Em matéria de legislação, o Brasil é a casa da mãe Joana. Inventamos tantas leis sem sentido ou tão cheias de detalhes que anos depois fica difícil corrigir distorções absurdas. Por exemplo, consumimos carros com motor 1.0 sem razão aparente. Dizem, a limitação surgiu para beneficiar o BR-800, da Gurgel, mas a Fiat foi esperta e logo sacou o Uno Mille. De lá para cá, o mercado evoluiu, os modelos cresceram e continuamos comprando 1.0 mesmo em carros com mais de uma tonelada e desenhados para levar cinco passageiros mais a bagagem – imaginem um Logan 1.0 carregado, que beleza.
Hoje, durante a coletiva da Abeiva, José Luiz Gandini, seu presidente, foi questionado sobre a possibilidade de termos automóveis movidos a diesel no Brasil. Acredita-se que isso possa ocorrer em 2012, na melhor das hipóteses. Mas se não mudar, a legislação que proíbe os carros de usarem o combustível pode acabar com o mercado de utilitários.
Gandini explicou que a lei que separa os utilitários dos automóveis e que permite o uso do motor a diesel é tão antiga – feita, segundo ele, para beneficiar o finado Toyota Bandeirante – que hoje já impossibilita os utilitários esportivos mais modernos de usarem o propulsor.
A razão seria uma das condições que caracterizam um utilitário. Além de ângulos de entrada e saída maiores e da tração 4×4, é necessário a marcha reduzida. O problema é que os novos modelos já saem com sistemas eletrônicos de tração que “escondem” a tal reduzida.
BMW X5, Porsche Cayenne e, agora, o Kia Sorento, perderam essa opção por essa razão, embora não sejam muito diferentes entre as versões a diesel e a gasolina. Pelo contrário, emitem menos poluentes e são mais econômicos que as picapes a diesel mais antigas.
A Mercedes-Benz até conseguiu convencer o governo que o ML a diesel possuía a reduzida, no caso, sua 1ª marcha, mas, de acordo com Gandini, ao que parece, a marca teve que voltar atrás.
Não é à toa que os veículos elétricos ainda vão gerar muita discussão até que sejam homologados para uso no Brasil. Quem sabe algum político brilhante não inventa algum artigo que autoriza apenas os modelos com bateria de íon-lítio e amanhã o mercado muda de padrão e voltamos à estaca zero.
Ah, entendi, eles deixaram pra decidir essa questão depois do fim do mundo. Vai que os maias tão certos, assim é uma decisão difícil a menos pra tomar…
Montadoras e o governo corrupto e ladrão do país dos decretos secretos querem mesmo é que o brasileiro se exploda. Para quê diesel se temos maravilhosos carros 1.0 flex, que consomem tanto quanto os v6 e v8, e dão mais lucro ao governo que Ferraris pagam de impostos em qualquer país civilizado?
A proibição da produção e venda de automóveis a diesel no Brasil é descabida e injustificável.Parece ser apenas para beneficiar as montadoras que produzem as pick ups e ultilitários a diesel 4×4,que ficam sendo a única opção para o consumidor que deseja rodar com esse combustível.Qual de nós não gostaria de rodar num automóvel a diesel,com ótimo torque,fazendo quase 20 km/lt?
Diziam à época, tempos do Bandeirante, q o diesel não era liberado para os automóveis de passeio em razão do subsídio nele contido para beneficiar onibus e caminhões, q eram, e ainda são, o principal meio de transporte de pessoas, alimentos e mercadorias. Como nada disso mudou; a malha ferroviária de carga e nem as hidrovias aumentaram, e mtas das estradas federais são imprestáveis, e se o subsídio ainda persiste, convido a todos a uma salva de palmas aos felizes proprietários destas monstruosidades, imanobráveis no transito, e q ignoram os pequenos 1.0 flex impondo a ditadura do tamanho, seus faróis de xenon desajustados e excessivos, q tentam compensar o filme 90% opaco de suas janelas, as denominadas SUV, movidas a diesel de tarifa de onibus.
Pensar Motor e combustível é algo a ser muito bem pensado mesmo.
