Com o DNA da MT-09 e MT-07, a caçula ‘invocada’ MT 03 chega por R$ 24.649.
A MT 03, produzida em Manaus, tem o motor que é o mesmo que equipa sua irmã esportiva YZF-R3. Trata-se de um bicilíndrico em linha com 321cc, duplo comando (DOHC – Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, de 42,01 cv de potência a 10.750 rpm, e 3,02 Kgfm de torque a 9.000 rpm.
Para alcançar o objetivo de uma motocicleta leve, a Yamaha utilizou nos pistões forjados em alumínio e no cilindro, com a tecnologia DiASil Yamaha, que consiste em uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e uma surpreendente performance. O resultado disso tudo foi uma motocicleta de 169kg.
O escapamento da MT 03 é do tipo 2 x 1 com sistema de câmara de expansão para redução de ruídos e ganho na performance. A ponteira, com desenho arrojado e dimensões compactas é posicionada perto do centro do chassi, o que favorece a centralização de massa.
O que também contribui para essa ciclística elaborada são as competentes suspensões. Na frente, a MT-03 utiliza o sistema de garfo telescópico, cujos amortecedores possuem curso de 130mm e tubos internos com 41mm de diâmetro.
Já a suspensão traseira, do tipo monocross, tem amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola, permitindo o ajuste de acordo com o peso, terreno ou tipo de pilotagem. O curso da roda é de 125mm e sua balança assimétrica.
O sistema dianteiro é composto por um disco ventilado do tipo flutuante, com diâmetro de 298mm e pinça de duplo pistão. Na traseira, o disco ventilado é de 220mm, e a pinça com pistão único. Ela oferece como item de série, o sistema de freios ABS nas duas rodas.
O Painel da MT-03 é moderno e completo. Nele, há o shift light, que indica o momento da troca de marchas e pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente, strobe ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm. Em um display de LCD, indica a velocidade, marcha utilizada, nível do combustível, temperatura do motor, relógio, hodômetro total e dois parciais, momento da troca de óleo, autonomia e o consumo médio e instantâneo.
Veja também: As 5 motocicletas mais rápidas do mundo
As rodas em liga leve com 17 polegadas de diâmetro e 10 pontas, são as mesmas da R3, assim como os pneus radiais tubeless, cujas medidas são de 110/70 – R17M/C 54H na dianteira, e 140/70 – R17M/C 66H na traseira.
A MT-03 será produzida em três versões de cores: a Racing Blue (Azul Metálico); Ice Fluo (Cinza Fosco) e a Midnight Black (Preto Metálico)
Galeria
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.