Assim como a arquirrival Nissan, a japonesa Toyota lançará no mercado brasileiro modelos compactos para conseguir vendas ainda mais relevantes no País. No entanto, o já cogitado Yaris teve patentes registrados pela fabricante no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), tanto na variante convencional como na esportiva, conforme uma publicação do site da revista Car And Driver.
Do mesmo porte do Fiat Punto, o dois-volumes da Toyota – que até então tem o veterano Corolla, que parte de R$ 63 mil, como modelo de “entrada” – é um dos mais recentes da marca oriental. Mas, afinal, o que o Yaris pode fazer no país se a montadora japonesa já planeja sua linha de compactos baratos (o Etios, nas versões hatch e sedã)?
Uma coisa é preciso reconhecer: o portfólio da outrora maior montadora do mundo é ridiculamente pequeno aqui e o Yaris poderia ser uma opção para quem quer mais que o Etios e não tem dinheiro nem vocação conservadora para subir para um Corolla. Será que o modelo “cabe” na fábrica de Sorocaba ou mesmo de Indaiatuba?