Era 2002 e trabalhava na revista Carro. Lembro que aguardei ansioso pelo primeiro contato com o Peugeot 307. Ainda francês, o hatch médio prometia mexer com um segmento que era dominado pelo Golf e pelo Astra – o Focus, embora meu preferido à época, não passava de coadjuvante no mercado. E o modelo francês não me decepcionou: tinha um interior esmerado, espaço interno generoso, um bom motor 2.0 e um visual impecável que ainda se beneficiava do sucesso do 206.
Mas o tempo passou e o 307 ficou lá em 2002. A direção, hidráulica, ficou pesada para o padrão atual, o motor ainda faz sua parte, mas é órfão de câmbio, e o visual, mesmo com a atualização de 2004, já deu o que tinha que dar. O que se deveria esperar da Peugeot, então? Um novo carro, mas a montadora preferiu apenas corrigir alguns problemas crônicos – como a suspensão dura e desconfortável – a partir para algo realmente inédito. Pior é que o 308 – essa tal evolução – chegou tarde no Brasil.
Se meu contato com o 307 em 2002 foi surpreendente, a primeira volta no 308 1.6 Active foi a famosa sensação de déjà vu: já dirigi um carro que tem esse comportamento. Ou seja, só recomendo o 308 para os fãs do 307. Estão lá a mesma suspensão dura, o câmbio de trocas um tanto lentas, o espaço interno e o visual felino do passado, mas com a atualização recebida na Europa em 2011.
Uma pena. O 308, se ainda guarda pontos positivos do 307 poderia ter abandonado os defeitos deste. Uma direção elétrica e um câmbio mais ágil ajudariam muito. A suspensão, então, poderia ser um pouco mais confortável, mas em vez disso a sensação é que a Peugeot se preocupou apenas em melhorar o isolamento acústico para que o som da batida seca pareça distante.
A versão 1.6 traz um motor muito bom, com 122 cv, mas que sofre com um escalonamento ruim. A montadora concentrou o torque nas duas primeiras marchas para dar agilidade ao hatch e prejudicou o resto. Internamente, você nunca esquece do 307 na hora de trocar as estações de rádio no comando satélite, quando liga o ar-condicionado ou ao ver as informações do computador de bordo.
Preço bom
Se não enche os olhos em matéria de novidade, ao menos o 308 1.6 é acessível. Por R$ 53.990, o Active traz um pacote respeitável com ar-condicionado, direção assistida, duplo airbag, ABS, trio elétrico, rodas de liga aro 16, computador de bordo e comando satélite no volante. A Chevrolet, por exemplo, preferiu colocar o Cruze hatch numa faixa de preço R$ 10 mil superior, apesar dos itens extras.
Veredicto
O blogueiro não compraria o Peugeot 308 hoje. Com a iminente chegada do novo Focus e da segunda geração do i30, vale a pena esperar para ver o que eles trarão, ainda mais que Ford e Hyundai costumam ter versões mais baratas.
Hoje o 308 é disparado o melhor hatch médio do mercado!
Só porque você quer!
Em partes poderemos considerá-lo um bom negócio, desde que não olhemos para assistência técnica ruim e cara da Peugeot!
Um carro bem equipado, mas que carrega o peso de sua origem, o grande público comprador tem preconceito dela.
Entraria sim em minha lista de hatchs médios, mas não fecharia os olhos para as promoções de queima de estoque dos i30, que bem equipados (Mesmo!) que estão sendo entregues por por volta de 50 mil Reais (manuais, mas completos e com teto, na cor preta).
Sei que estão por esse valor por estar chegando o novo i30, mas duvido que os novos fiquem na casa dos 50mil. Acredito que venham com estratégias de preços semelhantes às do Cruze hatch.
Algo semelhante deve ocorrer com o Focus em breve, então o 308 torna-se menos interessante.
como pode um carro que foi lançado em 2007 e só agora chega no Brasil, com motor potente(2.0) mas extremamente beberrao, supensão de caminhao e cambio de 4 marchas, painel de 2002 ser o melhor hatch do Brasil?!! só p/ fãs mesmo, pois com a chegada do focus ecoboost 1.6 turbo e o novo I30, vai devorar rapidinho esse felino, que perde até p/ o carissimo cruze hatch!
PARABÉNS ao Sr. Ricardo Meier pela avaliação, finalmente mostrou culhões para falar algumas verdades sobre carros pseudo brasileiros.
Depois que tive um Vectra GT, a assistência da Peugeot tem sido um anjo comigo. No Vectra tive de retificar o motor, cada revisão nao saia por menos de 800 reais, e as peças eram um absurdo de caras, então pra min a Peugeot tá na média.
