Esqueça o GLK, a nova geração do utilitário-esportivo médio da marca da estrela adota a nova nomenclatura e passa agora a ser chamado de GLC, e chega em duas versões, o Mercedes-Benz GLC 250 4MATIC e Mercedes-Benz GLC 250 4MATIC Sport, que apresenta mudanças de acabamento e conteúdos, com preços de R$ 222.900 e R$ 264.900, respectivamente.
A característica dianteira do SUV Mercedes-Benz GLC 250, com um balanço curto, a grade do radiador tridimensional com uma dupla travessa e a estrela da marca posicionada ao centro seguem a nova linguagem de design da MB. Faróis (LED High Performance na versão Sport) dão ao GLC um visual marcante. Os para-choques com protetores inferiores integrados, na versão Sport trazem um design esportivo da AMG.
A vista lateral exibe uma área envidraçada quase como a de um cupê, que juntamente com a distância entre eixos 118 milímetros maior, dá ao GLC um perfil elegante e alongado. Proteções em preto fosco nos para-lamas, rodas de liga leve com 18 ou 19 polegadas (na versão Sport) complementam o visual esportivo do modelo.
A traseira é caracterizada pelos ombros largos e as lanternas em LEDs divididas. Com a integração da antena nos espelhos externos e no defletor do teto, foi possível eliminar aquela que antes era utilizada no teto.
O interior do Mercedes-Benz GLC 250 oferece materiais de alta qualidade, como couro napa ou detalhes em madeira com poros abertos. Há também muito mais espaço à disposição dos ocupantes e para a bagagem, com 80 litros a mais de espaço para as bagagens se comparado ao seu antecessor GLK.
Na versão Sport, o teto solar panorâmico reforça a sensação de luminosidade e arejamento do interior. O grande console em peça única se estende elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços. O touchpad se acomoda ergonomicamente no console central. Como em um smartphone, ele permite a operação simples e intuitiva de todas as funções da unidade central por meio do movimento dos dedos. O touchpad também permite entrar com letras, números e caracteres especiais manuscritos – em qualquer uma das línguas aceitas pelo COMAND Online. Um display de mídia posicionado no centro é parcialmente integrado acima do console central.
A capacidade de carga atrás do banco traseiro aumentou, chegando a um total de 550 litros. No total, o Mercedes-Benz GLC 250 pode levar até 1.600 litros de bagagem. O comprimento máximo do compartimento de bagagem é 1.320 milímetros, enquanto a largura máxima aumentou 150 mm, chegando a 1.100 mm. A versão Sport conta ainda com o acionamento elétrico da tampa do porta-malas Easu-Pack, para maior facilidade de acesso.
Apesar das dimensões exteriores maiores, da maior distância entre eixos e de uma disponibilidade maior de equipamentos, o peso do veículo foi reduzido em até 80 kg. A principal contribuição para esta redução é a carroceria totalmente nova, 50 kg mais leve do que o GLK, graças a uma combinação de materiais incluindo alumínio e aços de alta e ultra-alta resistência.
A nova caixa de transferência usada como um módulo adicional e a transmissão 9G-TRONIC, com sua carcaça de magnésio, levaram a uma redução de 12 kg no peso, em relação ao modelo anterior.
O Mercedes-Benz GLC 250 4MATIC conta com a suspensão com molas de aço e sistema de amortecimento variável, enquanto a versão Sport conta com a suspensão Sport, mais firme e rígida, porém mantendo o conforto para os ocupantes do carro.
Ambas as versões oferecem a tração integral permanente 4MATIC com divisão básica de torque de 45% por 55% do torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Em conjunto com os sistemas de controle dinâmico de condução ESP, ASR e 4ETS, isto garante uma dirigibilidade superior e reações claramente previsíveis.
A transmissão automática 9G-TRONIC com nove marchas é de série. Dependendo do modo escolhido no controle Dynamic Select, a transmissão automática com conversor de torque proporciona maior agilidade e respostas rápidas ou uma atuação mais suave.
A versão Sport é equipada com o sistema Intelligent Light System em LED e o Active Parking Assist (assistente de manobra) estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou perpendiculares.
Além dos cintos de segurança de três pontos, com acionamento de dois estágios e tensionamento reversível e limitação de força para o condutor e os passageiros da frente e dos assentos traseiros laterais, sete airbags protegem os ocupantes no caso de um acidente. Eles incluem bolsas laterais combinadas para tórax e pélvis para o motorista e passageiro da frente e um novo airbag de janela que se estende pelas duas fileiras de bancos e outro para os joelhos do condutor.
O Mercedes-Benz GLC 250 4MATIC será oferecido no Brasil em duas versões, ambas com as mesmas características técnicas, como o motor quatro cilindros de 2.0 litros de 211 cv com gasolina e torque de 35,7 kgfm de 1.200 a 4.000 rpm, a transmissão automática 9G-TRONIC e a tração integral permanente 4MATIC. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 222 km/h.
Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1
O BlogAuto testou a versão Sport, topo de linha, que diferencia-se pelo acabamento esportivo AMG Line interno e externo, além de uma série de equipamentos mais abrangente. O utilitário esportivo da classe C, mostrou-se muito bom, principalmente a nova transmissão de nove velocidades que mantém o motor sempre a disposição, e Dynamic Select realmente muda totalmente o comportamento, quando colocamos no módulo mais eficiente, fazem as acelerações acontecerem de forma mais tranquila, trocando as marchas mais rapidamente, já no sport+ ai muda totalmente o comportamento.
Ambas as versões chegam aos concessionários no mês de fevereiro com preços de R$ 222.900 e R$ 264.900 respectivamente.
Galeria Mercedes-Benz GLC 250
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