A 20ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga que aconteceu em novembro, contou com a presença do caminhão Alcoa Arte da Eficiência da empresa Alcoa, que atua com fabricação de materiais leves. O utilitário apresenta diversos componentes fabricados em alumínio, que vai da cabine ao reboque, proporcionando significativa redução de peso, que pode chegar até uma tonelada por caminhão.
“O alumínio é um metal infinitamente reciclável, que por ter a mesma resistência que o aço e ser um terço mais leve, é a opção mais eficaz para atender as necessidades do segmento dos transportes. A Alcoa investe no desenvolvimento de soluções que garantem maior eficiência no frete, economia de combustível, maior durabilidade de peças e menor emissão de poluentes”, explica Celso Soares, diretor de Laminados da Alcoa América Latina.
Segundo um estudo do Internacional Aluminium Institute (IAI), para cada 100 kg de alumínio aplicado em substituição a um material pesado, é possível evitar a emissão de até 4,5 toneladas de CO2 durante toda a vida útil de caminhão. O estudo revelou ainda que a aplicação do alumínio nos veículos pesados pode evitar a emissão de 660 milhões de toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, algo equivalente a 9% do total das emissões do gás de efeito estufa geradas pelo segmento de transporte, incluindo a frota de caminhões e ônibus presentes nos EUA, Europa e América do Sul.
Veja também: Nossa avaliação do Ford F-4000
O caminhão Arte da Eficiência usa uma nova geração de chassi 100% manufaturado em alumínio, que reduz em 40% o peso da estrutura. Além disso, o caminhão destaca diversos componentes como: portas, rodas, radiador, proteções laterais, engate de reboque (quinta roda), tanque de combustível, suporte da suspensão, eixo cardã e fixadores.
Na feira, a Alcoa apresentou ainda soluções em laminados presentes nas portas, nova linha de ligas de fundição em alumínio, novas rodas de alumínio, carroceria carga seca feita 100% em alumínio extrudado, entre outros.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.