Outro artigo revelador sobre o assunto do preço dos carros foi publicado nesta quarta-feira pelo site da revista Automotive Business. Nele são revelados alguns dos pedidos que Anfavea faz ao governo para evitar a “concorrência desleal” com veículos importados que devem chegar a um milhão de unidades em 2011, algo como 25% das vendas.
Segundo o Automotive Business, além de sugestões de desoneração de impostos, sobretudo em cima de salários, incentivos para capacitação tecnológica etc, está um pacote de medidas para dificultar a importação de automóveis e até mesmo para complicar as atuais iniciativas de instalação de fábricas no Brasil.
Está claro que a Anfavea teme os chineses, principalmente. São essas fábricas aparentemente simples que têm, na visão dela, pouco comprometimento com uso de fornecedores brasileiros, as prováveis causadoras da concorrência desleal no futuro.
Além delas estão os veículos importados hoje em grande escala, sobretudo os coreanos que, mesmo com uma carga extra de 35% de imposto de importação e outros custos, chegam ao Brasil com preços bem mais competitivos. “Os fabricantes locais recomendam ao governo examinar de perto a subvaloração e subfaturamento e instituição de requisitos técnicos mínimos, que equivalem a barreiras não-alfandegárias. Haveria uma fiscalização especial para empresas voltadas especialmente à importação (tradings)“, diz um trecho do texto do AB.
Impressionante é saber que em outros segmentos da economia o governo estimula a competição justamente facilitando a importação em certos momentos para “acordar” a indústria local, mas com os membros da Anfavea isso não acontece. Estamos assistindo a um belo teatro em que de um lado temos de pagar absurdos por carros básicos muitas vezes e do outro vemos alguns dos maiores grupos industriais mundiais reclamando que ganham pouco, ou melhor, quase pagam para produzir aqui e o governo se fazendo de desavisado quando o assunto é abrir mão de taxas.
Parecem cenários de dois países totalmente diferentes.
Pronto! Tá montado o teatrinho, o circo… Estranho é que eles falam tanto em prejuízo aos fornecedores locais, por falta de competitividade, mas omitem que a maior parte desses fornecedores são mega-corporações internacionais que trazem boa parte de sua materia-prima e produto acabado de fora (Bosch, Valeo, Siemens, Delphi, Magneti-Marelli, etc.), inclusive para veículos com índice de nacionalização superior aos 80%
Também não conseguem justificar como um veículo produzido aqui e exportado costuma custar pelo menos 35% a menos…
É tudo jogo de cartas marcadas e eu não duvido nada que o governo acate e fale amém aos anseios desses fanfarrões.
A saída está nas mãos do consumidor: continuar comprando o importado ou boicotar a compra de carros 0km.
A Anfavea quer a volta dos anos 80, com proibição de importações. Assim, seus membros ficam livres para oferecer produtos de qualidade (ainda mais) baixa, cobrando preços ainda mais altos, sem ser importunados por essa tal de concorrência.
Já sabia !!!! Tava demorando muito !!!
Só que agora os tempos são outros.
Quero ver o governo impor barreiras comerciais para a China. Se fizer isso pode esperar confusão, pois a China retaliará na mesma moeda. Nisso, outros setores tão corporativos quanto o automobilistico mas que dependem do mercado chinês para as suas exportações ver-se-ão prejudicados…daí sai de baixo !!
Mas, política é política e a gente sabe "decor e salteado" a qualidade (salvo raras exoeções) de nosso políticos e os interesses que os movem…
Muito bem colocado, @Rodrigo !
Por isso é que a Honda "brasileira" demitiu 400 funcionários alegando falta de peças devido ao tsunami no Japão.
Grande compromisso que essas fábricas tem com os "fornecedores brasileiros" e ESPECIALMENTE com os empregados brasileiros.
Seria piada se tais argumentos não estivessem num "documento oficial" preparado pela Anfavea.
Só irá dar crédito aos argumentos da Anfavea quem quer…ainda assim com algum esforço…coisa de político.
Como?!!!!!!!!!! eles estão loucos?!! 80% dos importados são das quadrihas legalizadas!!!!!!!por um acaso eles perguntaram p/ o principal interessado que são os consumidores?! quem disse que eu estou a fim de ver um carro com uma polaina e um espelho maior como novidade na linha como foi nos anos 80?!! como explicar que um lixo como o agile que já tem o custo pago há anos e que hj custa até 58 milreais!!!!!!!!! proteste já! fora o G4, vamos voltar a ter gol s e ls como as novidades em 2015!!!!!!!! SOCORRO, CHAMA A POLICIA!
