Em sua segunda geração, a versátil esportiva a Yamaha YZF-R3 está com visual ainda mais aerodinâmico, inspirado na “família R” das icônicas YZF-R6 e YZF-R1.
Além das carenagens, também são novidade os faróis e luzes de posição em LED, novo tanque de combustível, nova altura do guidão, painel 100% digital com Shift Light, nova suspensão dianteira invertida e nova mesa superior.
Possui duto de entrada de ar em forma de M, inspirado nas YZR-M1 do multicampeão Valentino Rossi, e amplo espaço para aplicação de números de corrida. Também conta com o duto central entre os faróis, com função de direcionar o fluxo de ar para o radiador, otimizando o sistema de resfriamento do motor.
Toda a carenagem foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento. O pára-brisa, inteiramente redesenhado, além de ter um visual mais arrojado, oferece um ótimo desempenho aerodinâmico, reduzindo a turbulência ao redor da área do capacete de quem a pilota.
Para obter uma eficiência aerodinâmica excepcional, durante a fase de projeto a Yamaha deu atenção total a qualidade da superfície da carenagem, o que contribuiu para a melhoria da área de arrasto. O resultado de todas essas mudanças foi o ganho de até 8 km/h na velocidade final da nova R3 em relação à geração anterior.
O tanque de combustível também está mais largo em 31,4 mm para melhorar a ergonomia, promovendo um melhor encaixe das pernas do piloto e aumentando seu apoio durante as curvas. Todas essas evoluções não alteraram a capacidade total do tanque, que é de 14 litros. A altura do guidão foi reduzida em 22 mm para compor o novo posicionamento do piloto.
O modelo traz um painel totalmente digital com caracteres grandes, indicadores reposicionados e excelente contraste. Ele é super completo, traz informações como indicador de combustível, indicador de marcha, conta-giros, indicador de consumo instantâneo e médio, hodômetro total e 2 parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento.
Nele ainda estão as luzes indicadoras de setas, sistema de injeção, farol alto, neutro, pressão do óleo e Shift Light, que é extremamente funcional em uma motocicleta de caráter esportivo.
Utilizado em modelos de alta cilindrada, o Shift Light é uma luz de advertência para indicar que a rotação para a troca de marcha foi atingida. Ele pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm.
De concepção moderna, o motor bicilíndrico em linha da R3 tem a capacidade cúbica de 321 cc. Ele conta com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica e potência e torque máximos de 42cv a 10.750 rpm, e 3,0 Kgfm a 9.000 rpm, respectivamente.
A nova R3 utiliza um chassi em aço do tipo Diamond com dupla trave superior. Seu entre eixos é de 1.379mm e seu ângulo de cáster tem 25 graus.
Também são responsáveis pela agilidade e pelo comportamento estável da R3, a suspensões, que estão ainda mais competentes. Os amortecedores dianteiros que equipavam a geração anterior da R3, deram lugar a novos amortecedores invertidos do tipo USD (Up Side Down) com 130mm de curso.
Na traseira, a suspensão da R3 utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.
Na dianteira, o modelo é equipado com um competente sistema formado por uma pinça de duplo pistão e um disco ventilado do tipo flutuante com 298mm de diâmetro. Na traseira, o conjunto é formado por um disco ventilado é de 220mm, e por uma pinça com pistão único.
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Tanto o freio dianteiro quanto o traseiro contam com sistema ABS. Seja nas frenagens bruscas de emergências ou em condições em que o piso ofereça baixa aderência – como em dias chuvosos ou asfalto sujo – ele evita que as rodas travem, minimizando riscos e aumentando a segurança.
O vermelho fosco metálico (Red Velvet), o azul metálico (Racing Blue). o preço público sugerido será de R$ 24.890 mais o frete.
A partir de agora, a YZF-R3 2020 passa a ter quatro anos de garantia, além da Revisão Preço Fixo Yamaha que permite que o cliente saiba exatamente quanto pagará nas revisões periódicas.
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