Pessoal, antes de falar do Cobalt, peço que esqueçam um pouco a fase de enganação da Chevrolet nos últimos anos. Tempos esses em que seus produtos estavam mais para “almoço com resto do jantar”. Estive no lançamento do sedã nesta sexta-feira, no Campo de Provas da GM no interior de São Paulo e reconheço que gostei do que vi.
O Cobalt não é o carro dos sonhos de quem tem cerca de R$ 40 mil, é verdade, mas não existe carro dos sonhos por esse preço. Temos sim carros que se esforçam para parecer um bom negócio como o Logan, da Renault, o J3 Turin, da JAC, ou o Versa, da Nissan. Não vou nem citar as versões mais equipadas e potentes dos sedãs populares porque a questão aqui é ter um veículo quase médio.
O fato é que nenhum deles consegue fazer tudo ao mesmo tempo. O Logan, por exemplo, ainda carece de um acabamento de melhor qualidade sem falar no visual sem graça. O J3 Turin sofre com os problemas de montagem da JAC e o Versa é outro produto cujo visual deixa a desejar. Em comum, os três têm bom nível de equipamentos e, no caso do Renault, espaço de sobra.
Vendo assim, o Cobalt pode incomodar. Para começar, seu design é bom, sobretudo nas laterais e na traseira. Lembra um mini-Fusion, com as janelas estreitas. Para ficar redondo, bastava rever os imensos faróis e grades, mas a insegurança da GM em errar mais um projeto a obrigou a seguir o mesmo exagero do Agile. Ao contrário do Logan, o Cobalt não parece tão grande, mas é, segundo a GM. O porta-malas tem capacidade para 562 litros, mais que qualquer rival. E não dá pinta pelo tamanho da traseira.
Por dentro, a impressão é boa. Sim, há muito plástico e alguns problemas de encaixe, mas a escolha de materiais é bem melhor que os três rivais citados acima. Botões, comandos e paineis são mais refinados que os do Agile, por exemplo. O cluster, “roubado” do Sonic, é bem resolvido e o rádio combina com o restante. Há bastante porta-copos, inclusive dois entre os assentos, coisa de carro grande – a GM diz que o Cobalt tem mais volume interno que o Vectra. Aliás, no banco traseiro viaja-se bem, mas nada de extraordinário. Vamos esperar o carro chegar à nossa garagem para poder medi-lo e tirar nossas dúvidas.
Enfim, um câmbio melhor
Lembram das queixas de sempre em relação a alguns veículos da Chevrolet? Enfim, a montadora resolveu eliminá-los. Um deles é o eixo de direção deslocado para o centro do carro, herança do Celta (e até do Chevette). Como usa uma nova plataforma, o Cobalt tem posição de dirigir correta. O volante, semelhante ao do Cruze, tem ótima pegada também. O motor é 1.4 Econo.Flex com 102 cv e algumas melhorias, mas talvez esse seja o item mais respeitado em matéria de compacto na GM. Agora o velho câmbio manual F-17, que nunca foi referência com seus engates secos, melhorou. A montadora mexeu em todo o sistema de engate e o deixou macio e com encaixes justos. Está longe do MQ-200 da Volkswagen, mas é bem melhor que outras versões.
O test-drive foi limitado, mas deu para perceber que o Cobalt tem direção hidráulica direta e um bom escalonamento de marchas. Com 2 pessoas, o sedã se comportou bem quando exigido. O acerto de suspensão também agradou assim como o isolamento acústico, mas será preciso andar bem mais para confirmar essa impressão.
LTZ 1.8 Econo.Flex a caminho
A Chevrolet definiu a família Cobalt com três versões, LS, LT e LTZ. A primeira, de entrada, com preço DE R$ 39.980, traz ar, direção hidráulica, chave-canivete, trava elétrica e rodas aro 15 com calotas. A LT, que deve ser uma das mais vendidas, custa R$ 43.780 e acrescenta vidros elétricos dianteiros, alarme, airbags duplos e freios ABS com EBD. Gostei de ver a preocupação da marca em oferecer de série esses itens de segurança. A Nissan, por exemplo, ignorou o ABS no March e no Versa.
