Apresentada como protótipo na última edição do Salão de Milão, em novembro do ano passado, a nova Yamaha Tricity em sua versão de produção foi revelada na última semana. A novidade chega para compor a gama de scooters da montadora japonesa, porém, traz três rodas como principal diferencial. De acordo com a Yamaha, o modelo é uma visão do futuro da sua gama em termos de mobilidade urbana.
A nova Yamaha Tricity conta com o sistema Leaning Multi Wheeler (LMW), que permite que as duas rodas da frente inclinem com o movimento do chassi. Outra tecnologia usada pelo scooter é a distribuição de peso de 50% para cada eixo, já usada em modelos da MotoGP. Esse equilíbrio foi obtido também com a posição do tanque de combustível, o mais próximo possível do centro de gravidade da Tricity.
O modelo vem equipado com um motor monocilíndrico de 125 cm³, capaz de entregar 11 cavalos de potência e 1,1 kgfm de torque, com transmissão automática. O Yamaha conta com um tanque de 6,6 litros de capacidade e rodas de alumínio de 14 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira, com freio a disco nas três rodas.
A Tricity mede 1,90 metro de comprimento, 1,21 m de altura e 73,5 cm de largura. O scooter tem um peso bastante reduzido, de apenas 152 kg com combustível e óleo. A novidade (que será produzida na Tailândia) chega aos mercados europeu e japonês até o final de 2014, com preço em torno de 4 mil euros, nas cores branca, cinza e vermelha.
A Yamaha espera comercializar 10 mil unidades do novo modelo ainda neste ano. Os principais concorrentes da Yamaha Tricity será o MP3, da Piaggio, e o Metropolis, da Peugeot.