Volkswagen SpaceFox 2011

Teria dito Darwin se tivesse conhecido a indústria automobilística: os carros compactos nascem básicos, mais baratos, aí ganham alguns equipamentos, visual carregado de cromados e viram modelos médios – ao menos no preço. A nova SpaceFox segue o roteiro, mas faz bem o papel de um veículo confortável e com bom espaço.

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Pensando que a perua da Volkswagen custava praticamente o mesmo que a nova (em torno de R$ 50 mil), as mudanças foram oportunas. Como no hatch Fox, o visual fez bem à SpaceFox, até mais que seu irmão menor. A carroceria mais longa e a traseira “mais larga” vestiram bem a nova identidade. Alguns criticaram as lanternas, mas achei coerente, sobretudo porque agora o modelo não apela mais para aquela pintura preta na base do para-choque, recurso para deixá-la menos “vertical”.

Volkswagen SpaceFox 2011

Os detalhes cromados na frente servem para diferenciá-la do Fox, ao menos de perto. No interior, não há diferença. O bonito painel copiado do novo Polo é um alívio perto do paupérrimo desenho anterior, mas a SpaceFox pode vir com bancos de couro opcionais que, no fim, não a deixam mais bonita – a textura do couro é a mesma do plástico dos paineis e porta, dando a impressão que existe apenas um acabamento mais simples.

Para justificar o preço de médio, a Volks colocou vários itens de série na perua como ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, repetidores de setas nos retrovisores e um recurso obrigatório nesse tipo de carro, a trava elétrica da tampa do porta-malas.

 

 

 

 

Volkswagen SpaceFox 2011

 

Firme e previsível

Na estrada, a SpaceFox mostra as mesmas características da família: suspensão firme, motor e câmbio ágeis e fortes e direção precisa. Mas a posição de dirigir é muito alta, mesmo para um modelo que flerta com o conceito minivan. O ajuste de banco não desce o suficiente para que pessoas com 1,80 m ou mais fiquem numa posição mais correta – você enxerga o painel por cima, para se ter uma ideia.

Segundo a VW, a melhora na aerodinâmica causada pela nova frente tornou a perua mais veloz e esperava mais silêncio a bordo, mas a 120 km/h o barulho do vento é alto a ponto de pensarmos que os vidros estavam entreabertos. Talvez seja um problema de isolamento acústico, quem sabe.

Volkswagen SpaceFox 2011

Avaliamos a versão Sportline I-Motion, com o recurso da embreagem automatizada e que custa R$ 57 860, cerca de R$ 8 mil a menos que uma perua média como a Mégane Gran Tour com câmbio automático e motor 2.0. Tudo bem, a Renault já nem é mais fabricada e só resta o estoque na fábrica, mas é quase o preço de um sedã médio. E, em termos de porta-malas, a SpaceFox não é nenhum óasis: são 430 litros que podem subir para 527 litros com o banco corrediço.

É certo que a SpaceFox está num nível acima da Palio Weekend e da 207 SW – seu padrão de acabamento é superior e o espaço interno também -, mas se você procura um modelo familiar compacto é bom pensar também o Honda Fit, que é caro, mas oferece versatilidade sem igual. Agora, se levarmos em conta apenas a beleza, aí a SpaceFox põe no bolso o segmento inteiro.