O sedã Volkswagen Jetta 2016 aposenta o motor 2.0 aspirado da família EA113 e passa a adotar o motor 1.4 TSI de 150 cv nas versões de entrada, a Trendline e intermediária, a Comfortline, que é produzida no Brasil. Já no topo da linha, a Highline, mantém o 2.0 TSI de 211 cv, associado à transmissão automática DSG de seis marchas.
Além do novo motor, o Volkswagen Jetta 2016 passa a contar de série em todas as versões com itens como direção elétrica, controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial e a nova geração de sistemas de infotainment da Volkswagen, capaz de espelhar a tela do celular com a do console central. Outra novidade muito interessante é a oferta da transmissão manual de seis marchas para a versão Trendline.
O Volkswagen Jetta 2016 com o motor 1.4 TSI tem 150 cv na faixa de 5.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 kgfm já disponíveis a 1.500 rpm. Apesar de ter a mesma potência que o Audi A3 Sedan, veja avaliação aqui, o Volkswagen só utiliza gasolina.
O motor 1.4 TSI pode ser combinado à transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática de seis velocidades com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). Independentemente da transmissão, acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança 203 km/h de velocidade máxima.
A versão de entrada Trendline traz o novo sistema de infotainment “Composition Touch” para espelhamento de telefone celular Android pela plataforma MirrorLink. O sistema Composition Touch tem tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 5 polegadas, rádio, leitor de CD e arquivos MP3, Bluetooth e entradas USB, Aux-in e para SD-card.
Já o Comfortline e Highline contam com o “Composition Media”. Essa central multimídia com tela de 6.3 polegadas, sensível ao toque, colorida e de alta resolução. Pode ser equipado ainda com o sistema de infotainment “Discover Media”. Conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central, uma região de fácil acesso que permite abrigar com segurança aparelhos de celular no porta-copos, por exemplo. As entradas para SD-Card ficam nas laterais da área frontal dos sistemas de infotainment.
Trendline – Todas as versões do Jetta utilizam sistema de suspensão traseira do tipo Multilink. Os bancos sào revestidos em tecido preto, direção com assistência elétrica, ar-condicionado Climatic, rodas de liga leve “Sedona” de 16 polegadas com pneus 205/55 R16, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alarme com comando remoto “keyless”.
Complementam a lista de itens de série o apoia braço com tomada de 12V adicional e saída de ar-condicionado para o banco traseiro, porta-luvas refrigerado, sistema de infotainment “Composition Touch”, iluminação da placa de licença em LED, volante com ajustes de altura e distância e freios ABS com EBD.
Comfortline – Disponível exclusivamente com a transmissão automática de seis marchas, a versão intermediária traz todos os equipamentos da versão Trendline e acrescenta o novo volante global da marca revestido de couro com hastes para troca de marcha (shift paddles) e comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefonia, acabamento interno em native (oferecido nas tonalidades preta ou bege), rodas de liga-leve de 16” estilo “Atlanta” e controle automático de velocidade de cruzeiro (cruise control). Também é de série o sistema “Composition Media”.
A versão Comfortline oferece como opcional o teto solar e o pacote Exclusive, que conta com sistema de infotainment “Discover Media”, sistema Coming & Leaving Home, sensor de chuva, rodas “Queensland” de 17 polegadas e pneus 225/45, sistema Kessy (que permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de um botão), ar-condicionado digital de duas zonas de resfriamento Climatronic, entre outros.
O ar-condicionado Climatronic possui duas zonas de climatização (para motorista e passageiro) e saída para o banco traseiro.
Highline – Topo de linha para o Jetta, a versão Highline traz o conjunto mecânico com o motor 2.0 TSI de 211 cv e transmissão automática DSG. Adicionalmente ao Comfortline, conta com retrovisor interno eletrocrômico, rodas exclusivas “Lancaster” de 17 polegadas, entre outros itens.
O Highline é equipado com a nova geração do motor 2.0 TSI, da família EA888. O motor utiliza sistema de injeção direta de combustível, turbocompressor e quatro válvulas por cilindro, com comando de válvulas variável, gerando uma curva de torque plana a partir de baixas rotações. Acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 241 km/h, limitada eletronicamente.
Como opcionais, o modelo oferece, além do teto solar, dois pacotes de equipamentos: Exclusive e Premium. O primeiro acrescenta ao sedã Volkswagen bancos de couro Vienna (com sistema de aquecimento para os dianteiros em duas opções de cores: preto ou bege) e sensores de chuva e de luminosidade. O pacote Exclusive também oferece retrovisor interno eletrocrômico, espelhos externos rebatíveis, porta revistas no encosto dos bancos dianteiros e função “Coming & Leaving Home”, que acende a farol ao entrar ou sair do carro.
Já o módulo Premium traz todos os itens do “Exclusive”, além de sistema de infotainment “Discover Media” com navegação integrada, comando de voz, sistema Kessy (que permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de um botão), faróis bixenônio com luzes diurnas de LED e ajuste elétrico do assento do motorista.
- Jetta 1.4 TSI Trendline Manual Seis Marchas – R$ 78.230 – Produzido no México
- Jetta 1.4 TSI Trendline Automático Seis Marchas – R$ 83.630 – Produzido no México
- Jetta 1.4 TSI Comfortline Automático Seis Marchas – R$ 89.750 – Produzido no Brasil
- Jetta 2.0 TSI Highline DSG Seis Marchas – R$ 103.990 – Produzido no México
Como anda – O BlogAuto testou o Volkswagen Jetta 2016 na versão Comfortline produzida no Brasil na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo na região metropolitana de São Paulo, de onde saiu o test drive até a região de São José dos Campos em um roteiro de 220 quilômetros quase na sua totalidade em estradas.
O motor 1.4 TSI faz logo esquecermos o 2.0 aspirado que equipava a versão anterior, o torque de 25,5 kgfm estão sempre a disposição e o funcionamento da transmissão é exemplar. Outro grande destaque é o silêncio do interior. Não conseguimos fazer as medições que poderemos fazer na avaliação completa.
Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1
As novidades foram muito boas e fazem com que o Jetta seja um grande player no segmento dos sedãs médios, apesar dos preços que subiram, a Trendline automática subiu R$ 8.340, já a Comfortline aumentou R$ 8.960. Já a Highline aumentou R$ 1.000. Estes preços são para as versões sem os opcionais.
Quer saber mais? Na próxima página temos um texto mais técnico. Aqui.
Muito bom o texto técnico! Uma correção o Jetta não tem teto solar panorâmico, tem só teto solar comum.
Muito boa a matéria!
Welyton,
Você tem toda razão, texto corrigido.
Obrigado pelos comentários e pela visita.
abraços.
Fabiano Mazzeo