O Xiaomi SU7, o primogênito da gigante chinesa de eletrônicos, está prestes a transformar o cenário dos carros elétricos. Com um impressionante sedã totalmente elétrico de 4,99 metros, a Xiaomi mira alto, comparando-se corajosamente com a Tesla e delineando uma rota ambiciosa para alcançar o Top 5 mundial de fabricantes de automóveis em duas décadas.
Parceria Estratégica com BAIC: Velocidade e Eficiência
O desenvolvimento do SU7 não foi uma jornada solitária. Em colaboração estratégica com o renomado fabricante automotivo BAIC, localizado em Beijing, a Xiaomi encontrou um aliado poderoso. Operando joint-ventures com gigantes como Mercedes e BMW, a BAIC contribuiu para a rápida materialização do SU7 em apenas 1.001 dias, um feito notável que reflete o orgulho da marca.
Arquitetura Inovadora: Plataforma Modena e Parceiros de Peso
Construído sobre a plataforma Modena dedicada a veículos elétricos, o SU7 compartilha essa base com outros modelos elétricos da Xiaomi. Essa plataforma inovadora é flexível, suportando um ou dois eixos motrizes e arquiteturas elétricas de 400 ou 800 volts. Dois gigantes, BYD e CATL, contribuem fornecendo baterias usando a tecnologia cell-to-body (CTB), conferindo ao SU7 não apenas eficiência, mas também uma estrutura compacta.
Elegância Aerodinâmica: Design e Desempenho
O design do SU7 é uma fusão de beleza e aerodinâmica. Com uma distância entre eixos de 3.000 mm e altura de 1,44 metro, o sedã ostenta um coeficiente aerodinâmico de 0,195, tornando-se o veículo de produção mais aerodinâmico já concebido, segundo o fabricante.
Opções de Bateria e Autonomia
No coração do SU7, estão as baterias NCM de CATL com 101 kWh ou as LFP de 73,6 kWh fabricadas pela BYD. A versão inicial, alimentada pela bateria maior, promete uma autonomia de até 800 km (ciclo CLTC chinês), embora estimemos que a cifra WLTP possa situar-se em torno de 650-700 km. Versões futuras com baterias de 132 kWh e 150 kWh apontam para uma autonomia surpreendente de até 1.200 km, segundo o ciclo CLTC.
Performances Inigualáveis: SU7 “Padrão” e SU7 Max
No lançamento, o SU7 estará disponível em duas variantes. A versão “padrão” com a bateria menor e um único motor traseiro oferece 299 cv e uma autonomia de 668 km (CLTC), acelerando de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. Por outro lado, o SU7 Max, equipado com dois motores elétricos e 673 cv, atinge uma incrível aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, com uma autonomia de 800 km.
Tecnologia de Ponta: Motores HyperEngine e Ecossistema Xiaomi
A nomenclatura V6 e V6s dos motores elétricos HyperEngine revela uma abordagem única, enquanto a Xiaomi anuncia um motor V8s de 670 CV, com um notável regime máximo de rotação de 27.200 rpm, superando os 21.000 rpm dos V6. Uma inovação futura incluirá um motor com rotor de carbono atingindo 35.000 rpm.
O interior tecnológico do SU7 apresenta uma tela central de 16,1 polegadas, resolução 3K e sistema operacional HyperOS. Integrado ao ecossistema Xiaomi, o veículo se conecta perfeitamente a dispositivos móveis e eletrodomésticos, enquanto seu sistema LiDAR promete uma condução autônoma em condições controladas.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O Futuro Eletrizante da Xiaomi SU7
A Xiaomi promete entregar o SU7 aos clientes chineses no início de 2024, mas o preço e disponibilidade para outros mercados permanecem desconhecidos. O CEO assegura que não será um carro barato, mas a expectativa é que seja mais acessível do que concorrentes como Tesla Model S ou Porsche Taycan.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.