Um dos melhores utilitários esportivos do mercado o Peugeot 3008, acaba de receber uma nova versão na linha 2019, a chamada Griffe Pack, que traz muitos equipamentos de segurança além de pequenas alterações no estilo. Portanto a linha 2019 chega com preços de R$ 145.990 e para a nova versão R$ 154.990.
O Peugeot 3008 2019 Griffe Pack traz um novo pacote de equipamentos, principalmente em se tratando de segurança e ajuda à condução de última geração, com a inclusão de múltiplos ADAS – Advanced Driver Assistance System. Esses itens, inclusive, atendem aos exigentes padrões da EURO NCAP. São eles:
- Active Safety Brake (Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão);
- Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo – de Ultrapassagem Involuntária de Linha);
- Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor);
- Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos);
- Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações);
- Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada) (Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop);
- Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego);
- Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).
Obrigatória nos veículos comercializados nos Estados Unidos somente a partir de 2022, a frenagem automática de emergência já está disponível no Peugeot 3008 2019 Griffe Pack. O Active Safety Brake é equipado por uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro, fazendo com que o utilitário esportivo seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre.
Dependendo do risco de colisão prevista pelo sistema e da configuração feita pelo condutor, vários tipos de alerta podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos: o nível 1 são alertas apenas visuais, indicando que o veículo a frente está muito próximo; enquanto o nível 2 são alertas visuais e sonoros, indicando uma colisão iminente. Ambos podem ser configurados de acordo com três níveis definidos: Perto, Normal e Distante e o status é memorizado quando a ignição é desligada.
O Active Safety Brake é acionado quando a velocidade do veículo estiver entre 5 km/h e 140 km/h no momento em que um veículo em movimento é detectado; quando a velocidade do veículo for de no máximo 80 km/h quando um veículo parado for detectado; e quando a velocidade do veículo for de no máximo 60 km/h quando um pedestre for detectado.
Outros itens são os Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego e o Alerta (ativo) de Ultrapassagem Involuntária de Linha. Com uma câmera na parte superior do para-brisas, o sistema reconhece linhas contínuas e descontínuas nas vias e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária. Ou seja: em caso de falta de atenção, na tentativa de desvio da direção, a uma velocidade superior a 60 km/h e estando com as duas mãos ao volante, emite um alerta e também corrige a trajetória do veículo para mantê-lo na faixa. Além disso, ele avisa o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ponto cego em velocidade entre 12 km/h e 140 km/h. O alerta é dado por uma luz que se acende no retrovisor do lado em questão, assim que um carro, caminhão ou moto for detectado. Mais do que isso, o sistema também “segura” o volante, evitando colisão lateral.
Para avaliar o estado de vigilância do condutor, o Peugeot 3008 2019 Griffe Pack é equipado de série com o Alerta de Tempo de Condução, que dispara um alerta se detectar que não houve nenhuma pausa ao volante após duas horas a uma velocidade superior a 65 km/h. Essa função é complementada pelo Alerta de Atenção do Condutor: sistema que solta um alerta visual e sonoro assim que considerar que o comportamento do condutor denota certo grau de sonolência ou distração. Depois de três alertas de primeiro nível, o sistema aciona um quarto alerta com a mensagem “Faça uma Pausa!”, acompanhada por um alerta sonoro mais profundo.
O 3008 Griffe Pack também faz análises dos faróis pelo sistema de Comutação Automática de Faróis Altos e Baixos. Ele alterna automaticamente entre luz alta e baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação, e otimiza o tempo de circulação em luz alta.
Para regular a velocidade, o Peugeot 3008 2019 Griffe Pack conta com o reconhecimento de placas de velocidade, que as detecta, as lê e exibe no painel de instrumentos. E é atualizado quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade destinada a automóveis. O Limite de Velocidade Recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera.
Para ajustar automaticamente a velocidade do veículo – no valor programado pelo condutor – e a distância em relação ao veículo da frente, o 3008 conta com o Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop. Com ele, o sistema detecta veículos circulando à sua frente na mesma direção e adapta automaticamente a velocidade do veículo à velocidade do veículo que o precede.
