Esta cada vez mais difícil vender seu carro usado com valores justos, isto é devido em parte ao crescimento das vendas de carro zero quilômetro, mas para diminuir o prejuízo, preparamos 10 dicas para vender seu carro usado melhor, principalmente de particular para particular.
Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!
10 dicas para vender seu carro usado melhor
- História do carro: tenha guardado o manual do proprietário, nota fiscal da compra e outros documentos como, por exemplo, comprovantes de revisões, troca de peças e tudo o que comprova a manutenção preventiva. Isso dá maior segurança ao futuro comprador.
- Capriche no visual: é difícil alguém comprar um carro sujo por isso invista em uma lavagem completa e, se puder, um polimento e higienização da parte interna. O polimento vai levantar muito a aparência externa, enquanto a higienização dará um ar renovado para os bancos, carpetes e revestimentos internos, além de eliminar a maioria dos cheiros internos.
- Revisão (Check-up): aqui um ponto que valoriza e da mais segurança a uma venda, principalmente para particulares, faça uma revisão completa dos principais itens do carro. Essa revisão trará maior segurança para quem quer comprar o seu carro usado. Mostre a nota fiscal e comprovante da revisão para comprová-la ao futuro interessado por seu veículo.
- Pequenos reparos: Se seu carro tiver que fazer alguns reparos pontuais como pintura de pára-choque, conserto de retrovisor entre outros, e está sem grana. Faça orçamentos, pesquise e obtenha o melhor preço, e mostre para o futuro comprador e ofereça esse desconto, agora se puder realizar os reparos é bem melhor.
- Invista em uma perícia automotiva: que atesta a boa procedência do seu veículo. Diversas empresas no mercado oferecem o serviço que leva cerca de 20 minutos e gera um laudo com todas as informações e histórico do veículo com custo de R$ 30,00 a R$ 70,00.
- Mostre seu carro: além da placa de “vende-se” colocada de forma bem visível no seu veículo, anuncie o carro na internet com boas fotos do interior e exterior e leve-o aos feirões, onde o público interessado em comprar seu carro poderá vê-lo ao vivo.
- Originalidade: item importante na hora de vender o seu usado é deixá-lo como original de fábrica. Evite acessórios que modificam o visual como aerofólios, spoilers, adesivos e outros penduricalhos. Agora se o seu carro for muito modificado, o público que compra é muito específico, prepare-se para esperar mais tempo para vender.
- Cuidado nos encontros: evite marcar a visita do futuro comprador em sua própria casa. Marque em locais movimentados como supermercados ou shoppings, em áreas descobertas.
- Na hora de fechar o negócio: Evite receber o valor do veículo em dinheiro ou cheques. Faça as transações financeiras diretamente no banco. Isso garante o crédito na hora e evita golpes de compradores mal intencionados.
- Documentação: Lembre-se de preencher o certificado de registro do veículo inserindo os dados do novo comprador, assine e reconheça assinatura imediatamente. Depois, tire duas cópias, guarde uma consigo e a outra envie ao Detran de sua cidade para atestar a transferência e isenção de responsabilidade sobre futuras multas ou incômodos.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Gostou das nossas 10 dicas para vender seu carro usado melhor? Tem alguma dica a mais? Faça seu comentário. Estamos esperando.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.
Ótimas dicas, eu mesmo já deixei de comprar alguns carros por duas questões básicas apontadas no texto: sujeira externa e interna. Parece bobeira, mas coisas pequenas também fazem a diferença na hora da revenda, a meu ver só isso já demonstra como o proprietário tratou o seu veículo.
Parabéns pelo artigo de boa qualidade.
Muito bom site, bem explicativo e com boas imágens. Parabéns!
realmente as dicas são muito boas, seguindo tudo isso, seu carro vai estar bem valorizado e até mais fácil de vender. Boa sorte a todos.
Gostei de todas as dicas e a que me chamou mais atenção foi a de não levar compradores em casa. realmente é muito perigoso.
Infelizmente, hoje em dia está tão perigoso, que até marcar num lugar mais movimentado, ainda fica perigoso. Pensei em várias alternativas, mas não encontrei uma maneira segura de se fazer isso. Principalmente na hora em que o pretenso comprador quiser dar uma volta no veículo para o reconhecer. Ele pode te levar para algum lugar ermo, te apontar uma arma, mandar você descer (na melhor das hipóteses) e levar o carro. Alguém tem alguma sugestão?