Audi RS4 Avant 2014

Audi RS4 Avant 2014

Chega neste mês de maio ao mercado brasileiro o Audi RS4 Avant 2014, uma perua superesportiva que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Embaixo do capô, o grande destaque do veículo: o motor V8 de 4.2 litros, com 450 cv de potência (a versão anterior tinha 420 cv) a 8.250 rpm e ultrapassa (e muito) a barreira dos 100 cv por litro – no novo motor, a potência específica é de 108,1 cv por litro. O Audi RS4 Avant 2014 vem ainda equipado com câmbio Stronic de sete velocidades e tração permanente integral Quattro. O modelo será oferecido somente na versão perua e o seu preço é de R$ 438,7 mil, o que dá quase R$ 1 mil por cada cavalo de potência.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

O motor V8 (o mesmo que equipa o RS 5 Coupé) tem torque máximo de 43,8 kgfm, disponível de 4.000 a 6.000 rpm. As respostas são extremamente rápidas: o Audi RS4 Avant 2014 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, número ainda menor do que o da versão anterior, que chegava aos 100 km/hora em 4,9 segundos. A velocidade máxima continua limitada em 250 km/h.

Feito artesanalmente na fábrica da Audi em Gyor, na Hungria, o motor 4.2 FSI tem consumo combinado (cidade/estrada) de 9,3 km/l. O câmbio STronic de sete velocidades, com dupla embreagem, pode ser automático ou trocado manualmente por meio da alavanca seletora ou dos shift-paddles (borboletas) no volante. Para acelerações mais rápidas, o motorista pode também ativar o Launch Control (controle de largada), sistema que gerencia a melhor tração das rodas na hora da saída controlando a faixa de rotação e o torque do motor.

Audi RS4 Avant 2014

Audi RS4 Avant 2014

O Audi RS4 Avant 2014 chega ao Brasil, quando a empresa comemora os 20 anos da linha RS e os 30 anos da Quattro, subsidiária da marca responsável pelo desenvolvimento de equipamentos esportivos e construção de modelos de alto desempenho da Audi, ou seja, os veículos S, RS e o R8. A Quattro produziu mais de 75.500 automóveis de alto desempenho de 1996 para cá, com aumento significativo nos últimos anos – em 2000 eram 2.500 carros por ano; em 2012, este número subiu para 11.500.

Esportividade e praticidade são atributos que acompanham a trajetória do Audi RS4 Avant desde sua concepção até os dias de hoje. A primeira geração começou com produção limitada e o nome de RS2, que era oferecida apenas na versão Avant, porque a demanda para este tipo de carroceria era clara no mercado.

Audi RS4 Avant 2014

Audi RS4 Avant 2014

Lançada em 1994, o Audi RS2 passou a ser a perua mais veloz do mundo: 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos. A Porsche, que foi responsável pela preparação do motor 2.2 litros de cinco cilindros turbo com 315 cv e outros componentes esportivos do carro.

Mais tarde, com o motor 2.7 V6 biturbo desenvolvido pela Cosworth, uma das mais conceituadas empresas de preparação de motores do mundo, com destaque na própria Fórmula 1, o primeiro Audi RS4 chegou ao Brasil em 2001. E ainda mais rápido do que o RS2: acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, graças aos seus 380 cavalos de potência máxima. Apesar de sua produção ter sido de aproximadamente um ano e meio apenas, as vendas da primeira geração do RS4 bateram as seis mil unidades.

 

Audi RS4 Avant 2014

Audi RS4 Avant 2014

A segunda geração foi lançada em 2007, com motor V8 FSI com 420 cv, novo conjunto de suspensão, tração permanente nas quatro rodas e redução do peso. O modelo fazia de 0 a 100 km/hora em 4,9 segundos e tinha velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. Foi produzido em duas versões: sedã e avant.

Como todos os modelos RS da marca Audi, o Audi RS4 Avant 2014 vem equipado com tração integral permanente Quattro. O coração deste sistema é o novo sistema com diferencial central: este componente, compacto e leve, pode variar a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro suavemente e imediatamente, com até 70 % para a dianteira ou 85 % para a traseira. A configuração padrão 40:60, com predominância para traseira, assegura uma direção mais esportiva.

 

Audi RS4 Avant 2014

Audi RS4 Avant 2014

O diferencial central autoblocante trabalha em conjunto com o sistema de vetorização do torque, que atua nas quatro rodas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.