Mais cara, a versão LTZ custa R$ 45.980 e tem como exclusividade as rodas aro 15 de liga leve, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, faróis de neblina, rádio com Bluetooth e entrada para iPhone etc, e piloto automático. Como acessórios, o cliente pode adquirir sensor de estacionamento e bancos de couro.
Prevista apenas para o 2º trimestre de 2012, a versão LTZ automática será equipada com motor 1.8 e mesmo câmbio do Cruze, de seis marchas e opção sequencial. Nesse caso, o acionamento manual se dá por aquele pouco prático seletor na parte superior da manopla do câmbio, assim como no Captiva. A surpresa é mesmo o motor. De cara, imaginei que fosse o Ecotec do Cruze, mas a GM resolveu dar mais uma chance para o motor 1.8 Flexpower. Segundo um executivo, esse propulsor recebeu o mesmo tratamento do 1.4 e será transformado em 1.8 Econo.Flex. Ele não quis revelar qualquer dado de desempenho, mas disse que o motor está mais econômico sem perder performance, claro.
Agile Sedan
Fato curioso ocorreu durante a apresentação. O designer Carlos Barba revelou o passado do Cobalt. Segundo ele, o design do carro é de 2007, ou seja, pouco depois da apresentação do GPiX, aquele crossover conceito que marcou o nascimento do Agile. A GM vai negar até a morte, mas tenho uma teoria sobre o sedã. Ele é, sim, o “Agile Sedan”, basta ver seu posicionamento no mercado, ao lado do hatch. Arriscaria dizer que tanto o Agile quanto o Cobalt nasceram na mesma época (afinal existia mesmo um plano de uma família Agile que foi reduzido a uma picape), mas o hatch era prioridade da marca e chegou primeiro. O problema é que na época não havia dinheiro e o projeto original, mais ousado e caro, deu lugar a um carro de linhas mais retilíneas e que usa a base do velho Corsa. Essa conclusão veio de uma conversa antiga com um ex-designer da equipe de Carlos Barba. Segundo ele, o Agile era um belo carro, mas a engenharia e a área de custos mataram qualquer aspecto que encarecesse o modelo.
Passada a quase falência e hoje com dinheiro em caixa, a vida do Cobalt ficou mais fácil. Em vez do Corsa antigo a base do Corsa D, em vez de linhas retas, mais leveza nas formas, no lugar de muito plástico, um acabamento mais rebuscado. Pode ser viagem, mas encaixa com a estratégia da marca.
Aliás, agora que os preços do Cobalt são públicos, dá para entender onde entra o Sonic hatch e sedã. Os dois vão brigar de frente com o New Fiesta num patamar acima de R$ 50 mil, com uma proposta mais esportiva e jovem, ao contrário do Cobalt e Agile, que ficarão responsáveis pela clientela da Classe C, que anda cansada de Prismas e Celtas. E para esse público, o Cobalt parece feito sob medida.
gostei da análise do carro; mostra o que todo mundo que gosta de carro já percebeu: o Colbalt foi (bem) feitinho para…quem não gosta de carro! Ao menos dessa vez a GM não parece ter feito as famosas economias porcas que estávamos acostumados.
Achei os traços laterais e a traseira bem parecidos com o Sonic Sedan!
As medidas idem.
Inclusive o cluster conforme dito na reportagem esta melhor apresentado que aquele painel de Honda biz.
Será que fabricarão carros tão parecidos assim no Brasil?
R$ 43 mil para ter ABS em um carros desses… é piada de mau gosto. Como, aliás, é o carro inteiro. A Nissan também é safada e deveria colocar o ABS de série no Versa.
Perto desse "feiôbalt", o J3 Turin é lindo.
Esperava bem menos desse carro. Pra mim, não é o carro lindo, mas não é feio como eu esperava que seria. Agora só falta GM arrumar o Agile e matar o Celta, Prisma e Classic.
Como é de costume da Gmb, ela lança um carro "completo" e a partir de um ano ela começa a depená-lo. Primeiro ela procura o impacto no lançamento, após isso e com o mercado já "consolidado" ela começa a retirar um acessório ou outro na surdina e no final o preço fica adequado com margem propícia para ela encaixar o SONIC no mercado brasileiro.
