Discreto assim sempre foi o crossover Mitsubishi Outlander, que chega à sua terceira geração no Brasil com um projeto totalmente novo e recheado de conteúdos e mimos eletrônicos, só ficou devendo novos motores.
No Brasil desde 2002 como o Mitsubishi Airtrek, recebeu na chegada da segunda geração em 2007 o nome de Outlander, e agora com um carro totalmente novo, disponível com duas motorizações e três versões.
O design do Mitsubishi Outlander 2014 é mais pacato que o da geração anterior, do tipo mais comum, mas posso dizer que ao vivo o modelo conquista, parecendo bem maior do que é. A grade dianteira cromada é apenas estética e está integrada ao conjunto óptico com faróis de xenon, que conta com regulagem de altura automática e lavador de faróis.
As rodas são de liga leve 18 polegadas e pneus de perfil baixo 225/55R18 e são seis opções de cores da carroceria: Copper, Titanium Gray, Black Pearl, White Pearl, Cosmic Blue Metallic e Cool Silver.
O interior do Mitsubishi Outlander 2014 é equipado com painel com materiais macios e aplique com desenho de fibra de carbono na cor prata. Os bancos são de couro, nas cores preto ou bege, dependendo da cor da carroceria, os dianteiros têm aquecimento e o do motorista conta com regulagem elétrica. As versões com motor V6 contam com sete lugares, enquanto a versão quatro cilindros apenas cinco passageiros.
Para garantir a segurança, o Mitsubishi Outlander 2014 é equipado com nove airbags sendo dois dianteiros, quatro de cortina, dois laterais e um de joelho para o motorista.
O ar condicionado agora é Dual Zone, onde cada lado do interior pode ter sua temperatura programada separadamente. Além disso, o Mitsubishi Outlander 2014 possui 12 pontos de refrigeração espalhados pela cabine.
O volante é revestido em couro e tem os controles de áudio – Joystick Style -, além do controle do controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e conta com ajustes de altura e profundidade, possuindo também borboletas (Paddle Shifters) posicionados atrás do volante. Feitos em titânio e com tamanho grande, que permitem a troca de marchas manual.
A segunda fileira de bancos é deslizante em até 25 centímetros, para facilitar o acesso a terceira fileira ou para aumentar a capacidade de carga do porta-malas, que tem capacidade de 798 litros com cinco passageiros, podendo chega a 1.625 litros com a segunda fileira rebatida. A tampa do porta malas tem acionamento elétrico para abertura e fechamento com sensores anti esmagamento.
A nova central multimídia do Mitsubishi Outlander 2014 possui tela touch de sete polegadas e tem funcionamento parecido com um tablet, e conta com navegador GPS com 5.499 municípios mapeados no Brasil, Bluetooth com áudio streaming, USB com interface para smartphones, CD/DVD, rádio, entrada para cartões SD, câmera de ré e o Dynamic Information System (DIS), com acelerômetro, aceleração lateral, bússola, inclinação frontal e altitude, algumas destas funções variam de acordo com a versão.
Sopa de letrinhas
ASC, ATC, ACC, FCM e HSA são os nomes dos sistemas que estão no Mitsubishi Outlander 2014 e vamos ver o que significam:
- ASC: controle ativo de estabilidade
- ATC: controle de tração
- ACC: controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (piloto automático). O motorista programa a velocidade que deseja andar e, caso algum outro veículo em velocidade menor entre na sua frente, reduz a velocidade automaticamente e mantém uma distância constante que pode ser determinada em Longa, Média e Curta. Se o veículo da frente frear, o Outlander acompanha a frenagem, mantendo a distância programada. Quando a pista fica livre novamente, o veículo volta à velocidade inicial.
- FCM: sistema que utiliza um radar para controlar a distância a possíveis obstáculos à frente. Esta tecnologia é capaz de reduzir o risco de colisões a baixa velocidade. Ao entrar em distância de risco, o sistema ativa um alarme sonoro e um aviso no display solicitando ao motorista uma ação de frenagem. Caso entre em uma distância de colisão, o sistema aplica força de frenagem no veículo. Se a velocidade relativa entre o outro veículo for de até 30 km/h, o sistema pode evitar o acidente.
