Quando fomos para a apresentação do Renegade, em março último, veja nossa apresentação aqui, sabíamos que o modelo seria um sucesso, com todo o “poder” do grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis) o investimento em publicidade e rede de concessionários seria massivo, além, é claro do produto ser muito bom.
O resultado na relação dos dez automóveis mais vendidos no Brasil em setembro, pela primeira vez o Jeep Renegade entra na lista. O SUV fabricado em Pernambuco registrou 5.677 emplacamentos e ficou em décimo. O líder desse segmento é o Honda HR-V, com 5.747 unidades vendidas e nono no ranking geral.
Avaliamos agora a versão de entrada dos motores diesel, a sport, único com essa opção no segmento, o Jeep Renegade 2016 Sport Diesel, tem preço a partir de R$ 99.900, podendo chegar a impressionantes R$ 119.850 com todos os opcionais, a versão que testamos não tinha teto solar, nem pintura metálica e sai por R$ 110.580.
Abaixo os preços de entrada de todas as versões:
- Jeep Renegade 2016 1.8 Flex – 4×2 – manual – R$ 68.900
- Jeep Renegade 2016 Sport 1.8 Flex – 4×2 – manual – R$ 71.900
- Jeep Renegade 2016 Sport 1.8 Flex – 4×2 – automático 6 marchas – R$ 76.900
- Jeep Renegade 2016 Sport 2.0 Turbo Diesel – 4×4 – automático 9 marchas – R$ 99.900
- Jeep Renegade 2016 Longitude 1.8 Flex – 4×2 – automático 6 marchas – R$ 82.900
- Jeep Renegade 2016 Longitude 2.0 Turbo Diesel – 4×4 – automático 9 marchas – R$ 114.900
- Jeep Renegade 2016 TrailHawk 2.0 Turbo Diesel – 4×4 – automático 9 marchas – R$ 124.900
A versão Sport vem bem completa, com itens como: ar-condicionado, direção com acionamento elétrico, bolsas de ar duplas (airbag), freios antibloqueantes ABS com EBD e BAS, controle de estabilidade (ESP), controle eletrônico anticapotamento, assistente de partida em rampas (HSA), sistema IsoFix para cadeirinha infantil, assistente de frenagem de emergência, controle de oscilação de reboque (TSC), travas e vidros com acionamentos elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com seis alto-falantes com Bluetooth, USB, mp3 e controles no volante, faróis de neblina, luzes diurnas, maçanetas e retrovisores externos pretos. As rodas de 16 polegadas são de liga leve e com pneus 215/65R16.
Já o Jeep Renegade 2016 Sport 2.0 Turbo Diesel acrescenta, além do motor 2.0 Multijet, sistema de tração 4×4 permanente com primeira marcha reduzida, sistema Selec-Terrain com quatro opções de terreno e Hill Descent Control (HDC).
As opções de cores são:
- Vermelho Colorado Sólido
- Verde Commando Sólido
- Branco Ambiente Sólido
- Preto Shadow Sólido
- Prata Melfi Metálico
O pernambucano Jeep Renegade 2016 tem garantia total de três anos sem limite de quilometragem. E, durante todo esse período, o programa de assistência Privilege. As revisões deverão ser feitas a cada 12 mil km (ou 12 meses), até 72 mil km, para os modelos com motor 1.8 flex. Já as versões turbodiesel terão intervalos a cada 20 mil km (ou 12 meses), até 120 mil km.
O espaço interno é muito bom, acomodando confortavelmente os cinco passageiros, o painel, revestido com material suave ao toque, é intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro, indispensável no uso off-road e emprestado do seu irmão mais velho, o Wrangler.
O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. E, para acomodar bem toda a bagagem dos ocupantes, há recursos como o banco do passageiro dianteiro com porta-objetos debaixo do assento e com encosto rebatível (para frente), além do assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados.
O sistema multimídia Uconnect Touch com duas opções de telas coloridas de 5 polegadas, com conexão Bluetooth, comandos de voz, navegação GPS, entre muitos outros recursos. No painel, o Jeep Renegade 2016 conta a tela de 3,5 polegadas, a tela colorida multifuncional de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos, somente nas versões mais caras.
O Jeep Renegade 2016 apresenta o único diesel do segmento no País, o 2.0 MultiJet II turbo tem 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm, traz a tecnologia MultiJet de segunda geração, patenteada pela Fiat Powertrain. Esse sistema common rail (duto único) controla a injeção de combustível em alta pressão (até 1.600 bar).
A turbina VGT, de geometria variável, combina potência em alta velocidade e muito torque em baixas rotações. Além disso, o virabrequim tem contrapesos desenvolvidos para reduzir as vibrações em giros altos, entre outros recursos que garantem níveis reduzidos também de ruído e aspereza. A eficiência energética do 2.0 MultiJet II turbo, aliada ao tanque com capacidade de 60 litros, dão ao modelo uma grande autonomia, permitindo viagens, como ir do Rio de Janeiro a São Paulo e voltar, sem abastecer.
O Jeep Renegade 2016 tem câmbio automático de nove marchas. Única transmissão combinada ao motor turbodiesel 2.0 MultiJet II, a 120 km/h o ponteiro do conta-giros marca somente 1.000 rpm.
