A Audi já oferece no mercado brasileiro a linha 2016 do A1 Sportback. O hatch compacto está disponível em duas versões de acabamento: Attraction, pelo preço de R$ 106.990, e Ambition, por R$ 124.990 (Atualizado em janeiro/16), a primeira equipada com um motor 1.4 turbo, que está mais potente, e a segunda com um propulsor 1.8 turbo, inédito na linha.
No visual, há faróis em LED, para-choques redesenhados, grade dianteira com formato levemente alterado e novas rodas de liga-leve. Além disso, por conta das mudanças, o carro está 2 centímetros mais longo.
O motor do novo A1 Sportback Attraction é um 1.4 litro TFSI, que rende 125 cv de potência máxima (3 cv a mais que o anterior) e 20,4 kgfm de torque (disponível entre 1.400 e 4.000 rpm). Segundo dados da marca, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, sendo 0,1 s mais rápido que a linha anterior. A velocidade máxima passou de 203 para 204 km/h.
Já o A1 Sportback Ambition usa um motor de 192 cv e 25,5 kgfm, entre 1.250 e 5.300 rpm, que substitui o antigo 1.4 TFSI de 185 cv e 25,5 kgfm. O modelo vai de 0 a 100 km/h leva 6,9 segundos, ante 7 segundos da linha 2015. O propulsor de maior cilindrada faz o A1 atingir a velocidade máxima de 234 km/h, contra 227 km/h do modelo 1.4.
Ambas as versões trazem o câmbio automatizado S tronic de sete velocidades e dupla embreagem.
Outra novidade é a direção eletromecânica, que apresenta intensidade da força de apoio reduzindo à medida que a velocidade do veículo aumenta. Além disso, o controle eletrônico de estabilidade (ESC) agora pode, pela primeira vez, ser desativado em dois níveis diferentes, podendo ser usado em modo esportivo ou totalmente desligado.
Uma sub-função do ESC é o sistema de assistência à frenagem contra multicolisões, que após um acidente, evita a movimentação descontrolada do carro e uma possível colisão secundária.
Entre os itens de série, o A1 de entrada oferece airbags frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina, rádio MMI com Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, rodas de liga-leve aro 16, entre outros.
Já o topo de linha ganha bancos esportivos dianteiros com ajuste de altura, teto com revestimento em tecido preto, volante e alavanca de câmbio em couro, rodas aro 17, pacote S Line, faróis bixenônio com luzes diurnas de LED, limpadores e ajuste automático de altura, vidros laterais e traseiros com isolamento térmico, sistema Audi music interface e Audi Sound system, entre outros.
Qual Picape comprar? Todas as opções do mercado brasileiro
Nos opcionais, há controle de cruzeiro, sistema de abertura das portas sem chave, som Bose surround, teto solar elétrico, entre outros.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.