A Ford apresentou, em Bragança Paulista, no interior paulista, os caminhões F350 e F4000 nas versões 4×2 e 4×4, com motor Euro 5 que atende a nova legislação ambiental. Os modelos voltam ao mercado com o mesmo visual de quando pararam de ser ser fabricados em 2011, Segundo a marca o retorno ao mercado teve um investimento de US$ 70 milhões.
Os caminhões Ford F4000 e F350 serão produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo e vão atender os mercados do Brasil e da Argentina, este último exclusivamente com a versão F-4000. A Ford criou uma linha de montagem exclusiva para a Nova Série F, que teve a abertura de 200 novas vagas nos últimos meses.
As principais diferenças entre o F350 e o Ford F4000 estão na capacidade de carga e no sistema de rodas traseiras. O primeiro tem o chamado rodado simples, com duas rodas traseiras, enquanto o F4000 tem rodado duplo, ou seja, quatro rodas traseiras.
O Ford F4000 apresenta duas versões, com tração 4×2 e 4×4. Esta última é a única do segmento a oferecer essa característica técnica para uso em operações fora de estrada.
“O lançamento da Nova Série F para o mercado de transporte de carga de PBT de 4,5 t e 6,8 t reforça a nossa condição de liderança entre os caminhões de entrada. A marca já é líder no segmento de caminhões leves, com os modelos Cargo 816 e Cargo 1119, respectivamente para transporte de até 8 t e 11 t.”, diz Guy Rodriguez, diretor da Ford Caminhões para a América do Sul.
O preço do Ford F350 é R$ 101.290, enquanto o Ford F4000 sai por R$ 117.290 e o Ford F4000 4×4 custa R$ 133.290. Os modelos são habilitados ao financiamento pelo Finame e também contam com a opção de um grupo especial do Consórcio Nacional Ford para aquisição em até 100 meses.
Se na carroceria nenhuma novidade na mecânica tudo novo, o Ford F4000 e F350 vêm equipados com o novo motor 2.8 litros Euro 5 da Cummins, de 150 cv, e uma nova transmissão de cinco velocidades da Eaton, com uma relação de marchas que otimiza a força do motor, aumentando em mais de 11% o torque nas rodas. Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e ar-condicionado são equipamentos de série.
O Ford F350 tem peso bruto total de 4.500 kg e capacidade de carga útil de 2.128 kg. É ideal para transporte de hortifrútis, entregas fracionadas, serviços de manutenção e distribuição comercial.
O Ford F4000, com peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.949 kg, é indicado para o transporte de hortifrútis, insumos agrícolas, materiais de construção e animais vivos, além de entregas fracionadas, manutenção de serviços públicos e aplicações fora de estrada.
O Ford F4000 4×4 tem peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.810 kg. Seu ângulo de entrada de 26 graus e ângulo de saída de 27 graus facilitam a rodagem em terrenos de difícil acesso. Único do segmento com tração 4×4, pode ser utilizado em serviços especiais como manutenção de redes elétricas, telefonia, água e esgoto, além de aplicações rurais diversas, suporte na mineração, construção civil e militar.
A Nova Série F conta com garantia de 12 meses para os veículos e 24 meses para motor, câmbio e diferencial, sem limite de quilometragem.
O BlogAuto testou o Ford F4000 4×4 em um Centro Experimental especialmente montado para a apresentação. O local foi preparado com diferentes estações simulando condições reais de uso, como por exemplo rampa “king”, tanque de água, “caixa de ovos” e ondulações.
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No local da apresentação foram mostradas versões adaptadas com cabine dupla, e até uma diferente cabine tripla com seis portas, além de uma versão “Monster” altamente customizada com preço acima de R$ 400 mil. Os agroboys vão pirar!!!
Galeria Ford F4000 2015
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Estava esperando a F-350 4 portas, mas esta F-4000 cabine tripla vai servir direitinho para minhas intenções.
Pelo jeito a Dona Ford não conhece seus clientes que tem no nordeste do Brasil, a série F aqui é utilizada como caminhão não como pick-up, esse motor ai, nossa matou o carro, 2.8(motor de s-10) com 150cv, só que a s10 é 200cv…Nossa uma f-4000 ser mais fraca que uma s-10…Então é isso eu ia comprar uma pra mim se fosse os mesmo 3.9 já que carrego 5 Mil kilos nela e com esse motor ai não sabe uma serra nem a pau.
nao amigo claro q n vai ter menas força q a s10 o segredo ta na caixa de marcha com suas relaçoes sem contar a caixa de transmiçao “nas 4×4” aposto q ela puxa mais q a 3.9 de 141 cv se nao nao tinha ptb de 6.8 t.
Pena que o motor esta um pouco fraco par tão esperada volta do F4000> Hoje en dia as transportadoras exigem que seus prestadores de serviço possuam veiculo com capacidade no minimo de 4500kg se não o frete quase não compensa, pena pois hiunday tem seu veiculo com esta capacidade hd78, não é nenhuma brastemp mas tem mais capacidade.
como mais fraco se são 30 cavalos a mais que o modelo 2011? nao entendi….
