Como parte das comemorações dos 40 anos do Golf GTI, a Volkswagen apresentou recentemente em Wörthersee, na Alemanha, uma nova versão do hatch esportivo. Batizado de Heartbeat, o modelo, ainda em forma de conceito, foi projetado por uma equipe de estagiários da área de mecatrônica da montadora alemã, constituída por cinco mulheres e sete homens, capazes de desenvolver um conjunto de respeito para o automóvel.
O novo VW Golf GTI Heartbeat se destaca logo de cara pelo visual exclusivo, com direito a carroceria pintada em cinza fosco, em contraste com detalhes laterais em um tom de cinza mais claro com desenho tipo colmeia, presente também no capô e no teto, além de detalhes em vermelho no para-choque, grade, pinças de freio e spoiler traseira. Há ainda spoiler traseiro e rodas BBS de 20 polegadas.
Por dentro, o modelo especial herdou os assentos esportivos do Clubsport S, com o emblema “40” bordado nos encostos de cabeça e perfurações com fundo vermelho nos encostos, que também pode ser encontrado nas portas. Além disso, o banco traseiro e o porta-malas deram lugar a um sistema de som com sete alto-falantes, 1.360 watts, sistema HiFi especial, luzes de LED e tampa de vidro.
O motor que equipa o Golf GTI Heartbeat é capaz de desenvolver até 400 cavalos de potência.