Concordo em parte com o título, eu tinha um 307 e não pensei duas vezes antes de comprar o 308. Talvez sua avaliação pela versão mais básica comprometa seu julgamento, porque eu tenho um 308 Feline e posso dizer sem medo de errar que ele é superior a tudo que está aí (Golf, Bravo, i30, Focus, Cruze hatch, C4, Tiida, Cerato). Digo porque fiz test-drive com todos eles antes de me decidir, e não falo só na beleza, o custo-benefício também pesou muito. É sua opinião, e eu respeito, mas acho que deveria mudar o título para 308 Active, para ser mais específico com o carro que você testou. Abraço!
Também achei a análise muito limitada, por ter sido feita com o modelo de entrada.
Esse que tu testou, pelo jeito, é o Allure. Nota-se as saídas de ventilação no banco traseiro, os apoios de braço centrais e o ar condicionado digital bi-zone, itens só disponíveis a partir do Allure. O Active não tem isso.
Alguém sabe se o seguro do 308 é muito caro?
Muito ruim essa avaliação, muito subjetiva, diria até tendencio$a.
Estranho que em outros sites o 308 se dá muito bem à frente do Focus, Cruze e i30, mas aqui somente reclamação.
Realizando uma análise técnica no Brasil é fato que o 308 THP não tem concorrente a altura no mesmo segmento, agora tem que ver se não há outros interesses de quem publica um teste desses.
Caro Richard, veja só, eu posso dizer o mesmo do seu comentário: ele é tendencioso (defende o 308), cita uma versão que nem existia na época dessa avaliação (o 308 THP) e também pode esconder algum interesse seu por querer desqualificar a análise que fiz. Ou seja, se você discorda do que disse, que é seu direito, deveria explicar porque acha o 308 melhor que todos os seus concorrentes porque esse papo de que o jornalista é suspeito e tendencioso é bem velhinha. Em 12 anos nessa área eu já fui acusado de "defender todas as marcas" e ao mesmo tempo de "persegui-las". Depende da paixão de certos leitores como você. Ah, sim, parece que o consumidor também não concorda com você: o 308, mesmo mais barato, vende menos até que o nosso idoso Golf.
Abraços,
Ricardo
Pelo que li recentemente o 308 já desbancou o golf e é o 3o em vendas no segmento desde 2012. Concordo com o colega achei q materia tendenciosa e chega a revelar algumas claras opções de gosto. Por exemplo, a questao da suspensão e da direção é puro gosto. Dificilmente quem compra um hatch medio não pede um quê de esportividade e o rodar duro do 308 é compensado pela diversão e segurança que ele entrega nas curvas. O carro parece em trilhos. Diga-se o mesmo da direção. Obviamente esse paralelo deveria ter sido feito. Concordo com o cambio mal escalonado, o golf mesmo tendo o projeto mais antigo bate de longe todos os concorrentes. Pra finalizar mes passado realizei um objetivo e adquiri meu primeiro hatch médio (e primeiro peugeot). Testei todos os concorrentes (com exceção do i30) e o 308 é disparado o melhor custo benefício da categoria.
Então você leu errado, André. O 308 não desbancou o Golf, o que deveria ter feito, afinal o Volks é um zumbi no mercado prestes a ser substituído. Ele supera, sim, o i30 porque o Hyundai custa R$ 25 mil a mais e aí fica difícil vender. Pelo que custa o 308 era para ser o líder do segmento. Não é porque tem menos gente que acha o Peugeot um bom carro. Prefere um Focus ou um Cruze, por exemplo. Mas se você está satisfeito com sua compra, parabéns, é para isso que existe liberdade de escolha.
Ah, sim, liçãozinha básica de democracia: não concordar com um opinião não significa que ela é tendenciosa. Se você não é capaz de aceitar alguém discordando do que pensa é melhor considerar seriamente uma mudança para Cuba ou a Coreia do Norte.
Eu estou atualmente nessa dúvida. Preciso comprar um novo carro pelo preço que vale.
Eu pesquisei a respeito da Ecosport mas vi que é um New Fiesta com uma Roupa de Crossover. Além disso está muito caro… por exemplo o Ecosport 1.6 com um kit razoável sai por 63 mil reais, enquanto um 308 2.0 Allure com Sky Window sai por 59 mil. Sem pensar iria no 308. Mas a sensação "Dejá Vú", aliada a alta desvalorização do carro Peugeot na revenda e a nova mudança da plataforma na Europa, faz com que eu realmente espere pelo novo Focus no final do ano. Indiscutivelmente as linhas do carro são muito bonitas… mas infelizmente é um carro ultrapassado. Inclusive o painel de bordo é igual ao do 307. Enfim, acho que o 308 deixou a desejar. Estou procurando um carro nessa faixa de 50-60 mil.
tenho um 308 2.0 allure automatico…… problemas: direcao nem parece hidraulica de tao pesada, suspensao durissima e desvalorizacao altissima. vou vender logo e nunca mais compro peugeot