Caro Marcos,
Para aplicações pesadas, como caminhões, o que mais importa não é a potência, mas sim o Torque, que no caso é menor.
abraços e obrigado pela visita,
Mazzeo
A F4000 4×4 ate o ano de 2012 tem algum problema de tração ou ela foi aprovada na pratica,
é que um mecânico falou que não,
gostaria de saber na pratica é boa ou não?
Muito polêmica a opção da Ford por um motor de alta rotação e menos de 3 litros na F-350 e na F-4000, quanto a isso não restam dúvidas. Seria mais previsível um motor de maior cilindrada e regimes de rotação mais baixos, como o ISB4.5 usado nos Cargo 816 e 1119 ou o ISF3.8 usado pela Volkswagen na linha Delivery. As respostas de um motor com concepção tão diferente do que o consumidor tradicional da Série F está acostumado podem causar estranheza no início, mas vale lembrar que concorrentes como o Iveco Daily e o Hyundai HD78 já recorrem com sucesso aos motores de alta rotação e cilindrada mais modesta…
Tambem achei o motor muito fraco porque nao o 200cvs da f 250 e os mesmo torque que e de 51 kgf….a fordee ficou devendo….
Não se impressionem com a cilindrada. Façam uma análise completa. O novo propulsor tem mais potência que o modelo fabricado até 2011. Além disso, tem curva de torque plana por uma grande faixa de rotações, as relações de marcha são mais curtas, assim como a relação do eixo traseiro. Façam um teste drive e verão que o novo modelo ficou muito melhor e mais silencioso que o anterior. Eu fiz isso e não me decepcionei.
Eles fazem o mesmo trabalho com mais folga. E me afirmaram que são bem mais econômicos.
concerteza ela se transformou em outro caminhao muito mais economico e silencioso uma maravilha
AO PESSOAL DA FORD
GOSTARIA DE SABER QUAL O PESO QUE POSSO POR NESSA 2015 E SE A CARROCERIA PODE SER NO TAMANHO 220 X 6 MT SERIA A DE CHASSI ALONGADO POSSO MAS TEM SER PESO DE BALANÇA TENHO UM 9.160 VW E PASSO EM BALANÇA ATÉ 4.500 QUILOS E PREFIRO UMA 4.000 E QUERO TIRAR UMA ZERADA DESDE JÁ OBRIGADO
apesar de ter sido um caminhão muito bom até 2011 o 2014/2015 não está correspondendo às minhas expectativas pois o meu veio com problema na caixa de marchas e levou 60 dias para solucionar substituindo por uma caixa de marchas nova e em seguida a caixa de direção hidráulica também apresentou problema e também teve que ser substituída só que dessa vez foram mais rápidos em apenas quatro dias foi solucionado o problema e olha que o carro não fez nem a primeira revisão de 5.000 km
A Ford pisou na bola e feio com esse lançamento, quem comprou se ferrou, meu irmão adquiriu uma, quando chegou aos 3 mil km quebrou o diferencial com a caixa do diferencial completo e eles alegaram que foi pq adicionou reforço nas molas. Todos esses carros precisam de reforço, caso contrário não aguenta com a que vem de fábrica. Inadmissível… parece carro de papel, descartável!
Pode não parecer, mas até faz algum sentido a decisão da Ford pelo downsizing…
Os maiores atrativos da F-4000 para o público cativo desse modelo são a menor “especialização” num contraponto a modelos de cabine avançada com PBT próximo que cada vez mais são direcionados a serviços essencialmente urbanos, e a cabine convencional “bicuda” que ainda é apreciada em operações que requerem uma cabine com menor altura externa (mais especificamente alguns serviços aeroportuários) e também é considerada mais confortável em função da menor altura de embarque e menos irradiação de calor e ruídos do motor para dentro da cabine.
Quanto ao motor, o maior choque inicialmente é o fato de um veículo de concepção mais americanizada usar um motor que remete mais à solução implementada em concorrentes de projeto europeu ou asiático, mas ao lembrarmos que apesar do menor torque a maior faixa de rotação e a relação de transmissão final mais reduzida acabam por se contrapor e deixar as respostas mais próximas ao que seria esperado com o motor antigo.
Quando vao lancar a F-350 cabine simples 4×4 (f 250 4×4-F 350 4X2-F 4000-4X4)
Olha, eu tenho uma (f-4000 2008) e ja tava pensando em compra uma nova mais agora fiquei amendrontado com o motor aqui na região onde moro, é bem complicado as serras e a capacidade de carga pra 6T(toneladas) e aqui so da pra 4T você praticamente passa uns 3 a 4 minutos sobindo a serra acima rsrsr…..depois vou procura saber melhor a respeito do novo moto… ainda mais pra compra uma dessas novas e muda pra um MWM 6 silindros ; )
Motor, o ruim é motor, com peso pirou. Tem força sim de arranque apenas. Poderia voltar os antigos motor. Andar dentro de cidades pirou, não tem ângulo de direção.