Aqui no Brasil usa-se o diesel para veículos comerciais, ou seja de transportes, porque não se investe em trens e valorizam o transportes em caminhões. Liberar o diesel para qualquer aplicão vai aumenter muito o seu consumo, ha uns anos atrás pesaria a balança comercial para beneficiar os mais abastados monetariamente, e a maioria da população não pederia usufruir-se desse tipo de combustível, uma vez que o motor é muito mais caro e a sua manutenção também. Hoje com a produção do petroleo brasileiro, eu não saberia dizer. Mas o benefício ficaria somente com carros especiais e de alto valor, somente para os ricos se divertirem!!!!!!!!!!
Sei que há carros populares com motor diesel em outros países, mas aqui, quem acreditaria?????????????
@Lima MG
Já há carros fabricados aqui, com motor diesel, e vendidos nos nossos vizinhos, como o Golf. Não sei se você sabe, mas carros de entrada na Europa tem opção de diesel – de todas as marcas. Carros como o Fox, que lá custa R$ 25 mil, com motor TDI (e múltiplos airbags, abs, etc.).
Gostaria que alguém me desse uma explicação razoável para que as versões a diesel de automóveis de passeio que são vendidas na Europa(Fox,Golf,etc)não sejam vendidas também aqui,se aqui são produzidas.
@Ricardo RJ
Se você souber ler, leia o artigo acima. Se não souber, peça ajuda pra fessora. Agora, explicação razoável não tem – ninguém consegue explicar porque nossos governantes e legisladores são tão incompetentes, corruptos ou ignorantes, fora o fato de serem consequência de quem os elege – e não necessariamente nessa ordem.
@Ricardo RJ
Nosso diesel tem muito enchofre, o que prejudica e pode danificar os motores mais avançados.
Isso é pra lá de atrasado pensar que no Brasil não se pode produzir utilitários a diesel por causa da maldita e decrépita legislação, não dá pra entender: de onde se justifica tal medida? Para beneficiar a quem? Vamos vê no que dá quando o petróleo acabar e a indutria automotiva brasileira ficar sem alternativas e recorrer ao não poluente biodiesel. Não vou me apoiar no discurso governista e sim na lógica que prevê o fim o petróleo, pois ao contrário do biodiesel, não nasce em árvores. Fora isso, com o Mercosul em vigor, fica moleza comprar um veículo utilitário na Argentina, registrar no Brasil e rodar com diesel. Pra quê bicombustível se você pode rodar com diesel? Potência e economia é com ele mesmo! Com biodiesel, mais ainda! Vamos esperar pra ver, quem não quiser esperar, siga estas dicas.
Olhem a cadeia de idiotices. A princípio ninguém é contra o diesel, mas vejam o porque o governo é contra.
A Petrobras produz um diesel porco. Pra produzir diesel bom tem que investir maciçamente nas refinarias e cobrar um preço justo pelo combustível. Como a Petrobras não age pela racionalidade do mercado (que demanda o diesel), e sim pelas conveniências políticas, torra bilhões com bobagens como comprar navios brasileiros piores que os importados e pelo dobro do preço destes. Torra bilhões com subvenção a espetáculos e filmes idiotas que só meia dúzia de malas querem assistir.
Em resumo não sobra dinheiro para investir em um combustível mais limpo e poluente, porque as prioridade políticas falam mais alto.
Como o combustível é porco e subsidiado, o governo sabota a liberação do diesel no Brasil, porque senão teria que explicar que define diretrizes idiotas para a Petrobras, o que levaria à pergunta: qual a competência dos que definem diretrizes idiotas? Porque não tirar os apaniguados e botar técnicos no lugar? Em resumo, pro governo, melhor deixar tudo como está…
assistir.
Em resumo não sobra dinheiro para investir em um combustível mais limpo e poluente, porque as prioridade políticas falam mais alto.
Como o combustível é porco e subsidiado, o governo sabota a liberação do diesel no Brasil, porque senão teria que explicar que define diretrizes idiotas para a Petrobras, o que levaria à pergunta: qual a competência dos que definem diretrizes idiotas? Porque não tirar os apaniguados e botar técnicos no lugar? Em resumo, pro governo, melhor deixar tudo como está…
Ah!!! Isso mesmo!!! Vamos reivindicar carros populares movidos à diesel pra poluir mais o planeta!!!
Realmente precisamos de mais veículos a diesel rodando por aí… Fala sério.