Quanto ao design do carro, acho bastante feia a frente, bem ao estilo baleia beluga, já a traseira é superior para um carro de sua categoria de competividade.
No meu entender, não é questão de custos o motivo arguido pelo ex design da Gm para o carro ter ficado enfeiado, é pura incompetência na execução do projeto. Se consegue mesmo com custos baixos fazer algo extremamente mais bonito do que uma testada protuberante de uma baleia beluga.
Os motores mesmo que "modernizados", continuam sendo obsoletos se comparados aos vendidos no exterior. Um motor desses 1,4 ou 1,8 ambos econo-flex na Europa e seu Euro 5 receberia um carimbo na testa de REPROVADO.
No mais, produto condizente com as expectativas do mercado.
Bom carro, nao posso dizer q eh um belo carro pois nunca agradei do visual do Agile e cia!!!
realmente passei a visitar esse site todo dia justamente pelo senso crítico do autor das materias que sempre deixa uma opiniao legal, com humor e responsabilidade. A melhor reportagem sobre o Cobalt.
Bem, se o 1.4 econo.flex tem 102 cavalos, creio que o 1.8 econo.flex passe facilmente dos 130 cavalos.
@Joel,
disse…"realmente passei a visitar esse site todo dia justamente pelo senso crítico do autor das materias que sempre deixa uma opiniao legal, com humor e responsabilidade."
Concordo totalmente com você Joel, este é um dos motivos pelo qual estou sempre ligado com este blog.
O outro motivo é o respeito, cordialidade e a amizade dos demais postadores de comentários nas diversas matérias do Blogauto.
Abs.
a traseira e bonita a frente nao posso dizer o mesmo, mais vai vender muito
Gostei muito da evolução que a Chevrolet conseguiu com o Cobalt, mas a concorrência está apertando e é bom que esse preço do lançamento baixe um pouco com o tempo, o Versa com certeza será uma pedra no sapato.
Lamentável…
Por R$ 39900 tinha que vir completo (AC, DH, vidros elétricos, ABS e AIR BAG). É a GMB praticando o lucro Brasil e nos empulhando com suas carroças…
É inacreditável a insistência da GM nesse motor 1.8 flex power cheirando naftalina !
Para,ficou uma porcaria,ele é feio de mas,todo mundo,estava metendo o pau no nissan versa,mas este foi as alturas de feio,ele parece parece um carro russo,e lá na russia os carros estam melhorando,aqui é o inverso,estam virando uns ladas á chevrolet.Meu proximo carro,vai ser o nissan versa,não é bonito,mas é mais razoavel em beleza e tem mais preço.
Infelizmente o que caracteriza o lançamento de um veículo como o Cobalt ainda é a falta de senso crítico e refinamento do consumidor, mas não é apenas a Chevrolet que faz isso.
Obviamente que um carro que apresenta muitas linhas retas não tem o mesmo custo de um carro que apresente mais curvas, porém a diferença de custo não é grande. O Cobalt tal qual o Agile é desarmônico, seus faróis são grandes demais, sua grade é alta e grande demais, sua traseira não tem personalidade alguma, além de utilizar lanternas que lembram as do Sentra.
O motor…, sou o único que acredita que um motor 1.4 é pouco para esse carro ? Não sei o peso do mesmo, mas ele tem porte de carro médio e a aerodinâmica dele tal qual a do Agile não deve ser boa.
Sobre a plataforma ser a do Corsa D, pode até ser, mas será que não houve alguma modificação para pior com vistas na redução de custos ?
Ainda que a plataforma desse carro seja moderna, eu preferiria o Astra hatch e o Astra sedã, frente ao Agile e ao Cobalt, a GM poderia se quisesse, até mesmo tirar uns R$ 2.000,00 ou mais do Astra hatch e sedã e deixá-los competir com os compactos premium da VW e da Fiat, no caso o Polo e o Punto, mantendo-os em produção, com certeza faltaria Astra nas concessionárias.
