no continente sul-americano. Localizada em Araquari (SC), a fábrica iniciou suas operações com a produção do sedã BMW Série 3, que inclusive já está disponível na rede de concessionárias. O projeto é fruto de um investimento de 200 milhões de euros (cerca de R$ 600 milhões) e tem capacidade para produzir até 32 mil unidades por ano. Até o momento, 500 colaboradores já foram admitidos, mas a marca prevê a contratação de 1.300 profissionais, e a geração de 2.500 vagas indiretas, incluindo fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.
O terreno da fábrica da BMW, a 30ª da marca no mundo, conta com uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 500 mil metros quadrados de área pavimentada, com direito a atividades de montagem, carroceria/soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.
“A nova unidade produtiva no Brasil será um elemento importante em nossa rede internacional de produção e terá uma contribuição significativa para o crescimento lucrativo e sustentável do BMW Group. Nosso princípio estratégico de que a produção segue a demanda de mercado já se mostrou muito efetivo em países como EUA e China e também assegurará o sucesso de nosso negócio no Brasil”, disse Harald Krüger, membro do Conselho Administrativo da BMW AG.
O BMW Série 3 nacional segue a mesma linha do modelo importado até então da Alemanha, com o mesmo nível de acabamento (de acordo com a empresa), versões e motores, estes com tecnologia ActiveFlex. Até os preços são os mesmos.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Outro modelo que já está sendo fabricado em solo brasileiro é o X1, que vai começar a ser oferecido no mercado no primeiro trimestre de 2015, nas versões X1sDrive20i, X1sDrive20i GP e X1sDrive20i GP Teto (todas equipadas com a tecnologia ActiveFlex). Assim como o sedã, o utilitário-esportivo não deverá sofrer reduções de preços.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.