Os carros mais caros normalmente são sempre referências para os modelos mais em conta de uma fabricante. E na Volvo a situação não é diferente. Para a segunda geração do XC60, que está sendo apresentada no Salão de Genebra, a marca teve como referência a atual geração do topo de linha XC90. O novo Volvo XC60 2018 tem visual e interior inspirados no modelo maior e usa até a mesma plataforma e parte da gama de motores.
Do lado de fora, as semelhanças com o utilitário-esportivo mais caro são bastante evidentes. A dianteira do XC60 2018 é marcada pelos faróis com formato mais espichado e o “Martelo de Thor” em LED; conectados à grade hexagonal, além do para-choque com detalhes laterais em preto brilhante e porção central inferior em alumínio.
As laterais do carro exibem vincos marcantes nas extremidades das maçanetas e um detalhe côncavo na parte inferior das portas, afora a ampla área envidraçada. A traseira conta com lanternas verticais que invadem a tampa do porta-malas e são cortadas pelo suporte de placa e um para-choque que abriga as duas ponteiras de escape.
O interior do Volvo XC60 2018 repete parte do refinamento e tecnologia do XC90. O painel tem como destaque as saídas de ar verticais e a tela sensível ao toque do sistema multimídia, também vertical, posicionada no console central. No acabamento, há couro, detalhes emborrachados, madeira e alumínio.
Entre os itens de série, o destaque vai para a segurança, com alerta de ponto cego com função Steer Assist para reduzir os riscos de colisão ao mudar de faixa e o sistema Oncoming Lane Mitigation, que conta com o auxílio de direção para diminuir a intensidade de uma colisão frontal. Há também o sistema de condução autônoma, que pode operar em velocidades de até 130 km/h.
O novo crossover da marca é construído a partir da plataforma SPA (Scalable Product Platform), já usada nos modelos S90, V90 e XC90; e mede 4.690 mm de comprimento (62 mm a mais que o atual); 1.902 mm de largura (12 mm) e 1.658 mm de altura (14 mm), com distância entre-eixos de 2.865 mm (91 mm).
A linha de motores do automóvel dispõe das unidades a gasolina T5 de 257 cv e T6 de 324 cv e a turbodiesel D4 de 192 cv ou 238 cv. O modelo oferece ainda o híbrido T8, com até 410 cv. Em todos os casos, há transmissão automática de oito velocidades e tração nas quatro rodas.
O novo Volvo XC60 será produzido na planta de Torslanda, na Suécia, a partir de abril e deve estrear por aqui em meados do segundo semestre de 2017.