Mas nem tudo é crítica, o visual do interior é bem bonito e o forro do banco na versão LTZ é muito bom, melhor até do que carros bem mais caros como o Focus e aquele forro ridículo.
Infelizmente os dias de beleza da GMB se foram com a Opel.
No mais, seria interessante que os fabricantes se preocupassem em desenhar carros mais bonitos, ou pelo menos mais harmônicos, pois como no Brasil até carro popular custa um absurdo, não se justifica que o mesmo seja horrível só porque é carro de entrada. Carros como Symbol, Logan, Sandero, Versa, Agile, Cobalt, ou detalhes como a traseira do March, a traseira atual do Classic,… parecem ter sido desenhados/projetados com muita má vontade. A VW perdeu uma grande oportunidade de revolucionar o mercado (assim como o New Civic à época) com o protótipo do Voyage prata que chegou a construir (http://bestcars.uol.com.br/un13/284-17.htm), mas a mentalidade pequena e a mesquinhez impediu que o modelo fosse lançado e até mesmo, hoje impede que o Voyage atual seja líder em vendas.
Nesse quesito eu parabenizo a Fiat, que desde o carro de entrada, ela procura fazer algo belo e harmônico aos olhos, o novo Uno e o novo Palio são provas disso, fico imaginando o novo Siena em um mercado de carros estranhos como o 207 Passion, Logan, Symbol, Versa, Classic, Prisma, Cobalt, Fiesta sedã (o Rocam)…
@Ricardo Meier, desculpe pelo comentário inconveniente, sei que vou parecer extremamente "mala", mas o texto está com um erro estranho: "não parece mais esse porta-malas". O correto seria: "não parece, mas esse porta-malas".
Arranhou meu ouvido.. rsrs
Na verdade menciono porque aprecio a qualidade do Blogauto e me pareceu fora do padrão do site. Saudações.
@Comanche e Ricardo Junior, as montadoras devem nadar em dinheiro – essa relação de modelos médios (no Brasil) infelizmente não vai mudar muito – o Versa parece um modelo superior em qualidade, mas ainda acho pouco para mudar a triste realidade dos modelos médios: caros, horrorosos, fracos e mal equipados.
Mais um lixo da gm
@ricardo Júnior,
Excelente opiniao. Parabéns por todo o conteúdo comentado, principalmente quanto a mesquinhez, também do bom gosto e respeito da Fiat…
Sera que vai ter o mesmo sucesso que seu antecessor astra?????
@ Comanche,
Valeu !
Rafa Cury, não acredito que o Cobalt chegue a ser líder, porém creio que esse carro fará sucesso (tal qual o Agile), não pela beleza, nem pela mecânica, mas pelo polinômio: preço/tamanho (porte)/marca/baixo nível de exigência do consumidor.
Ricardo Meier tire uma dúvida minha, aquela parte escura embaixo do farol é um vão ou é uma superfície pintada de preto, ou parte do farol com "máscara negra" ? Que negócio horrível !
Infelizmente o Cobalt não oferece apoio de cabeça no banco central traseiro, nem cinto de 3 pontos para o passageiro que vai nesse lugar.
Li no Autos Segredos uma colocação bastante perspicaz de um comentarista, quem vão adorar esse carro são os taxistas.
Gostei foi da consideração do Comanche quanto aos lançamentos da GM, na questão do impacto e do despenamento vagarosamente dos veículos. O Brasil realmente para as montadoras é um país de idiotas, pois a reportagem fala em projeto de 2007, ou seja, já tem cinco anos. Realmente o aspecto do carro não é de um carro atual. Já tem um peso no visual.
COMANCHE disse"o respeito, cordialidade e a amizade dos demais postadores de comentários nas diversas matérias do Blogauto" REALMENTE, OS POSTADORES DE COMENTARIOS DAQUI SAO MUITO MAIS RESPEITOSOS QUE OUTROS BLOGS QUE ENTRO
@Ricardo Junior, é um plástico preto vazado em forma de colméia: http://www.blogauto.com.br/wp-content/2011/11/cob…
Não há nada no desenho desse Cobalt que não seja super manjado (como o detalhe nos faróis de neblina) ou de extremo mau gosto.
