A nova geração do Audi A4 Avant já está sendo oferecida no mercado brasileiro. A perua foi anunciada pela montadora alemã na última semana e está disponível em versão única de acabamento, a Ambiente, com preço sugerido de R$ 187.990. O novo modelo será uma das atrações da empresa no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro.
O Audi A4 Avant 2017 segue praticamente a mesma linha do sedã, lançado por aqui no início deste ano, mas com espaço interno adequado para famílias maiores. O modelo mede 4,73 metros de comprimento e tem distância entre-eixos de 2,82 m. No porta-malas, há capacidade para 505 litros (15 l a mais que a geração anterior), podendo ser ampliada para 1.510 l com o banco traseiro rebatido, que inclusive são divididos na proporção 40:20:40 e podem ser dobrados por meio de uma alavanca na lateral do compartimento. Há ainda tampa para esconder e proteger a carga com abertura e fechamento elétrico.
Ainda no interior, a nova perua da Audi oferece um bom acabamento e uma série de itens de série, com destaque para o novo painel de instrumentos Virtual Cockpit, que apresenta uma tela TFT de 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução. O recurso trabalha em conjunto com a central MMI. Assim, o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo progressivo, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
Há também o head-up display, que projeta a velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista, para aumentar a segurança, oferecido como opcional, além de sistema de som Bang & Olufsen 3D com 19 alto-falantes e 755 watts de potência.
A lista de equipamentos inclui ainda o Audi Drive Select, ar-condicionado automático, sistema start/stop, sistema MMI com navegação, Bluetooth e integração com smartphone, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos esportivos revestidos em couro, rodas de liga-leve aro 18, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis com limpadores, sensores de chuva e luminosidade, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.
Como opcional, há também teto solar panorâmico, kit S Line, pacote Assistance (com Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré) e pacote Tech (head-up display e som Bang & Olufsen 3D).
Na motorização, o novo A4 Avant dispõe de um propulsor 2.0 litros TFSI, dotado de coletor de exaustão integrado ao cabeçote, modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e dupla injeção de combustível. Este bloco consegue entregar 190 cavalos de potência e torque de 32,6 kgfm, entre 1.450 e 4.200 rpm.
Junto a ele está o câmbio automático S tronic de sete velocidades e dupla embreagem. Segundo dados da marca, o conjunto leva a perua de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e tem velocidade limitada a 238 km/h.
Ainda em comparação com o modelo antigo, o novo Audi está até 120 kg mais leve, graças a combinação de materiais, como alumínio, e às tecnologias de condução. Como benefícios, há maior economia de combustível e menor índice de emissões de poluentes.