O efeito estufa já tá uma merda e ainda aparece nego com idéia torta…
Pq não reinvindica autorização pro veículo elétrico ou movido a hidrogênio…
Se o governo não quer liberar o diesel para automoveis, deveria então forçar as montadoras a buscar mais economia em carros 1.8 e 2.0. O que não está certo é o consumidor gastar 1 litro de gasolina ou alcool, a cada 5 ou 6 Km.
De todos que vi o mais decente é o que o amigo acima dis é fato temos que primeiro termos carros masi baratos com menos impostos e com mais performance pois carros que fazem 5 a 6km com um litro de alcool é absurdo sou a favor de desenvolvermos carros mais economicos com nosso combustivel ou a eletrecidade
A tecnologia está tão atrasada no Brasil que em 1969 o corcel quadrado fazi em torno de 15 km por litro, hoje o programa Wrum do SBT testou um uno 02 portas e fez media 8km/l e também testou um automovel mercedes Benz de 550 Hps com mais de 2 toneladas fez a media de 10,8km/l e passa de 250km/hora.O Collor estava certo em dizer que nossos carros eram e são carroças.
Já passou da hora de se derrubar essa restrição absurda aos motores a diesel, e encarar o biodiesel como uma alternativa séria e não um devaneio de hippies.
http://cripplerooster.blogspot.com/2011/07/diesel…
gente para acabar com éssa corrupçao da petrobras e usineiros de alcool que compra o governo com dinheiro para nao liberar automoveis a diesel e eletricos ,todo cidadao tem que reclamar ligar no governo telefone gratuito 0800,cada um de nos passa para seu amigo ligar o brasil inteiro revolucionando para o bem de todos ,,,porque éssa estoria de liberar diesel em autos em 2014 é mentira ,a anos atras diziam que ia liberar em 2010 e 2011,os autos diesel e nada tudo bla bla bla ,,,,,
e cuanto a sugeira nos combustiveis ,tem exofre no diesel demais pessima cualidade a gasolina é podre com alcool junto nem um combustivel é de qualidade nesse brasil ,mas eles da petrobras podem vender um diesel mais limpo com biodiesel enves de exofre e parafina ,éssa sugeira na petrobras pode ser sulucionada rapido mas eles nao querem ,éla tem lucros ezorbitantes os combustiveis mais caros do planeta ta no brasil ,uma compania como a petrobras é uma fabrica de dinheiro vendendo combustiveis para todo o brasil nesse valor robalhando nos ,,,na venezuela é 5 centavos de real o litro da gasolina la e de qualidade pura sem a ediçao de etanol podre ,,,,com 5 reais voce enche o tanque de um carro popular na venezuela ,e no brasil 160 reais para encher o tanque de um automovel popular ,,,e a petrobras voce acha que nao tem dinheiro ,deixa de ser troxa acreditando na babozeira do governo ladrao,
que governo que nos brasileiros temos ,quando é uma lei que favorece o bolso do cidadao e meio ambiente é demorada a aprovaçao ,,to falando de automoveis a diesel e eletricos,,nao é para pençar é pra hontem seus politicos burros ,voces nao ve que o brasil ja ta muito atrazado nisso ,chega de se vender para aprovar lei mençalao ,quem que nao ve isso a corrupçao dentro do governo ,
Passat 1.6 TDi BlueMotion faz 32 km/l diesel
Eu quero liberar carro diesel para ano que vem, tenho muito vontade comprar um Passat 1.6 TDi BlueMotion.
Ao passo que nossos populares (Fiat Uno 1.0 Fire, VW Gol 1.0, Renault Clio 1.0, máximo fazem ate 8 quilômetros com um litro de ETANOL dentro da cidade,sem sucesso economico combustivel etanol.
mas esse a DIESEL, sim do outro lado do mundo tem sedã grande e pesado rodando 2.464 quilômetros com apenas um tanque. Tudo bem que ele é diesel, mas mesmo assim o feito é impressionante.
imagina aqui no BRASIL não tem nenhum um carro passeio diesel….
Então, dirigindo em uma estrada tranquila e reta, em velocidade constante e com um carro econômico, quanto é possível andar com somente um tanque de combustível? um Passat andou mais de 2 mil km com apenas um tanque diesel! Isso mesmo, você não leu errado, mais de 2 mil km com apenas um tanque de combustíve (diesel)l, mas como é possível…?