Comprei uma 4×4 ,o motor não vale nada é muito fraco, não fiz teste drive ,fui ludibriado pela Ford .Me falaram que o motor era mais forte ; o motor não tem torque, qualquer morro ingrime que paro pra arrancar queima embreagem , andei 1000km nela e estou doido pra vender não se iludem com essas propagandas enganosas. Opinião de quem adquiriu uma e esta muito arrependido ,pior compra que já fiz.. Reclamei na Ford e mandaram eu reduzir pra arrancar mesmo dentro de cidade no asfalto ,coisa que no manual fala que não pode.
Pior caminhone que já fizeram tenho uma e uma mercadoria
Fabiano, gostei do teu relato, estou com um pedido de uma f4000 4×4 0km em uma revenda de Cuiabá, depois de ler o que vc escreveu, acho que não vou mais comprar esse veículo. Alguma novidade em relação ao desempenho dela? Grato
Com 2850 km ( 2 meses de uso) a embreagem estourou ,estou reclamando da mesma desde que carreguei o veículo pela primeira vez e nada; agora a Ford fala que não tem garantia.
A Minha nova F350 motor Cumins 2.8 Chegou no dia 04/03/2015 no dia 09/07/2015 com 11.000 km o motor Literalmente explodiu jogando biela e peças internas pra fora. No dia 10/07/2015 foi entregue pelo resgate na concessionaria autorizada Ford em Rondonópolis MT. Hoje dia 15/07/2015 não tenho nem uma informação da Ford. Problema com motor da nova F350.
Estou muito decepcionado com a Ford , tentei resolver o problema amigavelmente com o gerente da agencia que adiquiri o veicolo e não teve geito , estou acionando a justiça . um absurdo a falta de responsabilidade dels
Gostaria de saber o preço da F 350 Cab. Dupla.
Hoje tive que volta com minha F4000 pra concessionária novamente acendeu a luz da ejeção eletrônica , está com 3070km rodada disseram que foi o fusevel do farolete que queimou e acendeu a luz da ejeção ,tive que engolir mais essa .
A minha acende toda semana
Hoje tentei sair com minha f 4000 e acedeu novamente a luz da ejeção Eletrônica , e a do mal funcionamento do arla tive ontem na concessionaria pra resolver o mesmo problema não esta tendo solução,
o veiculo me foi entregue pela agencia dia 13/04/15 e ate hoje não consigo trabalhar com o mesmo, motivos(falta de tork no motor , embreagem danificada,luzes no painel que não parão de acender)
Contínuo com problemas na minha F4000 4×4 15 no dia 25.09.15 voltei com ela pra agência e até hoje não me deram uma solução, não sei mais o que Fasso ,não comcigo resolver o problema , um carro nesse valor e parado como fica cadê os nossos direitos
Qual o consumo médio da nova f4000 4×4 – no asfalto – tiro longo em topografia plana.Alguém poderia me ajudar nessa informação??
Grato.
nao entendo na. mas o motor mwm 6 cilindros da f250 nao seria um pouco melhor.
tenho uma f4000 4×4 e estou com o mesmo problema de queima embreagem e acender luz de injeção e arla peguei em no mês 03 de 2015 e ja fui a concessionaria varias vezes o carro ta com 15.000 KM e o tagografo ainda não foi habilitado por que é digital e esta atrás do banco
Conseguiu resolver o problema de sua f 4000?
vou quarta dia 17/08 novamente a concessionaria para resolver luz acesa no painel já estou arrependido de ter comprado essa 4000 ainda bem que não vendi a f350 2005 vou volta nela de novo
Sinceramente esses relatos até para quem não tem e nunca teve uma caminhonete dessas dão logo para ver que é alguém da concorrência fazendo outros de palhaço. Pobre de quem acredita. Você acha que se alguém teria esse problema com algum produto sei faria propaganda contra si para vender?
Meu amigo meu veículo se encontra parado com 3700km , a propaganda não é contra min pra vender mas sim contra a Ford
Continuo com minha f 4000 prada até hoje é a Ford ainda não propôs nada pra resolver meu problema
queria compra uma f350 nova mas com tanto comemtarios ruins vou ficar com a minha 2001 muito boa.
coloquei uma frente da nova ficou igual.
a ford errou em tirar o motor 3.9 que tinha mais torque em baixa rotaçao pois os propietarios antigos que sao sempre fazendeiros ou donos de casas de materiais de construçao costumam sempre colocar peso a vontade e elas carregavam ..esta e a diferença.cavalos e bom mais e melhor conbinado com mais torque.
Amigos pretendo colocar rodada dupla em uma F350 CD. Ainda não achei quem faça este serviço. Alguém tem alguma sugestão. A minha F350 2017 com 500000 km. fiz manutenção da injeção diesel e o consumo esta em 4 km/l . Muito alto pra mim.
Minha f 4000 continua parada só pra constar
Pedrina compra
Continuo com minha f4000 parada. Hoje teve um audiência e não teve acordo . satisfação zero com a Ford
Só pra relatar a Ford caminhões fechou no Brasil, e ainda estou com minha f4000 4×4 2015 parada há 5 anos com 3800km com defeito de Fabrica. Uma vergonha
F4000 parada até hoje, amanhã tera nova perícia após 3 anos da primeira…. Tem 7 anos que estou pelejando com isso, não e fácil.