O Salão do Automóvel de Detroit, que acontece até o dia 22, está sendo palco de apresentação para um novo SUV de luxo. A Audi exibe em seu estande o novo Q8 Concept, um modelo que antecipa um utilitário-esportivo de mesmo nome que fará sua estreia no mercado em meados de 2017 para ocupar o lugar do Q7 como o topo de linha da fabricante alemã.
No visual, o Audi Q8 Concept não foge muito dos padrões dos demais SUVs da marca. Todavia, o carro tem linhas mais agressivas. A dianteira é marcada pela grade octogonal, emoldurada por um detalhe escurecido, que abriga ainda os faróis afilados em LED, além do para-choque com amplas entradas de ar. As laterais têm formas musculosas, enquanto a traseira tem lanternas em LED interligadas por um detalhe escurecido, além de para-choque com aplique em alumínio.
Por dentro, o carro abusa da tecnologia, sem nenhum botão, substituídos por comandos sensíveis ao toque. Há também painel Audi Virtual Cockpit com uma tela TFT de 12,3 polegadas e acabamento em couro nappa.
O Audi mede 5.020 mm de comprimento, 2.040 mm de largura e 1.700 mm de altura, com entre-eixos de 3.000 mm. O porta-malas tem capacidade para levar até 630 litros.
Sob o capô, o Q8 Concept esconde um motor 3.0 litros TFSI, que rende 337 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, associado a outro elétrico de 100 kW (135 cv) e 33,6 kgfm, alimentado por uma bateria de íon de lítio de 17,9 kWh. A potência combinada é de 448 cv, enquanto o torque é de 71,4 kgfm. Junto a eles há um câmbio automático Tiptronic de oito marchas e tração integral.
De acordo com a fabricante, o conceito acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h. O consumo médio é de 43,7 km/l, com emissões de CO2 de 53 g/km, além de autonomia de 60 km com o motor elétrico ou 1.000 km com ambos os propulsores.
Ao que tudo indica, o Audi Q8 será construído na fábrica da Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia, ao lado do atual Q7. O preço estimado é de US$ 75 mil, ou algo em torno de R$ 240 mil numa conversão direta.