Não precisamos nem dizer, mas é claro que não é um Passat comum, como os que vemos nas ruas aqui no Brasil, trata-se de um Passat BlueMotion à Diesel. O carro é equipado com um motor 1.6 TDI de 105 cv, e conta com a tecnologia de economia de combustível da VW, batizada de BlueMotion. Os 2.464 Km foram percorridos a uma velocidade média de 72 Km/h, e registrou-se um consumo médio de 32 km por litro! No tanque do Passat cabem 77 litros de diesel de alta qualidade (bem diferente do que temos por aqui).
A conquista entrou para o livro dos recordes, e a equipe do Sunday Times Inglês, dirigiu de Kent na Inglaterra, até o sul da França e voltou, sem parar para abastecer nenhuma vez se quer. Um outro carro foi atrás para registrar e atestar a entrada para o Guinness Book. É claro que este outro veículo que foi atrás, parou várias vezes para abastecer…
I N C R I V E L !!!!!
O jornalista Gavin Conway, do Sunday Times, foi quem conseguiu o recorde, dirigindo um Passat 1.6 TDI, que tem 105 cavalos de potência. O sedã conta com a tecnologia BlueMotion, que inclui um sistema stop/start.
Nenhuma modificação foi feita no Passat. Gavin Conway usou 77,25 litros para percorrer os 2.464 quilômetros, alcançando média de 32,2 quilômetros por litro. O feito foi acompanhado por representantes do Guinness Book of World Records.
O que mais o Passat BlueMotion tem, que o deixa tão econômico? Suspensão mais baixa, pneus de baixa resistência à rodagem e carroceria mais aerodinâmica.
Imagina, e muito importante economico a diesel,otimo para trabalhar, viajar, laser, passeio…
Pense bem, carro brasileiro motor flex é (falso economia), não é verdadeiro economia, fica uns 8 km por litro, menos rodado por kilometro.
Liberar o carro diesel para ano que vem 2012.
GENTE DO CEU ,O BRASIL PODERIA SER O MELHOR PAIS DO PLANETA ,TENDO ÉSSA LIBERDADE DE POSSUIR UM AUTOMOVEL A DIESEL DE ULTIMA GERAÇAO COMO NA EUROPA QUE CHEGAM A 35 KILOMETROS COM APENAS UM LITRO DE DIESEL ,PARA QUEM NAO CONHECE VAI NA FRANÇA E TESTA UM AUTOMOVEL DE ULTIMA GERAÇAO ,NAO DA PARA ENTENDER ÉSSA MAFIA DA PETROBRAS JUNTO COM GOVERNO ,,,UM AUTOMOVEL NAO É SO PARA PASSEIO ,AGENTE USA PARA TRABALHO,NO GERAL OS BRASILEIROS NAO A TEMPO PARA PASSEIO ,,POR ISSO GOVERNO DEVE LIBERAR DIESEL IMEDIATO PARA AUTOMOVEIS AQUI NO BRASIL,GENTE PELO NOSSO BEM VAMOS PARAR DE FATURAR VEICULOS OKM A GASOLINA FLEX,DEIXAM EMCALHAR NAS CONCESSIONARIAS ,SE FOR TODOS UNIDOS E LEVAR ISSO A DIANTE ,EU GARANTO QUE LOGO LOGO TEREMOS AUTOS MOVIDOS A DIESEL NO BRASIL LIVRE DEMOCRACIA DE VERDADE DIESEL PARA TODOS RICO OU POBRE ,,,,O GOVERNO TA NAS NOSSAS MAOS É SO FAZER ISSO UMA CORRENTE DISER A SEU AMIGO ,E ASSIM CADA UM LEVA ADIANTE ,,,,,
ESSE PAIS CHAMADO BRASIL TA SE SAIDO UMA POUCA VERGONHA,POR CULPA DESSES POLITICOS CORUPTOS E IDIOTAS QUE TEMOS AQUI,ENQUANTO ISSO OS OUTROS PAISES PASSAM NA NOSSA FRENTE.É CLARO QUE PODIAMOS TER CARROS A DIESEL DE ÚLTIMA GERAÇÃO SE NÃO FOSSE ESSES BORIXÓS.
SOU A FAVOR DO CARRO A DIESEL
Em toda parte do mundo existe carro de passeio a diesel ,e mais economico e muito melhor ,mais os polilticos do brasil naõ deixam porque muito deles saõ usineiros ai vai prejudicar os negocios deles ,e nos so levando fumo