Depois da Fazer 150, a Yamaha apresentou aos consumidores brasileiros sua nova aposta para o segmento das 150, que a montadora não atuava até então. É a nova Yamaha XTZ 150 Crosser, modelo da categoria das trails que chega em abril nas revendas mirando os clientes da Honda NXR 150 Bros. A novidade tem preço sugerido de R$ 9.050 na versão E e R$ 9.350 na ED, que conta com freio a disco dianteiro e ajuste de guidão, o que se traduz em valores R$ 50 mais caros que os cobrados pela arquirrival.
A nova Yamaha XTZ 150 Crosser nada tem a ver com sua irmã menor, ao menos no visual. A motocicleta traz linhas fortes, que podem ser notadas pelo “Up Fender” recortado, localizado abaixo do farol, que simula uma espécie de para-lama, além das carenagens do tanque com entrada de ar funcionais e tampa de combustível com design integrado ao tanque. O para-lama dianteiro é próximo a roda, permitindo uma dirigibilidade sem trepidação.
Além disso, a Crosser conta com um bagageiro com alças de apoio em alumínio para o passageiro, com capacidade de carga de 7 quilos. O painel de instrumentos da XTZ é praticamente o mesmo da Fazer, com direito a conta-giros analógico e um visor LCD, que exibe a velocidade, indicador de marchas, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro parcial e total.
A nova Yamaha traz faróis com lâmpadas halógenas e piscas com lentes transparentes. As rodas do modelo, de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, são próprias para diferentes terrenos, de acordo com a própria empresa.
O motor que equipa a Yamaha XTZ 150 Crosser conta com injeção eletrônica e roda com etanol ou gasolina, graças a tecnologia Blue Flex de 2ª segurança, além do sistema YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), que potencializa a refrigeração do sistema de ignição e do motor, otimizando seu desempenho. O bloco é capaz de entregar 12,2 cavalos de potência com gasolina ou 12,4 cv com etanol no tanque, que por sua vez tem capacidade de 12 litros.
A motocicleta conta com sistema de suspensão/amortecimento Monoshock com link, único da categoria 150cc bicombustível.
Com a Crosser, a Yamaha pretende atingir uma participação de 25% do mercado das trails pequenas no mercado brasileiro. O modelo estará disponível nas cores Branco, Laranja e Cinza Grafite.