Antes de começarmos a nossa avaliação, assista o trecho abaixo de um filme indiano.
Sim, é o mesmo Mahindra MOV que avaliamos, o carro é o fiel companheiro do Singham, o Chuck Norris Indiano, o filme é um dos maiores sucessos de Bollywood, e se te interessou o filme é muito bom e engraçado.
O Mahindra MOV é fabricado na Índia e montado no Brasil pela Bramont desde 2007, anteriormente chamado de Scorpion, passou por uma questão de patente a chamar MOV, que é a abreviação de Mahindra Off-Road Vehicle.
Alguns podem chamar de SUV ou utilitário esportivo, mas na realidade o Mahindra MOV é um Jipão, no melhor sentido da palavra, com muita robustez, capacidade off-road, mas sem abrir mão do conforto, já o visual…bem falaremos disso mais tarde.
O pacote de conteúdo não fica devendo nada e inclui vidros, travas e espelhos com acionamento elétrico, freios antibloqueantes (ABS), controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) com controles no volante, que também controla o equipamento de som, que é duplo DIM e tem entrada USB. Interior todo revestido de couro, apenas poderia ter uma espuma de melhor densidade, volante com regulagem de altura, regulagem da altura dos faróis, luz de neblina dianteira e traseira, entre outros. Ar-condicionado com saídas para os bancos traseiros.
Outro item de segurança são os airbags, que são de série, ai você pode dizer que são obrigatórios, mas não nesta categoria de veículo, tai o novo Troller que vem sem este item tão importante.
Agora embaixo do capô se esconde a maior surpresa do Mahindra MOV, o novo motor diesel que chegou ao modelo em setembro do ano passado, o MHawk 2, produzido pela marca com turbo de geometria variável, intercooler, common rail, e atende as normas de emissões Euro V. A potência é de 120 cv a 4.000 rpm, com torque de 29,5 kgfm entre 1.600 até 2.800 rpm.
O funcionamento é surpreendentemente suave e silencioso, mostrei para um amigo que é engenheiro de motores diesel de uma grande fabricante nacional que ficou impressionado com a suavidade do motor.
O ponto que fica devendo é o câmbio que tem engates muito rústicos e mereceria um upgrade, tivemos uma notícia de bastidores que ainda este ano o Mahindra MOV deverá receber a opção de uma transmissão automática. A tração integral permite o uso 4×2 com tração traseira, ou 4×4 e ainda a 4×4 low que reduz fazendo a força crescer.
Apesar de não ser pequeno, quem não conhece o modelo se surpreende de levar até sete passageiros nas três fileiras de bancos, sendo que a última pode ser rebatida, ou até retirada.
Andando o Mahindra MOV tem um excelente compromisso entre conforto e segurança fazendo curvas em alta velocidade de forma que não causar nenhum susto ao motorista. Assim como as frenagens que são auxiliadas pelas rodas de 16 polegadas calçadas com pneus 235/70R16.
Vamos falar do visual do Mahindra MOV, que podemos dizer que não é o grande ponto de destaque do modelo, que tem linhas antigas, e que recebeu vários apliques plásticos para das uma melhorada no visual, eu pessoalmente achei muito exagerado, basta olhar as picapes Mahindra, que basicamente tem a mesma carroceria, sem os apliques como o visual é bem mais leve. outro ponto são as lanternas enormes traseiras.
Ainda muito desconhecido nas ruas do Brasil, vendeu apenas 25 unidades em 2014, o Mahindra MOV causa muita curiosidade, com várias peguntando sobre o carro, e se surpreendem sabendo que tem origem indiana.
O preço do Mahindra MOV é de R$ 97.900,00 em uma versão única, não é barato, mas ainda assim é o jipe 4×4 diesel mais barato do Brasil. A rede de vendas conta com 13 concessionárias e a garantia é de três anos.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Se você procura um jipe parrudo que pode levar sete pessoas, vale a pena fazer um test-drive, vai ter uma boa surpresa, como tive.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Só fiquei com a duvida, de quanto é o consumo de combustivel dele ?
Pena que a fabrica da Maindra fechou esta semana. O produto era bom mas não teve as vendas esperadas.