Para quem está com o olho doendo, aqui vai um colírio: img.motorpasion.com/2010/11/opel-corsa-2011-3.jpg
Amigos, a GM será a maior montadora no Brasil até 2014.
Claro que vai @marcio! Considerando que o fim do mundo é em 2012, a GMB irá usar o ferramental do Cobalt para produzir o carro dos Flinstones!!
Olhando bem, até que são bem parecidos, não?
Comanche, a baleia beliga tem um belo painel e uma otima plataforma e só!!! pq essa frente, com certeza o carlo " só faz caga….a" barba, estava com diarreia e dengue quando fez isso aí!!! pelo amor de Deus, o que custa fazer uma frente mais bonita?! pq o pessimo gosto impera na gmb?! quem autoriza isso?! gosto muito da gm, mas com essa coisa horrivel, fica dificil gostar!
@ Ricardo Jr: análise perfeita!
@Comanche: vc tá pensando muito com cabeça de europeu: esse negócio de carro médio antigo mais barato em vez de uma porcaria de carro novo com "design novo" não se aplica aqui; o povo aqui quer novidade para mostrar para o vizinho.
como a reportagem cita muito bem é dificil ter um carro dos sonhos por 40 mil
É bom "ver com os olhos" de que está de fora de nosso mercado…
http://es.autoblog.com/2011/11/05/chevrolet-prese…
Interessante o comentário do Javier!!!
Longe dum sonho a r$40.000,00!!! Com certeza!
O mais engraçado é a GM afirmar que o Cobalt é mais espaçoso que o recém finado Vectra. Ele é mais espaçoso que o Astra, porém perde para o Vectra no entre-eixos e ganha na largura por 7 mm.
Astra
Altura 1.431 mm Altura
Distância entre eixos 2.614 mm
Largura – carroceria 1.709 mm
Vectra
Altura 1.453 mm
Distância entre eixos 2.703 mm
Largura – carroceria 1.728 mm
Cobalt
Altura ?
Distância entre eixos 2.62 metros
Largura – carroceria 1.735 metros
É bom ver que a GM não respeita nem a memória de seus bons carros, agora eu queria saber se o Vectra ainda fosse produzido e não fosse substituído pelo Cruze, se a GM iria dizer aos jornalistas que o Cobalt é maior que o Vectra e que esse seria o mote de vendas do modelo. Comparar o Cobalt com um carro com design da Opel já é um sacrilégio, pior é tentar manipular informações, só faltou dizer que um Cobalt LTZ é melhor que um Vectra Elite.
Ricardo Meier, vc disse: "Há bastante porta-copos, inclusive dois entre os assentos, coisa de carro grande – a GM diz que o Cobalt tem mais volume interno que o Vectra."
O colega Ricardo jr. emendou: "O mais engraçado é a GM afirmar que o Cobalt é mais espaçoso que o recém finado Vectra."
MAIS ENGRAÇADO que isso é uma revista especializada ter (talvez) ouvido mal e publicou que o Cobalt tem MAIS ESPAÇO INTERNO que o recém-lançado CRUZE.
Nos EUA o porte dos veículos é definido por uma medida chamada "volume para passageiros" e dada em pés cúbicos.
Neste quesito, o CRUZE tem 94 pés cúbicos. Qual será a medida do COBALT ?
Se isso que a "revista especializada" disse for mesmo verdade, acho que o brasileiro deveria deixar de comprar o CRUZE (que custa o dobro do preço) só pelo status.
Mais informações acerca da classificação dos veículos por porte segundo as normas EPA (agencia ambiental americana, tipo IBAMA daqui).
Segue link da wikipedia com tradução meia-boca do google:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR…
Esse é outro que quero ver como se sai no LaNCAP.
Cobalt maior que Cruze? Vai sonhando GMB…
É fácil entender porque ninguém quer se manter na frente da GMB – virou batata quente.
Pessoal, vamos exigir os testes LaNCAP de TODOS os lançamentos, das montadoras e nos meios de comunicação – somente assim será possível avaliar, não somente a segurança, mas a verdadeira qualidade das plataformas, sejam elas modernas, obsoletas, ou esticadas (e sem segurança).
