A Yamaha ficou alguns anos “morta” no mercado nacional, sem grandes lançamentos para os consumidores brasileiros. Porém, agora a marca está investindo em novidades. Depois de modelos como Fazer YS 150, XTZ Crosser 150 e TMAX, a fabricante japonesa apresentou seu mais novo lançamento para o País. Trata-se da nova Yamaha MT-09 2015, que estreia em novembro no mercado com preço de R$ 35.990 na versão Matt Grey (Cinza Fosco) e R$ 36.950 nas cores Deep Armor (Roxo Metálico) e Blazing Orange (Laranja Metálico).
A nova Yamaha MT-09 2015 (Master of Torque, ou mestre do torque, em inglês) foi lançada mundialmente em junho de 2013 e no mercado europeu em setembro do mesmo ano. O modelo “chega para atender o consumidor que valoriza design, performance e tecnologia de ponta”, de acordo com a montadora.
O design da Yamaha MT-09 é oriundo do que a marca denomina “visualização de performance”, que transmite sensação de velocidade, agilidade e leveza. Com base nesse conceito, a nova Yamaha foi desenvolvida dentro do desafio de unificar em um modelo híbrido os padrões de naked e motard. Como resultado, o modelo traz expressividade da leveza na dirigibilidade, facilidade de movimentação para qualquer direção fornecida pelo projeto que visou a concentração de massa, perfil esguio e moderno e assento plano com versatilidade de off-road para utilização em vários cenários de pilotagem.
Os modelos nas cores roxo e laranja metálicos trazem ainda garfos dianteiros na cor dourada, faixa exclusiva no tanque com o logo “MT” e emblema “Yamaha” em alto relevo.
O painel da MT-09 é totalmente digital e conta com indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, hodômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de quilometragem em “reserva”, temperatura da água do radiador e temperatura do ar de admissão.
O motor que equipa a nova Yamaha MT-09 é um 847 cm³ de três cilindros em linha, refrigeração líquida, quatro tempos, DOHC e 12 válvulas, que desenvolve 115 cavalos de potência a 10.000 rpm e 8,92 kgfm de torque a 8.500 rpm, associado a um câmbio de seis velocidades. O motor conta com a tecnologia “Crossplane”, que oferece potência de forma mais linear e com menor vibração devido ao eixo balanceador, proporcionando altos níveis de torque, com mais conforto na pilotagem e menor desgaste de peças.
Há ainda o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle). Ele detecta as menores ações do piloto por meio do acelerador e transmite os dados para a ECU (Eletronic Control Unit), que calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Isso permite uma integração homem-máquina, onde potência e dirigibilidade ficam sob total controle do condutor.
A Yamaha MT-09 também é equipada com a tecnologia Yamaha D-MODE (Drive Mode), com três opções: STD, A e B a serem escolhidos de acordo com o estilo de pilotagem de cada um. No primeiro, é possível cobrir várias situações de pilotagem, entregando torque firme e continuo tanto de baixas a altas velocidades. Já no segundo, entrega resposta contundente. Por fim, no terceiro, há uma pilotagem mais moderada.
O modelo vem equipado com suspensão dianteira do tipo upside-down, com 41 mm de diâmetro interno e curso de 137mm. Na traseira, a suspensão é do tipo Monocross com link, e 130 mm de curso de roda. Já no conjunto de freios, há dois discos de 298 mm e quatro pistões em cada pinça na dianteira e disco de 245 mm na traseira, com sistema ABS.
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Os pedais do freio e do câmbio são de alumínio forjado – mais leves e que garantem a rigidez do sistema. O chassi, em formato diamante e a balança traseira também são em alumínio. Outros componentes leves incluem tampa do cabeçote produzida em magnésio e sistemas compactos, como o do respiro integrado à tampa de válvulas – mais próximo do filtro de ar – que permite uma grande redução no sistema de mangueiras e tubos de passagens, por exemplo.
Galeria Yamaha MT-09
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A Yamaha lançou a MT-03 em 2008 e foi um fracasso, tendo motos só deste ano no Brasil. Quem tem não consegue vender a não ser bem barato.
Só que existe algumas “pequenas” diferenças entre MT-03 e a 09. Essa moto só compra quem entende e gosta, pois a maioria só sabe o que é Hornet e CBR, creio que sera uma ótima moto para competir com a GS800 da BMW e com a possível Hornet 800 e a Z800 da Kawasaki.
Concordo com o Bruno, essa é pra quem entende e gosta!!! Não da pra comparar com a MT-03. Logo terei uma!!!
Bom dia,Falando de MT-09 a moto é ótima nada a ver com as antigas eu tinha uma Super Tenere 1200cc e troquei por causa do peso e da dificuldade para o manuseio do dia a única coisa que senti falta foi o conforto da super mas tudo bem pq já estou de olho na MT-09 Tracer que deve chegar logo nas revendas.
Obs:O assento do caroneiro é péssimo devido a distância das pedaleiras de apoio do mesmo