Chega no final de julho, o Ford Focus 2016 na versão hatch, o sedã terá o lançamento no final do próximo mês. Com novidades visuais, e principalmente, muito mais conteúdo, com preços que partem do mesmo patamar do modelo anterior.
Simultaneamente lançado nos mercados europeu e norte-americano, o Ford Focus 2016 traz uma modernização do seu design com novos faróis, grade dianteira trapezoidal e rodas de liga leve aro 17. O interior, em estilo cockpit, centrado no motorista, novo desenho.
Entre suas novas tecnologias, destaca-se o assistente de frenagem autônomo, que evita a colisão traseira em velocidades de 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h. Há ainda o sistema de estacionamento automático de nova geração, para vagas paralelas e perpendiculares, além dos faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem. Toda a linha conta com o recurso AdvanceTrac, uma combinação de funções de segurança, incluindo o controle de estabilidade e tração. Incorpora ainda conectividade e um sistema de acionamento do SAMU em caso de acidente.
A dirigibilidade do Ford Focus 2016, teve ajustes com o aumento da rigidez da carroceria e novas calibrações de direção e suspensão. Os dois motores permanecem na linha: o 1.6 litro Sigma Flex, de 135/131 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, e o 2.0 litros Direct Flex, de 178/175 cv, com transmissão sequencial de seis velocidades, agora disponível com o sistema de acionamento “paddle shift”.
O motor quatro cilindros 1.6 litro Sigma gera a potência de 135/131 cv com etanol/gasolina a 6.500 rpm e torque de 16,7 kgfm com etanol a altos 5.250 rpm e 16,2 kgfm com gasolina a 3.000 rpm. Tem o Selo A de eficiência do Inmetro, com consumo na cidade de 7,5 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina e consumo na estrada de 9,3 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina.
Já o motor quatro cilindros 2.0 litros Direct Flex – primeiro do mundo com tecnologia de injeção direta bicombustível – tem potência de 178/175 cv com etanol e gasolina ambos a 6.500 rpm e torque de 22,5/21,5 kgfm com etanol/gasolina, ambos a 4.500 rpm. Infelizmente, aqui nada do excelente motor Ecoboost 1.5 de 182 cv, este sim pronto para encarar de frente o Volkswagen Golf. Voltando ao motor 2.0 agora vem equipado com Paddle Shift na transmissão sequencial de seis velocidades de série. Ele tem a classificação B de eficiência energética do Inmetro, com consumo na cidade de 6,7 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina e na estrada de 9,2 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina.
O aprimoramento aerodinâmico e do sistema elétrico são outros avanços que contribuem para aumentar a eficiência energética do Ford Focus 2016. O seu coeficiente de arrasto foi reduzido para 0,287 Cx (um ganho de 3% comparado ao modelo anterior). O novo sistema de monitoramento da bateria e o compressor do ar-condicionado de geometria variável ajudam a economizar combustível. O isolamento acústico também recebeu uma atenção especial, reduzindo tanto o nível de ruído interno e externo como as vibrações, o que aumenta a percepção de qualidade do veículo.
O assistente de frenagem autônomo (Active City Stop) é um sistema operado por sensor óptico que monitora continuamente o tráfego à frente e reduz a velocidade do veículo ao detectar uma colisão iminente, operando em até 50 km/h. Nessa situação ele pré-carrega os freios e, se o motorista não tomar nenhuma ação, aciona automaticamente os freios, reduzindo a severidade do impacto ou evitando a colisão.
O sistema AdvanceTrac – item de série em toda a linha Ford Focus 2016 – engloba várias funções que ajudam o motorista a manter o controle e a estabilidade do veículo em diferentes condições de rodagem. Além do controle eletrônico de estabilidade e tração, ele traz como novidade o sistema de estabilidade preventivo (ETS), que age preventivamente antes mesmo de o veículo começar a derrapar, acionando os freios.
Também fazem parte do sistema o controle de torque em curvas – que distribui melhor a força do motor nas rodas dianteiras, principalmente em estradas sinuosas –, aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampas, assistência de frenagem de emergência e luz de emergência em frenagens bruscas.
O Ford Focus 2016 vem equipado de série com o sistema de conectividade SYNC, com tela colorida de 4,2 polegadas, conexão Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz em português para áudio e telefone, sistema AppLink com cinco novos aplicativos e Assistência de Emergência. Esse sistema faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência 192, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.
A versão Titanium vem com o SYNC MyFord Touch, com tela de 8 polegadas, sistema de navegação, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e Sony Premium Sound com nove alto-falantes. Tem ainda uma tela multifuncional de 4,2 polegadas no painel de instrumentos, que pode ser configurada pelo motorista.
O Ford Focus 2016 parte de R$ 69.900 – o mesmo preço da geração anterior. O modelo de entrada SE 1.6 vem de série com: rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/50R 17, controle eletrônico de estabilidade e tração (sistema AdvanceTrac, que inclui sistema de estabilidade preventivo, assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas e aviso de pressão baixa dos pneus), freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2 polegadas, AppLink e Assistência de Emergência. Faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável MyKey também fazem parte do pacote.
Por uma diferença de R$ 2.000, ou seja, R$ 71.900, vem a versão SE Plus 1.6, que acrescenta: rodas de liga leve 17 polegadas com outro desenho, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital com controle individual de temperatura para o motorista e passageiro.
A versão SE Plus 2.0 AT oferece os mesmos equipamentos desta última, mas com motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades com comandos na direção (Paddle Shift), por R$ 78.900.
A opção seguinte é a Titanium 2.0 AT, que traz adicionalmente o acabamento Titanium, rodas de liga leve de 17 polegadas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch, tela de 8 polegadas, navegação, tela multifuncional de 4,2” no painel de instrumentos, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado e Sony Premium Sound com 9 alto-falantes, por R$ 86.900.
O topo de linha Titanium Plus 2.0 AT acrescenta assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos com luzes diurnas de LED, regulagem automática de altura e lavadores, sistema de estacionamento automático de segunda geração, retrovisores externos com luz de aproximação, desembaçador e rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições e ajuste lombar e teto solar elétrico por R$ 95.900.
Também são itens de série da linha: direção elétrica, vidros e espelhos elétricos, trava elétrica com controle remoto, computador de bordo, alarme, volante revestido em couro com controles de áudio, chave tipo canivete, abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, desembaçador do vidro traseiro, faróis com temporizador (Follow me Home), banco traseiro com encosto bipartido (60/40) e dois ganchos Isofix para fixação de cadeiras infantis.
Como anda?
O BlogAuto, foi para Aquiraz no litoral cearense para conhecer o Ford Focus 2016 e dirigiu por mais de 100 quilômetros, por Fortaleza e em estradas vicinais, e pode reafirmar que o Focus continua como uma das melhores opções do segmento, com boa dirigibilidade e acabamento, além de um preço bem competitivo em relação aos concorrentes, mas pisou na bola em não trazer o excelente motor Ecoboost 1.5 de 182 cv que equipa a versão na europa e que colocaria para enfrentar de igual o Volkswagen Golf 1.4 TSi, que é a referência em desempenho. Agora a versão 1.6 vai enfrentar muito bem a concorrência da nova versão do Golf nacional que terá uma nova versão 1.6 aspirada. O modelo sedã terá a imagem descolada do hatch e como já falam internamente será um “baby Fusion”.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Para quem comprou um Focus 2014/2015 a marca vai oferecer uma condição de venda exclusiva, com um desconto de 15% na compra do novo modelo. A oferta será válida por três meses, dentro de um sistema de pré-venda. O desconto não está condicionado à venda do veículo usado e quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o financiamento para o modelo novo.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.