- HSA: sistema que impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.
O Mitsubishi Outlander 2014 continua equipados com as mesmas motorizações da geração anterior, mas que com o menor peso e melhor aerodinâmica melhoraram o desempenho, infelizmente não divulgou os números.
A versão de entrada é equipada com o motor MIVEC 2.0 litros, quatro cilindros, 16 válvulas, com 160 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 20,1 kgfm a 4.200 rpm. Acoplado está a transmissão Invecs III, CVT de seis velocidades pré-escalonadas, a tração é 4×2 nas rodas dianteiras.
Já o Mitsubishi Outlander GT 2014 vem com o motor V6 MIVEC 3.0 litros, 24 válvulas, que desenvolve a potência de 240 cv a 6.250 rpm e torque de 31 kgfm a 3.750 rpm, a transmissão é automática de seis velocidades, Invecs II.
O sistema de tração é o Multi Select com Trimode II, com três modos de operação: Eco, Auto e Lock. A posição “Eco” permite uma maior economia de combustível, pois mantém o sistema preferencialmente em 4×2. Mas, caso necessário, a tração 4×4 é acionada automaticamente. Na posição “Auto” é um 4×4 ativo, onde os novos sensores garantem uma melhor distribuição da tração entre os eixos e é voltada para todo tipo de terreno, já posição “Lock” é a 4×4 em tempo integral, ideal para situações fora de estrada e pisos de baixa aderência.
A suspensão dianteira independente Mc Pherson, molas helicoidais, barras estabilizadoras e suspensão traseira multilink, que garantem maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares. O raio de giro, com apenas 5,3 metros.
Andando no Mitsubishi Outlander 2014
O BlogAuto participou do lançamento do Mitsubishi Outlander 2014 que aconteceu na cidade de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, mais precisamente da circuito de Velo Città que pertence a Mitsubishi.
A avaliação no roteiro de estrada contou com bons 110 km de percurso, a versão testada foi a topo de linha, aquela com o nome enorme, o Mitsubishi All New Outlander GT V6 Full Technology Pack 2014, facilmente encontramos a melhor posição para dirigir, os engates da transmissão automática são suaves e o silêncio interno é bem grande, em velocidades de 110/120 km/h o maior ruído vem do rolar dos pneus, apenas o torque em baixas rotações poderia ser um pouco melhor.
O sistema de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) tem um funcionamento perfeito, apesar de que nas primeiras vezes é preciso ganhar confiança, mas depois é realmente muito útil em viagens mais longas.
Na parte da tarde testamos o Outlander na pista do Velo Città, e avaliamos melhores os sistemas de segurança, inclusive o FCM, que impediu do veículo atingir uma barreira freando sozinho.
O Mitsubishi Outlander 2014 vem com garantia de três anos de garantia sem limite de quilometragem, além da revisão com preço fixo, com preços médios de R$ 408,00 a cada 10 mil quilômetros.
Os preços são para versão de entrada: Mitsubishi All New Outlander 2.0 2014 por R$ 102.990, a versão intermediária: Mitsubishi All New Outlander GT V6 2014 por R$ 130.990 e no topo da linha: Mitsubishi All New Outlander GT V6 Full Technology Pack 2014 sai por R$ 139.990.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
A Mitsubishi espera vender 600 unidades por mês sendo 60% da versão quatro cilindros e o restante da versão GT V6.
Galeria Mitsubishi Outlander 2014
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Muio bonita essa nova Outlander!!!
Que carrão
A Mitsubishi está se esforçando para melhor se posicionar no mercado nacional mas, se não enfrentar seus maiores problemas que são gerados pelas concessionárias com seu péssimo atendimento e tudo o que acarreta de ruim quando se dá autonomia para quem não merece ou não tem competência.