Com a ajuda do freio motor e do sistema de frenagem (as luzes de freio se acendem nesse caso) é possível manter uma distância constante em três momentos: se o veículo à frente reduzir a velocidade, o sistema também reduz a velocidade do veículo ou até faz com que ele pare completamente; se o veículo à sua frente acelerar ou mudar de pista, o regulador de velocidade acelera gradativamente para retornar à velocidade programada; e se o condutor acionar a seta de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permitirá que ele se aproxime temporariamente do veículo que o precede para facilitar a ultrapassagem, porém sem exceder a velocidade programada. Essa função está disponível entre 30 km/h e 180 km/h.
Além dos sistemas já citados conta também com:
- ESP – controle de estabilidade dinâmica;
- ABS – sistema antibloqueio das rodas, que evita o travamento durante as frenagens intensas e permite que o condutor mantenha o controle da trajetória do veículo;
- AFU – auxílio à frenagem de urgência, que transmite uma potência extra de frenagem quando a velocidade com que o condutor pisa no freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta;
- REF – repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas;
6 airbags: – Airbags adaptativos para o condutor e passageiro dianteiro, Airbags laterais e de tórax para o condutor e passageiro e Airbags dianteiros e traseiros para a cabeça tipo cortina - Cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos, com altura ajustável, pré-tensionadores e limitadores de forçam e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
- Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos (x3), com pré-tensionadores e limitadores de força nos lugares laterais e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
- Apoios de cabeça dianteiros otimizados, com altura ajustável;
- Apoios de cabeça traseiros retráteis (x3), com altura ajustável;
- Travamento automático das portas com o carro em movimento;
- Estrutura de carroceria projetada para absorver a maior energia possível dos vários tipos de impacto;
- Alerta de baixa pressão dos pneus (DSG indireto: detecta pressão insuficiente em um dos quatro pneus, sem especificar o qual);
- Fixações no padrão ISOFIX para três cadeirinhas de criança (assento do passageiro dianteiro e assentos laterais traseiros);
- GSI (Gear Shift Indicator) ou Indicador de Troca de Marcha;
- Regulador/limitador de velocidade (RVV/LVV) com recomendação de limite de velocidade.
Embaixo do capô temos o motor 1.6 litros quatro cilindros turbo THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina, completado com o câmbio automático de seis marchas equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport. Há ainda a opção de trocas manuais por meio da alavanca ou dos Paddle Shifters no volante.
No interior o destaque fica para o painel digital de 12,3 polegadas. Este conjunto é a mais recente evolução do Peugeot i-Cockpit, já encontrado nos 2008 e 208, que ganhou o sobrenome 2.0. O cluster elevado, totalmente personalizável, o painel de instrumentos reúne tudo o que o condutor deseja ter diretamente no seu campo de visão. Com quatro modos de visualização diferentes – acessíveis por meio de um comando no volante – o condutor pode compor a sua escolha o que quer ver.
A central multimídia é sensível ao toque e tem 8 polegadas. Ele tem seis elegantes teclas chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.
O volante Sportdrive, que remete ao universo do automobilismo, é compacto, com aro em couro e base achatados, que facilitam a pegada, além de um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas.
Outro diferencial e exclusividade no segmento se acha no interior do carro com os bancos do motorista e passageiro dianteiro – com massageador. O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona uma experiência singular, com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um botão exclusivo, situado na estrutura do banco.
Tudo isso fica sob um teto solar panorâmico, que tem abertura automática, feita por meio de um botão na parte superior da cabine. Além disso, o teto vem com uma cortina com revestimento e guias luminosas azuis, Ambient Light, em LED.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O Peugeot 3008 2019 Griffe Pack recebe um acabamento externo Black Diamond. Seja qual for a cor do modelo, o teto e os retrovisores são negros. O carro será vendido em quatro opções de cores, sendo três metálicas e uma especial. São elas: Cinza Artanse, Metallic Copper, Preto Perla Nera e Branco Nacré (perolizada).
Galeria Peugeot 3008 2019 Griffe Pack
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.