Revelou-se nesta semana a nova geração do Audi A3 Sportback que, como a versão anterior, tem o visual e a versatilidade como os principais apelos. Em comparação com o modelo antigo, o novo Audi A3 Sportback traz distância de entreeixos 58 milímetros maior. Quando colocado lado a lado com a variante de duas portas, a vantagem diminui para 35 mm. Com isso, há mais espaço para as pernas dos ocupantes, principalmente os que viajam nos bancos de trás. O comprimento é de 4,31 m. No visual, porém, nenhuma novidade grandiosa. Sua apresentação acontecerá no Salão de Paris.
Veja também: Tudo sobre o Salão de Paris
Além do espaço interno melhorado, o porta-malas também foi ampliado. Agora o compartimento pode levar até 380 litros de bagagem, volume que salta para bons 1.220 l com os bancos traseiros rebatidos. Ainda em confronto com a geração anterior, o novo Audi A3 Sportback ficou 90 quilos mais leve, graças à utilização da nova plataforma modular MQB do grupo Volkswagen, que também equipa o recém-lançado Golf. Além disso, a utilização de motores mais modernos e compactos, como o 1.4 TFSI, também contribuiu para a queima de “gordurinhas”.
Na tecnologia, o Audi A3 quatro portas também carrega uma série de novidades. No interior, o modelo conta com freio de estacionamento com acionamento elétrico, acesso à internet por meio de uma tela de sete polegadas, que também exibe informações do áudio (da marca Bang & Olufsen, com 705 watts de potência e 14 alto-falantes), do navegador e do sistema de telefonia com conexão Bluetooth. Além disso, o sistema é capaz de reproduzir DVD e tem disco rígido com capacidade para 60 gb. Há ainda monitor de pontos cegos, reconhecimento de placas de sinalização, câmeras que exibe 360º em torno do carro, controlador de velocidade e da distância à frente e freios com acionamento automático, parando o carro em até 30 km/l, evitando colisões com o veículo da frente.
Veja também: Audi R8 ganha versão especial por R$ 558 mil
Na gama de motores, haverá os propulsores 1.2 TFSI de 105 cv (com consumo de 20,4 km/l), 1.4 TFSI com 122 cv (18,8 km/l) ou 140 cv com a desativação de cilindros (21,2 km/l) e o mais potente da linha, o 1.8 TFSI com 180 cv (17,8 km/l). Estes a gasolina. A diesel estarão disponíveis o 1.6 TDI de 105 cv (26,3 km/l) e o 2.0 TDI de 150 cv (23,8 km/l) ou 184 cv (23,2 km/l), este com opção de tração Quattro. Todos os motores virão equipados com a transmissão manual de seis velocidades, ao passo que a automatizada Stronic de seis ou sete velocidades com dupla embreagem será ofertada como opcional. Haverá ainda a versão S3, que trará um motor de 300 cv, sem outros detalhes divulgados.
[nggallery id=193]