Com um projeto extremamente complexo, o chassis do Audi RS4 Avant 2014 traz muitos componentes da suspensão dianteira five-link e da suspensão traseira self-tracking trapezoidal-link feitos em alumínio. A nova direção assistida trabalha com um sistema eletromecânico altamente eficiente, com uma relação precisa de acordo com a velocidade na estrada.

Audi RS4 Avant 2014

Audi RS4 Avant 2014

A configuração RS é 20 milímetros mais baixa que o Audi A4 Avant e o modelo recebeu, de série, novas rodas em alumínio de 20 polegadas, com pneus 265/30, disponíveis com acabamento em titânio polido. Os freios a discos ventilados e medem 365 milímetros de diâmetro na dianteira.

Além do programa eletrônico de estabilidade (ESP), que possui o modo Sport e pode ser totalmente desativado, o modelo vem equipado de série com o Audi Drive Select, que oferece ao motorista três modos de condução – Conforto, Automático e Dinâmico – que determinam características de direção, do câmbio de sete velocidades Stronic e do acelerador. O sistema pode ainda variar o som do escapamento.

Audi RS4 Avant 2014

Audi RS4 Avant 2014

Outra tecnologia de amortecimento disponível no Audi RS4 Avant 2014 é a suspensão esportiva com DRC (Dynamic Ride Control). Os amortecedores de um lado do carro são interligados diagonalmente com os do outro lado, por meio de uma válvula central. Assim, numa curva mais rápida, quando a suspensão dianteira do lado de fora da curva é comprimida, um fluxo de óleo é enviado ao amortecedor, por meio da válvula, para praticamente anular a rolagem da carroceria. O resultado é aumentar a estabilização de toda a carroceria, melhorando a estabilidade em curvas e dando respostas mais precisas do volante.

O design do Audi RS4 Avant 2014 traz o caráter esportivo do modelo, com detalhes como a grade hexagonal na dianteira, com contorno em alumínio fosco e com os recortes da grade (os “favos” de mel) com acabamento em antracite de alto brilho. Os faróis de xenon com luzes diurnas em LED, as entradas de ar e o pára-choque encorpado e recortado, como em um carro de corrida, arrematam o visual.

Saias laterais, difusor traseiro e grandes saídas de escape ovais completam o estilo agressivo. A traseira com bordas horizontais são uma referência ao modelo pioneiro da tração integral, o Audi Quattro, de 1980. Os espelhos retrovisores têm acabamento em alumínio fosco e um discreto spoiler na traseira reforça a esportividade. A Audi oferece ainda um sistema de escape esportivo com maior volume de som e acabamento em preto. Faixas de LED também adornam as lanternas traseiras.

Audi RS4 Avant 2014

Audi RS4 Avant 2014

O Audi RS4 Avant 2014 é 20 milímetros mais longo e 24 milímetros mais largo que o A4 Avant, e também 20 milímetros mais baixo. A marca oferece oito opções de cores: uma sólida, uma metálica, quatro perolizadas e duas especialmente pigmentadas com efeito cristal, nas cores Prism Silver e Panther Black.

Com o interior totalmente revestido em negro, os detalhes cromados ganham destaque no painel de controle. De série, os assentos dianteiros são esportivos da linha S, de couro, com acionamento elétrico. Opcionalmente, a Audi oferece bancos em forma de concha. O volante multifuncional em couro com a base achatada inclui shift-paddles com acabamento em alumínio. O sistema de informação ao motorista com display colorido inclui um menu RS com cronômetro, contador de voltas e termômetro do óleo. O design da alavanca de câmbio é exclusivo para o modelo RS.

Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?

Galeria Audi RS4 Avant 2014

Pedais, apoio para os pés, aberturas de ar, borboletas no volante, teclas e controles do MMI têm revestimento em alumínio. Entre equipamentos de assistência ao condutor e sistemas de comunicação, o Audi RS4 Avant 2014 traz de série ar condicionado automático, tampa traseira com abertura e fechamento elétrico, teto solar panorama “Open Sky” elétrico, Keyless-go, indicador de pressão dos pneus, sensor de luz e chuva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico, rádio com MMI, Audi Music Interface, Bluetooth, DVD Player, sistema de navegação e o exclusivo som Bang & Olufsen.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.