É realmente difícil de acreditar que o Cobalt é maior que o Vectra. Acredito que ele será uma boa compra, mas daqui a algum tempo apenas.
Espaço generoso a preço razoável, mecânica simples e robusta: o Cobalt tem tudo para ocupar o lugar do Astra Sedan… nos pontos de táxi!
Intessante, ningúem gosta da frete ao estilo "Agile". GMB deveria aposentar o criador desse desenho.
Agile gera controversias, mas pra mim eh feio mesmo!
Não há nenhum comentário neste blog americano abaixo falando bem do desenho do Cobalt. Alguns dizem que é mais feio do que m…outros dizem que deveria ser demitido o chefe de design da Gmb e ainda existe ex design da gmb que ainda acha bonito o Cobalt antes da tesourada financeira do depto de controle de gastos da Gmb.
O mundo acha feio, mas a Gmb acha lindo. Parabéns Gmb pelo gosto.
http://carscoop.blogspot.com/2011/11/brand-new-20…
@Comanche, pior do que a GMB achar lindo, serão aqueles 5.000 ou 7.000 consumidores que o comprarão assim como fazem com o Agile todos os meses.
É aquela velha filosofia que todos nós que acessamos o BlogAuto conhecemos e que eu sempre comento aqui, "Se colar, colou !". A GMB lança um carro como o Agile, nova Montana e o Cobalt (mata o Corsa hatch e sedã, mata o Astra hatch e sedã), o mercado não responde da forma que deveria, muito pelo contrário, acham os lançamentos uma grande evolução e tome 5.000 ou 7.000 carros comprados todos meses… A pegadinha da GMB cola, e ela vai lançando outros produtos similares.
Asiático legítimo!A GMB está virando chingling!
Um Prisma Y por este valor (38canecos) venderia como agua…
promissor so se for para gm
esse carro e tao feio que da vontade de chorar
uma pena ter essa frente medonha…
Cobalt…a primeira impressao externamente lembra um prisma…
será que vai emplacar ou empacar…
nao vou pagar pra ver…
Aparentemente o carro é bom. Os comentários foram precisos, e nota-se melhoras com relação ao modelo hatch (Ágile). Tenho um Ágile 2011 e estou satisfeito, pelo menos por enquanto, mas as criticas ficam, na minha opiniao, com relação aos itens de segurança que encarecem o carro. No mais, tem tudo pra ser um sucesso.
Não troco o meu astra 2010 por esse cobalt nem a pau!
Apesar do meu carro já ter um vizual cansado, ainda sou mais o astra. Há! Com 140 cv.
Adorei o carro, meu próximo carro com certeza
achei muito caro mesmo assim…
Fiz um test-drive no Cobalt LTZ. O único ponto negativo que notei foi o desempenho um pouco fraco do motor, que se nota logo de cara, mas não cheguei a testa-lo em rodovia, para ver como se comportaria em quarta e quinta marchas. No mais gostei muito do carro. O isolamento acústico é muito bom, o carro preza muito pelo conforto. Estou namorando um Nissan Versa já faz uns dois meses, já fiz test-drive também. O Versa é bem mais barato, com os mesmos opcionais. Só que fazendo o test-drive a gente percebe a diferença no prazer em dirigir. Pra quem avalia só pelo que está no papel, aconselho a fazer um test-drive, para só depois comentar.
O Problema é que o Brasileiro sempre andou de fusca e nunca reclamou. Anda de ônibus abarrotado e não reclama e ainda compra carros 1.0 por R$ 35.000,00 e acha que saiu no lucro.__Agora, falar mal do Cobalt é pura filosofia de mecânico! Entre num Corsa, Gol, Palio, Strada, Uno, Voyage e me digam alguma verdade.__O Cobalt é confortável tanto pra quem dirige quanto para os passageiros, tem estabilidade, disign e acima de tudo não consome tanto quanto seu rival fiesta sedan 1.6. E em relação aos carros nacionais não tem comparação. Estamos falando de NACIONAIS. Questione o proprietário de qualquer JAC motors, Versa, Fiesta Rocam 1.6 e Voyage e depois questionem os proprietários do COBALT.