Trazendo a tecnologia 4×4 da nova geração do Jeep Cherokee, lançado no final do ano passado, o Jeep Renegade 2016 é capaz de enviar até 200 kgfm de torque para as rodas traseiras, se for preciso, para otimizar a aderência.
O sistema inclui ainda o controle de tração Selec-Terrain, que na versão Sport tem quatro modos de operação: Auto (automático), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama), para o melhor desempenho em qualquer terreno e sob qualquer condição climática.
O BlogAuto testou o Jeep Renegade 2016 Sport Diesel no uso do dias a dia e nos fez ficar com muita inveja dos europeus que podem ter motores a diesel em carros de passeio, o funcionamento é muito suave, e a força disponível o tempo todo. O motor que equipa o Renegade, é o mesmo utilizado por diversos modelos do grupo na Europa.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Quando falamos do off road, a grande sacada de reservar a primeira marcha da transmissão como uma reduzida mostra que a tecnologia está para ser usada da melhor forma.
Agora vale os mais de 100 mil? Depende se você anda muitos quilometros por mês , pratica off-road, sim o Renegade Diesel é a sua escolha, mas do contrário, faça um test drive na versão Flex, ela pode ser a sua melhor opção.
Conteúdos do Jeep Renegade 2016 Sport Diesel por R$ 99.900
- Seletor para 4 tipos de terreno
- Tração 4×4 Jeep Active Drive Low
- Motor MJet 2.0 Diesel e cambio AT9
- HDC – Controle eletrônico de velocidade em descidas
- Air bags dianteiros
- Rodas em liga aro 16’’e pneus 215/65
- Freios a disco nas 4 rodas
- Ar Condicionado
- Piloto automático
- Direção elétrica
- Sensor de estacionamento traseiro
- Controle de Estabilidade (ESC)
- Estepe full size
- Faróis e lanterna traseira de neblina
- Freio de estacionamento elétrico
- Rádio integrado ao painel com RDS e porta USB
- Sistema de áudio com 6 alto falantes, USB e Bluetooth
- Espelhos retrovisores elétricos
- Limpador e desembaçador dos vidros traseiros
- Revestimento externo nas colunas das portas
- Retrovisores elétricos, vidros e travas elétricas nas quatro portas
- Panic break assist
- Alarme
- Freios antibloqueantes ABS
- Ajuste do volante em altura e profundidade
- Alerta de limite de velocidade e manutenção programada
- Apoia-braço com porta objetos
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível
- Bolsa porta objetos atrás dos bancos dianteiros
- Cargo box
- Chave canivete com telecomando
- Cinto traseiro central de 3 pontos
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
- Comandos do sistema de áudio e bluetooth no volante
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia)
- Controle eletrônico anti capotamento
- Controle de estabilidade para trailler (quando com engate Mopar)
- Controle de tração
- Encosto cabeça traseiro central
- Ganchos de fixação de carga no porta-malas
- Hill Start Assist – auxílio de partida em subidas
- Iluminação do porta-malas
- Isofix – fixação para assentos infantis (dois traseiros)
- Limitador de velocidade
- Luz diurna (DRL)
- Maçanetas externas e retrovisores em acabamento preto
- Para sol com espelhos cortesia
- Pavimento do porta malas com revestimento duplo
- Quadro de instrumento TFT de 3,5”
- Repetidor lateral nos retrovisores
- Tomada 12V
Pacote Multimídia por R$ 5.250
- Sistema de áudio com tela 5″ touchscreen. Bluetooth®, USB e Sistema de reconhecimento de voz com Sistema de Navegação GPS
- Câmera de Ré
- Volante com acabamento em couro
- Volante com controles de áudio e bluetooth®
Pacote Segurança por R$ 4.000
- Air bags laterais
- Air bags de cortina
- Air bag de joelhos para o motorista.
- TPMS (sistema de monitoramento de pressão dos pneus)
Teto solar elétrico panorâmico por R$ 7.650
Pacote Conforto por R$ 1.430
- Retrovisores externos dobráveis eletricamente
- Porta objetos sob o banco do passageiro
- Banco do passageiro dobrável
- Tomada de 12V no porta malas
- Tomada de 127V
- Lanterna removível
Parafuso antifurto por R$ 170,00
Galeria Jeep Renegade 2016 Sport Diesel
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
HOR-RO-RÍ-VEL!
Mas parabéns pela qualidade de imagem das fotos.
Parabéns pela reportagem. Esclareceu algumas dúvidas. Esse consumo foi feito por você ou dados de alguma reportagem? Abraço
Caro Mateus,
Os dados de consumo foram fornecidos pelo fabricante.
Abraços e obrigado pela visita,
Fabiano Mazzeo
Só podem estar de brincadeira, né?
Carrinho feio!!!(com várias exclamações). Isto pra mim é um Fiat 147 encorpado…feio igualmente. Ainda mais com este “motorzão” fiat.
O problema é que nós brasileiros nos satisfazemos com muito pouco.
É cada porcaria que é vendida aqui a peso de ouro e compramos apenas para ostentar estas porcarias!
O que nao para entender, como a JEEP faz um carro robusto e firme como este, com a porra de um MOTOR DIESEL de 2.0 ..?….
Não dá para engolir.
TD 2.0 Custom. Excelente veículo, robusto, seguro, versátil, econômico.