Um dos carros mais desejados da linha da fabricante alemã, o BMW M5 está atualmente em sua sexta geração. O modelo foi lançado originalmente como um sedã esportivo, mas em algumas de suas gerações foi ofertado também na carroceria perua. Há mais de três décadas, o automóvel segue fazendo sucesso. Confira abaixo os detalhes das seis versões do M5.
BMW M5 E28 – 1985 a 1987
A primeira geração do BMW M5 foi lançada em 1985, com direito a um motor 3.5 litros de seis cilindros em linha e 24 válvulas; capaz de desenvolver 286 cavalos de potência e 34,7 kgfm de torque, a 4.500 rpm. Este propulsor era acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. O modelo conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e atingir velocidade máxima de 245 km/h. Com esses números, o primeiro modelo se posicionava na época como o sedã de produção mais rápido do mundo.
BMW M5 E34 – 1988 a 1995
A segunda geração do BMW estreou três anos após a chegada da primeira versão e durou por sete anos; inclusive com direito a uma versão perua (limitada a 900 unidades) e também a importação oficial no Brasil. Este modelo contava com um motor de 3.6 litros, que rendia 315 cv e 36,7 kgfm; também com o câmbio de cinco marchas; capaz de atingir os 100 km/h em 6,4 s e máxima de 250 km/h.
Quatro anos depois, o M5 passou a contar com um 3.8 litros, com potência de 340 cv e torque de 40,8 kgfm; associado a uma nova transmissão de seis velocidades. Com essas novidades, o modelo passou a acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 s e velocidade máxima de 250 km/h (ou 267 km/h sem o limitador eletrônico).
BMW M5 E39 – 1998 a 2003
O ano de 1998 marcou a estreia da terceira versão do BMW M5. O sedã esportivo foi totalmente renovado e adotou um motor 4.9 V8 de 32 válvulas, com 400 cv e 51 kgfm; atrelado ao câmbio manual de seis marchas. O modelo conseguia ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atingir máxima de 250 km/h (ou cerca de 300 km/h sem o limitador eletrônico).
No entanto, a perua M5 Touring foi descontinuada nesta geração.
BMW M5 E60 – 2004 a 2010
Com motor maior, um 5.0 V10, o BMW M5 chegou a sua quarta geração em 2004 e reeditou a perua Touring. O modelo conseguia render 507 cavalos de potência e 53 kgfm de torque; com câmbio manual de seis marchas ou, pela primeira vez, um automatizado SMG de sete marchas. Este carro conseguia ir de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir máxima de 305 km/h com o M Driver Package.
BMW M5 F10 – 2011 a 2016
Descontinuado recentemente, o M5 de quinta geração passou a usar um novo motor 4.4 litros biturbo de oito cilindros; que rendia 560 cv e 69,3 kgfm, com câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. O modelo era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 s e alcançar velocidade máxima de 315 km/h.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
BMW M5 F90 – 2017
Revelado em agosto deste ano, a sexta e atual geração do M5 é a mais insana de todas. O carro usa um 4.4 V8 biturbo, com 608 cv e 76,5 kgfm; atrelado a um câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas. De acordo com a BMW, o esportivo atinge os 100 km/h em 3,4 segundos, os 200 km/h em 11,1 s e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente) ou 305 km/h quando equipado com o pacote M Driver opcional.
Por favor, corrijam: “há mais de trinta décadas”… ou a M5 será o carro mais longevo da história e o primeiro criado, uns 200 anos mais velho do que o Ford T.
Fernando,
Perfeito o comentário, falha nossa, já arrumado.
Obrigado pela mensagem,
Abraços,
Mazzeo