A Roubofávea está desesperada com o fim que se aproxima. É o desfecho de uma novela que durou demais, para a desgraça do cidadão brasileiro. Chega dessa palhaçada – vamos botar esses pilantras na rua!
O indignado colocou bem sobre a questao da retaliacao. Se o Brasil nao abrir o olho e entrar nessa conversa do cartel, a China vai responder com a mesma moeda. E eh o pais que mais compra aquilo que esse nosso fantastico Brasil se orgulha em exportar: frango, sementes e pedras (minerio de ferro).
não dá para entender, as 4 grandes são responsáveis por mais de 70% dos automóveis importados e estão reclamando de Hyundai, Kia e Chineses só porque estes estão oferecendo carros modernos, melhores, mais bem equipados e por preços menores que as carroças que elas produzem? Impedir novas marcas de contruirem fábricas no país é ir contra o interesse do povo brasileiro por mais oportunidades de emprego! O melhor que deviamos fazer é mandar a Volks de volta para a alemanha, a Fiat para a Itália e a Chevrolet e a Ford para os Estados Unidos para ver se os cidadão de seus respectivos paises comprariam os carros ruins que nos são oferecidos!
Piada essa da Anfavea. Os importados pagam 35% de imposto e não atrapalham em nada a concorrencia com os nacionais. Pq as montadoras não abaixam os lucros ?
Governo Brasileiro ,feroz por impostos, dando um tiro no próprio pé. Prefere doar bolsa-fome ao invés de baixar impostos, gerar novos postos de trabalho e consequentemente arrecadar mais.
OS TIGRES E DRAGÕES ASIÁTICOS ESTÁ INCOMODANDO, DEMOROU ACREDITO QUE UNS DOIS A TRÊS ANOS OS CHINESES JÁ DEVEM TER MELHORANDO OS DETALHES EM SEUS CARROS AI "BICHO" VAI PEGAR. A JAC LOGO TERÁ FABRICA AQUI NO BRASIL PRINCIPALMENTE APÓS O SUCESSO QUE J2 FIZER.
Isso ainda não é nada, esperem as chantagens aumentarem…
Esperem os dirigentes começarem a assediar psicologicamente os funcionários e por consequência os sindicatos, sobre previsão de demissão em massa, e o sindicato dos metalúrgicos, CUT,… irem para as ruas… e a Globo e a Veja botarem lenha na fogueira… e as fábricas fingirem que cancelarão os investimentos no país… ou que deixarão de pagar os empréstimos do BNDES… aí o governo abre as pernas direitinho… e o consumidor mais uma vez paga o pato.
Pesquisa encomendada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Dieese.
http://carsale.uol.com.br/Novosite/revista/notici…
já tô vendo o mesmo remédio placebo que tivemos em 1998: imposto de importação = 70%. Podem escrever que essa medida ridícula vai ocorrer, com o ministro Margarina com cara lavada falando no Jornal Nacional que a medida é para salvar os empregos do ABC…
Leandro Pi, não tem como ( graças a Deus ) essa porcentagem de 70%, pois isso a norma da OMC é de 35%, e como disse o Kleber, dentro de 4 ou 5 anos, os chineses já vão ter tecnologia e design(ocidental) suficiente para enterrar de vez essa quadrilha legalizada no Brasil, pois alguem da Anfavea perguntou p/ os participantes desse forum, o que acham disso?!! G4 to fora! da-lhe importados!
Jamais comprarei um carro nacional enquanto não houver respeito ao consumidor brasileiro.
A anfavea sempre coloca o imposto que, de fato, é superior ä outros paises como vilao supremo…mas a quadrilha mama…
Kia, Hunday, Renault ja aprenderam…sempre dizem que vao ser competitivos, mas na hora H, é uma gorjeta a menos que a quadrilha…vamos ver se os chineses viram a mesa!!!!
Complementando: a importacao que de fato traria concorrencia capaz de reduzir margens abusivas é a direta, por pessoa fisica e não a abertura para meia duzia de importadores nos manterem como refens, agora, de um mix mais variado…