Dando continuidade a sua saga de lançamentos, a Audi apresentou na última semana no mercado uma nova versão especial para o superesportivo Audi R8 na carroceria cupê. O novo modelo Special Edition terá apenas 15 unidades produzidas, todas na tonalidade Branco Ibis, com plaqueta indicando o nome do automóvel e a numeração do exemplar. No Brasil, o Audi R8 V8 Special Edition terá preço sugerido de R$ 558 mil, e foi apresentado neste sábado nas “6 horas de São Paulo”, quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship – WEC), no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Veja também: Audi RS5 Coupé chega ao Brasil para completar gama A5 por R$ 441,1 mil
O Special Edition traz uma mecânica mais potente que a versão “convencional” do Audi R8. O superesportivo vem equipado com o motor 4.2 FSI, 8 cilindros em V, que produz 450 cv de potência e 45,9 kgfm de torque máximo – na versão original do R8 Coupé são 426 cv e 43,8 kgfm, respectivamente. A edição especial do Audi R8 Coupé recebeu câmbio manual com alavanca e empunhadura em alumínio. Com isso, o Audi vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos – 0,4 segundos mais rápido do que a versão original, com marca de 4,6 segundos, e bem próximo da aceleração do modelo equipado com motor 5.2 V10, que atinge os 100 km/h em 3,9 segundos. A velocidade máxima chega a 310 km/h.
O desempenho superior do Audi R8 Special Edition é proporcionado pela adoção de um kit performance MTM (Motoren Technik Mayer), que inclui filtros de ar especiais (para maior admissão de ar) e escapamento esportivo com abertura de válvulas a partir de 3.000 rpm, que gera um som mais potente e diferenciado.
No visual externo, destaque para as pinças de freio exclusivas na cor vermelha, com logo R8 em branco e rodas de liga-leve de 19 polegadas em preto fosco (o modelo original possui rodas 18’’). Há ainda retrovisores (com capa na cor do veículo) eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e com função antiofuscamento automática e faróis bi-xenônio, com limpador. O motor recebeu iluminação do compartimento e o veículo ganhou frisos decorativos brilhantes e side blade em padrão tom sobre tom.
Entre os itens de conforto e conveniência de série, há volante esportivo multifuncional de couro, ar-condicionado automático, computador de bordo multifuncional, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, sensor de luz e chuva e bússola.
O interior do Audi R8 V8 Special Edition vem com acabamento interno “platinum”, pacote de luzes e de couro ampliado, teto moldado em tecido, para-brisa com isolante térmico e pedais e descansa-pé em alumínio. Os bancos dianteiros esportivos têm ajuste elétrico, inclusive no apoio lombar, e são revestidos em couro Napa Fina.
No quesito segurança, destaque para o controle de velocidade de cruzeiro, suspensão esportiva, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré e gráfico, air bags frontais e laterais dianteiros, cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista, rodas com parafusos antifurto e travamento central com controle remoto à distância.
O Audi R8 Special Edition vem também com equipamentos de áudio e comunicação de última geração de série, como o Audi Music Interface, Bluetooth, Rádio Concert e sistema de som Bang & Olufsen.