Aqui em Belo Horizonte se multiplicam as reclamações contra elas (basta consultar no site reclame aqui) e no procon estadual.
NÃO ADIANTA BONS PRODUTOS SE NÃO TIVER BOAS PESSOAS PARA REPRESENTÁ-LOS..
Adquiri o modelo New Outlander- 2.0.
Nível de ruido na cabine é baixo, e o conforto, para motorista e passageiros, é excelente. Meu filho apelidou o veiculo de "Nave".
Destaque para o som, de boa qualidade.
Estou analisando o consumo, que é satisfatório para um veiculo dessas proporções.
Os bancos traseiros reclináveis ajudaram a decidir entre o modelo e outros do mesmo porte.
Acabei de comprar o 2.0, realmente o espaço atrás foi o carater de desempate.
Estou um pouco preocupado com a motorização dele, por ser um carro de grande porte com motor 2.0 de 160 cv. O que vc tem achado e o consumo?
Acabei de comprar também um modelo deste, All New Outlander 2.0,ireI bucar na concessionaria amanhã, estamos ansiosos,esperamos ter sido uma excelente aquisição.Quem tiver algo para contribuir sobre o mesmo,gostariamos de saber.obrigado!
Tirei o meu ontem carro sensacional,all new outlander full pack, recomendo
Vale a pena uma máquina.
Qual é consumo de combustivel para versão GT 6cc, CIDADE E ESTRADA
Estou de olho na versão 2.0 o que desanimou foi saber que esta versão não vem com 7 lugares , farol de xenon e camera de ré, mas mesmo assim estou muito inclinado a comprar…
Mesmo assim ele e mais completo que o ix35. A camera de re custa R$450 e se conecta com a central que ja vem com ele e que se vc barganhar pode levar na compra com a conssecionaria.
Pessoal estou para adquirir a versão 2.0
Estou em dúvida entre a all new outlander 2.0 e a ix 35, qual a melhor escolha?
Aos que já tem o carro 2.0, o que acham do desempenho, conforto e economia?
Luciano Guimarães
optei pela outlander 2.0, acho que fiz boa escolha fiz um teste drive ela eh diferente, escolhi ela pelo porta-malas e também por ser modelo recém lançado tende a durar um pouco mais no mercado como modelo de linha, o ruim comprar um carro e logo cair fora de linha a desvalorização eh maior!
Comprei um 2.0 a cerca de 30 dias e so tenho satisfacao em dirigir o carro. Pontos fortes Consumo de 8 km/l na cidade, muito silencioso e confortavel, acabamento impecavel e muito bonito chamando a atencao onde passa. Realmente o carro e espetacular!
@Saulo e ai Saulo ainda satisfeito, estou pensando em comprar uma o que tu acha da 3.0?
Tenho uma 2.0 há dois meses e do carro não tenho queixa, mas da autorizada de Niterói o papo é outro, sinceramente, se soubesse do nível do atendimento não teria comprado o carro. A qualidade, atributo do carro japonês, vem sendo totalmente ofuscada pela falta de responsabilidade e profissionalismo do funcionário brasileiro, realmente é uma pena.
Eduardo o que estão te fazendo de errado? A concessionária? Estou para comprar um outlander e moro em Niteroi…ja fico com um pé atras…
Por favor, quem já tem mais tempo outlander 3.0, por favor me responda:
1- O grau de satisfação quanto desempenho, conforto, segurança.
2- Consumo: Urbano e estrada.
Fico muito agradecido.
O autodromo é em Mogi Guaçu, não em Mogi das Cruzes!
Rafael,
Isso mesmo, ato falho, já acertei.
Obrigado e abraços,
Mazzeo
gostei i interesei pelo top 3.0 autlande tecnologi mas gostariia de saber o consumo de cidade estrada e se tem a versao disesel e como sera modelo 2015 pois fico na duvida se houver , outras novo estilos estou entre este carro e gran jeep turbo dissel 3.0 ano 2015 se trabahao com este carro gotaria de saber mais inclusivi vio de testes