O Audi A3 Sedan 2016 1.4 TSFi nacional chegou! Na sua segunda investida no Brasil, o A3 volta mas na versão sedã. Mas, afinal, o modelo é igual ao importado anteriormente da Hungria? Não, ainda bem! Sim, ele perdeu a suspensão traseira multilink e a transmissão S tronic de dupla embreagem, mas ganhou 28 cv de potência, agora é flex e o preço abaixou ligeiramente.
Antes que os puristas me xinguem, a marca reposiciona claramente o produto, buscando os consumidores mais tradicionais que compram o Honda Civic e o Toyota Corolla, os líderes do segmento. É uma nova estratégia buscando maior volume que eles poderão atender.
Agora, para quem torceu o nariz para essas mudanças, a marca prepara uma nova versão para daqui uns 20 dias com motor 2.0 litros turbo de 220 cv, suspensão multilink e o câmbio S tronic, e o melhor, pelo preço atual da versão 1.8 de 180 cv, ou seja, R$ 140.190. Assim agrada a todos, amplia o leque de atuação do produto e a rede de concessionárias agradece. Ponto para a estratégia.
Mas agora é hora de falar da versão Audi A3 Sedan 2016 1.4 TSFi, que chega nas versões Attraction e Ambiente e passa a contar com o motor 1.4 Turbo FSI Flex produzido no Brasil, com injeção direta de combustível, turbo, 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Com ganho de 28 cv em relação ao anteriormente importado, passa a utilizar um câmbio automático Tiptronic de seis velocidades produzido pela Aisin, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas aletas (shift paddles) posicionadas atrás do volante.
O Audi A3 Sedan 2016 1.4 TSFi traz maior variedade de itens de série e oferta de opcionais. De série, vem com sete airbags – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista. Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de estabilidade.
A versão de entrada, a Attraction, custa R$ 99.990 (anteriormente era R$ 101.190) e traz de série câmbio automático, ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante de quatro raios e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.
A Attraction conta também com sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como nos semáforos e congestionamentos – um equipamento que pode proporcionar um aumento na economia de combustível que pode chegar a 10%, sobretudo nas grandes cidades. O equipamento inclui o rádio MMI com alto-falantes, computador de bordo e conexão Bluetooth para telefone móvel. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de alumínio, com 16 polegadas de diâmetro.
A versão intermediária Ambiente sai por R$ 109.990 (antes era R$ 110.190) e soma aos itens de série do modelo Attraction os sensores de luz e chuva e o volante multifuncional, também com acabamento de couro, com comandos para trocas de marchas (shift paddles). O para-brisa traz uma faixa superior cinza para reduzir a incidência dos raios solares. As rodas de alumínio, com cinco raios, têm 17 polegadas de diâmetro.
Entre os equipamentos opcionais está o rádio MMI plus com sistema de navegação que sai por R$ 13 mil. O Pacote Design inclui bancos de couro sintético (negros ou cinza), diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky” sai pelos mesmos R$ 13 mil, enquanto o pacote Assistance traz controle de velocidade de cruzeiro e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré sai por R$ 10 mil.
Uma variedade ainda maior de sistemas de assistência está incluída no Pacote Assistance Plus: o Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o motor sem necessidade de utilizar a chave fisicamente sai por R$ 18 mil.
Completo, o Audi A3 Sedan 2016 1.4 TSFi na versão Ambiente chega a R$ 153.990.
Um motor exclusivo para um mercado brasileiro, teve o trabalho realizado por engenheiros e técnicos brasileiros e alemães e envolveu simulações digitais e testes de bancada para as mais variadas condições de combinação de etanol e gasolina, em diversas situações climáticas – de temperaturas negativas até as encontradas em regiões extremamente quentes, com níveis de umidade também variáveis. Os motores também foram avaliados na prática, em testes de rodagem em pistas, ruas e estradas, sempre seguidos pela análise individual de todos os seus componentes.
Com a calibração adotada, o 1.4 Turbo FSI Flex que equipa o Audi A3 Sedan 2016 1.4 TSFi passou a oferecer maior potência, de 150 cv, e torque máximo de 25,5 kgfm a apenas 1.500 rpm, otimizando o desempenho nas condições de uso mais frequentes, ou seja, no trânsito urbano, em velocidades moderadas. Um detalhe importante é que os valores de desempenho do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.
Uma vantagem da injeção direta de combustível é que o 1.4 Turbo FSI não exigiu a adoção de nenhum sistema auxiliar para partida a frio com etanol, nem mesmo para pré-aquecimento do combustível. A altíssima pressão de entrada do etanol na câmara de combustão e a possibilidade de dosar eletronicamente a mistura ar-combustível garante uma partida sem dificuldades mesmo nos dias mais frios.
Com o novo conjunto mecânico, as versões do Audi A3 Sedan 2016 1.4 TSFi uma melhora importante no desempenho: a aceleração de 0 a 100 km/h acontece agora em 8,8 segundos – meio segundo mais rápido do que nos modelos anteriores. A velocidade máxima passou a ser de 215 km/h.
O Audi A3 Sedan 2016 1.4 TSFi foi classificado pelo Inmetro na categoria A. O consumo no ciclo urbano, segundo a norma 7024 – que leva em conta fatores como o peso do veículo e o coeficiente aerodinâmico –, é de 11,7 km/l com gasolina e 7,8 km/l com etanol e, na estrada, atinge 14,3 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.
Como anda?
Testamos rapidamente o Audi A3 Sedan 2016 1.4 TSFi na capital de São Paulo e pudemos perceber que o modelo está bem mais confortável, a nova calibração da suspensão buscou mais maciez na rodagem, que também elevou a altura em 25 milímetros o que fez com que as nossas lombadas não assustem com raspagens involuntárias.
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A maior potência foi suficiente para compensar o funcionamento mais lento da transmissão automática, o que fez com que o funcionamento na cidade ficasse mais linear, sem grandes arroubos de esportividade, a versão anterior dava uma grande impressão de ter bem mais potência que os 122 cv declarados.
O que podemos perceber é que no uso normal fez o modelo ficar bem mais civilizado, como o público alvo do modelo.
Galeria Audi A3 Sedan 2016 1.4 TSFi
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Quanta bobagem….A mídia não converte pessoas em bovinos apenas na política…
Quanto custava o Audi A3 decente, com suspensão independente e cambio de dupla embreagem?
Quanto ele custa agora?
Quanto a mídia recebe por fora prá fazer com que os bovino o comprem?
Quanta bobagem….
Caro Antonio,
Obrigado pela visita e continue nos prestigiando…
abraços,