Seguindo os passos das irmãs Fazer 150 e Neo 125 (além da concorrente Honda CG 160); a Yamaha Factor 150 agora dispõe da opção de freios combinados UBS. A novidade foi anunciada recentemente pela fabricante japonesa e está disponível para a versão topo de linha da street, a ED, que tem preço de R$ 8.890 – há também o modelo E, oferecido por R$ 7.990.
O sistema UBS (Unified Brake System) consegue unificar a frenagem dianteira e traseira com o acionamento do pedal do freio traseiro; fazendo a distribuição da força de frenagem entre os dois freios. O novo recurso da Factor 150 aumenta a capacidade de frenagem da motocicleta e melhora a distribuição de peso durante as frenagens, aumentando a estabilidade.
Outra novidade fica por conta da introdução da opção de pintura na cor Vermelha Pepper, que se junta às atuais Preto Eclipse e Sports White. Há também o logotipo “UBS” posicionado no para-lama dianteiro, para identificar o sistema de freios combinados na nova linha da Yamaha Factor 150.
O motor usado no modelo é um 150 cc BlueFlex, que desenvolve 12,2 cavalos de potência com gasolina e 12,4 cv com etanol, a 7.500 rpm, e torque de 1,3 kgfm com ambos os combustíveis, a 5.500 rpm; associado a uma transmissão de cinco marchas.
A Yamaha Factor 150 ED oferece ainda partida elétrica, freio a disco na roda dianteira e rodas de liga-leve. Já a Factor 150 E é dotada apenas de partida elétrica; além de rodas raiadas e freio dianteiro a tambor. Em ambos os casos, a garantia é de três anos.